31 de julho de 2012

Saúde: Ampliação da Unidade de Saúde da Família de Jordão-Acre


A Unidade de Saúde da Família de Jordão–Acre, Antônio Rodrigues Dourado está passando por uma ampliação onde vai com certeza melhorar e muito a qualidade dos serviços prestados e também no conforto de seus servidores.


Mais informações e imagens no Blog Jordão Agora

SGA divulga locais de provas para o concurso da Polícia Militar


Os candidatos inscritos no concurso público para preenchimento de vagas para os cargos de aluno soldado combatente e aluno soldado músico do quadro efetivo da Polícia Militar do Estado do Acre já podem consultar alista com local e horário de realização das provas objetivas.

São 210 vagas para o cargo de aluno soldado combatente, sendo 177 para candidatos do sexo masculino e 33 para o sexo feminino. Para o cargo de aluno soldado músico estão sendo ofertadas 30 vagas. São 24 para candidatos do sexo masculino e seis para o sexo feminino.

As provas objetivas serão aplicadas no dia 5 de agosto, simultaneamente nos municípios de Brasileia, Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira eTarauacá.

O concurso acontecerá em seis etapas: a primeira com a prova objetiva, a segunda teste de aptidão física, a terceira avaliação psicológica, em seguida prova prática musical, para os candidatos ao cargo de aluno soldado músico, a quinta etapa refere-se à avaliação médica e toxicológica e a última será feita através de investigação criminal e social, ambas de caráter eliminatório.

As datas para a realização das outras etapas serão divulgadas posteriormente aos candidatos selecionados. Ao todo, 19.269 candidatos se inscreveram em todo o Estado. Desses, 6.915 são mulheres e 12.131 são homens, que realizarão o certame pretendendo o cargo de aluno soldado combatente. Vinte e sete mulheres e 196 homens se inscreveram para o cargo de aluno soldado músico.

Mais informações AQUI

Nany Damasceno (Assessoria SGA)

27 de julho de 2012

Política: Frente Popular de Jordão realiza grande caminhada na recepção de Elson Farias

A Frente Popular de Jordão, composta pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PC do B) e Partido Socialista Brasileiro (PSB) realizou na última quinta-feira (26 de julho) uma grande caminhada para recepção do comunista atual vice-prefeito e candidato a prefeitura Elson Farias.

Elson Farias, assim como os demais candidatos à prefeitura de Jordão encontrava-se ausente do município desde o lançamento de sua candidatura e agilizando materiais de campanha do partido, vários militantes e simpatizantes acompanharam o candidato na sua chegada ao aeroporto de Jordão até o Comitê da Frente Popular de Jordão.

O atual prefeito de Jordão – Hilário de Holanda Melo destacou a grande importância do apoio de Elson Farias para o bom resultado nas eleições anteriores e garantiu apoio total para a vitória no dia 07 de outubro.

Por fim, Elson Farias agradeceu a recepção e destacou que sente-se a cada dia mais confiante na futura vitória.

Confira algumas imagens do movimento.












Quase 14 mil concorrem às 250 vagas do Corpo de Bombeiros


Quase 14 mil candidatos concorrem ao total de 250 oportunidades para alunos soldados combatentes do Corpo de Bombeiros Militar do estado do Acre (CBM/AC). As provas acontecem no próximo domingo (29/7). Candidatos podem consultar os locais de provas na área de concursos do site da Funcab (www.funcab.org).

A remuneração durante o Curso de Formação Militar Estadual será no valor de R$ 1.717,81. Após a sua conclusão, o soldado receberá um total de R$ 2.244,81. Do total de vagas, 200 serão para candidatos do sexo masculino e 50 para o sexo feminino.

Dentre as atividades do curso de formação, estão as de realizações de serviços de prevenção e extinção de incêndios, realizações de serviços de busca e salvamento, perícias de incêndio relacionadas com a competência do candidato, pesquisas técnico-científicas, atividades de segurança contra incêndio e pânico, atividades de defesa civil, entre outras.

Os candidatos também serão avaliados por meio de investigação criminal e social, teste de aptidão física e avaliação médica e toxicológica.

Sobre a Funcab - A Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab) já atuou nos estados do Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Sergipe. Seu corpo técnico é composto por profissionais com vasta experiência, responsáveis por concursos de grande porte, considerando a quantidade de candidatos, cidades, cargos e diversidade de provas, que podem variar entre discursivas, orais, práticas, análise de títulos, defesa de memorial, avaliação psicológica, exames médicos e de capacidade física.

Para garantir total lisura e não comprometer o caráter competitivo dos concursos, a Fundação trabalha com rígido controle na confecção, no transporte e na correção das provas, dispondo de cofres, provedor próprio de sistemas, servidores de alto desempenho, parque computacional, controle de acesso por identificação digital, circuito interno de TV e todos os demais dispositivos, além de logística necessária à segurança na aplicação das provas.

A Funcab atua também nas áreas de supervisão ambiental e consultorias, gestão escolar, gestão em saúde, dentre outras.

agazeta.net

26 de julho de 2012

Vitima de Câncer, Vereador Adamor das Merces, de Sena Madureira, morre aos 57 anos


O vereador Adamor das Mercês Pereira (PC do B), de Sena Madureira, faleceu no fim da manhã desta quinta-feira (27). Desde o começo desse ano, ele lutava contra um tipo de câncer maligno no fígado.

O parlamentar estava internado em Rio Branco devido à gravidade da doença.

O presidente da Câmara Municipal, Biléu do INCRA (PR), decretou luto oficial. “O Adamor foi um vereador exemplar, companheiro. A Câmara está de luto por essa grande perda”, comentou.

O corpo será transladado ainda hoje para Sena Madureira e será velado na Câmara Municipal. O velório deve começar à tarde.

Adamor das Mercês Pereira estava exercendo seu primeiro mandato de vereador. Ele foi eleito em 2008. Mesmo enfrentando problemas sérios de saúde, o vereador fez questão de participar da sessão Câmara no dia 12 de junho e foi bastante aplaudido em seu último discurso.

Fonte: AC24HORAS, com informações da Rádio Dimensão FM

24 de julho de 2012

35 Delegados representam o Acre na 9° Conferencia Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

Nos dias 11,12,13 e 14 em Brasília aconteceu a 9° Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, com representatividade da delegação do Acre, onde se fez presente a representante dos adolescentes do município de Jordão Sandra Leão da Silva e da Presidente municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Samaria Aragão Sombra, onde as mesmas juntamente com Elivanio de Tarauacá e Jhonas de Feijó fizeram uma moção que foi aprovada e aplaudida pela plenária sobre o “Enem”. A participação dos delegados foi marcada pela defesa de suas opiniões e de forte discussão, mas sempre fechadas pelo consenso e pela a maioria de votação. O sentimento de conclusão  de idéias era visível entre os participantes, alegria das delegações ao ver suas propostas aprovadas e a certeza de que as decisões aqui adotas irão contribuir para a melhoria de muitos brasileiros ou melhor, brasileirinhos. Propostas, diversidade, mobilização, debates e opiniões. Essas foram as palavras de ordem que marcaram toda a 9ª Conferência Nacional dos Diretos da Criança e do Adolescente durante sua duração, entre os dias 11 a 14 de julho. A Plenária Final da 9ª CNDCA foi marcada pelo debate de todas as propostas das mais diversas regiões do país bem como de sua aplicabilidade.

A diversidade brasileira mostra sua rica e exótica cultura e faz jus a dimensão do nosso país. As comemorações do aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente foi marcada pela festa e a reflexão sobre o ECA na sociedade. Há 22 anos era criada a lei que substituía a lei do menor e dava às crianças e os adolescentes um amparo maior do Estado e em especial ao tocante das decisões e proteção a uma parte importante de nossa sociedade, a infância e juventude.

“Fortalecer e reinventarmos os trabalhos que são feitos para a garantia dos direitos da criança e do adolescente é necessário para fazermos uma política protetora brasileira”, disse a Ministra chefe da Secretária de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, “crianças que estão longe da convivência familiar não podem estar longe do convívio digno por estarem nas unidades de moradia”, enfatizou.

O Plano Decenal das Políticas Públicas e o ECA tem a missão de viabilizar o plano de garantias e direitos da criança e dos adolescentes e não somente aquelas que se sentem ameaçadas, pois as garantias que são ofertadas sem a necessidade de situação de risco, como a educação, saúde, lazer, esporte.

A ministra Maria do Rosário, em um dos momentos mais simbólicos da cerimônia festiva, pediu a presença de todos os estados no palco para todos juntos cantarem “Parabéns para você” fechando a fala oficial e dando continuidade às manifestações estaduais culturais que fecharam a festa de aniversário do ECA. “Parabéns, ECA! Parabéns, Brasil!” ouvia-se da plenária.

Atividades culturais

Em comemoração aos 22 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente ( ECA)  cada estado brasileiro apresentou uma atividade cultural na 9°CDCA.  As apresentações frisaram os direitos de meninos e meninas brasileiros.

Durante a manhã de hoje (12) os participantes da 9ª CNDCA receberam a visita da presidenta Dilma Russeff. Ela ressaltou a importância de desenvolver políticas públicas que priorizem a educação da juventude. A presidenta defendeu a implementação da escola integral no Brasil e projetos como Bolsa Família, Brasil sem Miséria e Brasil Carinhoso.

Dilma realçou que a “economia do conhecimento” é que agrega valor. Disse que o Brasil só será um país desenvolvido quando crianças e adolescentes tiverem acesso à educação de qualidade. “O país precisa caminhar para a educação em tempo integral para garantir ensino de padrão de país de primeiro mundo”.

Frisou também que um país se dimensiona pelos cuidados que se dão às crianças e adolescentes e não pelo PIB, já que meninos e meninas são o presente e futuro do País. “A raiz da desigualdade está no início da vida”.

Completou sua fala ressaltado às dificuldades que várias famílias encontram na construção de vida com dignidade para, com e pela crianças. “Uma parte imensa da população estava afastada de suas riquezas. Milhões e milhões de crianças ficaram relegadas a um plano absolutamente impensável, sem lugar , sem carinho e sem proteção do Estado. O país não protegia sua população. Nós mudamos isso e continuamos mudando”, completa Dilma.

Confira algumas imagens.
Dilma Rousseff - Presidente da República
Delegação do Acre
Maria do Rosário - Ministra dos Direitos Humanos da Presidência da República
Adolescentes assinando moção "Enem para todos em sua cidade"
Imagens e Adaptação de Texto: Samaria Aragão

20 de julho de 2012

Para refletir: Menino sem Infância - Por Hugo Brito

Seu corpo ainda doía. A noite fazia-se longa. As marcas em suas costas denunciavam a falta do amor paterno. Ficariam ali, por muitos dias, confirmando a ignorância de quem está despreparado para o exercício de ser pai. Mas essas marcas sumiriam com o tempo, eram marcas físicas. A marca que o acompanharia pelo resto de sua vida, seria a fenda aguda deixada em seu coração de menino de doze anos.

Não entendia por que apanhava tanto. Fazia tudo o que ordenava seu pai: levantava-se cedo para catar latinhas e pedir dinheiro no sinal. Invejava as outras crianças de roupas brancas, sempre bem arrumadas, que todos os dias via entrar em um prédio de estrutura grande e aparência acolhedora. Certa feita, alguém lhe disse que o nome daquele lugar, tão distante de sua realidade, chamava-se escola. Queria também está ali. Queria, embora não soubesse o que lá se fazia. De certo seria melhor que voltar para casa, onde como companheira tinha apenas a ignorância e a violência constituindo o caráter daquele homem que lhe havia posto no mundo. Tinha medo. Desde quando tomara consciência da realidade lembrava-se daquela figura masculina que, embora morando na mesma casa, lhe era totalmente estranho.

E a noite continua longa. Seu corpo dói. Tantas vezes passara por isso, mas nunca conseguia se acostumar.

Ali, deitado sobre a precária cama constituída de papelão, os pensamentos de um passado que não deixou saudades dominava-o totalmente.

Não conhecera sua mãe. Esta morrera em seu parto, contavam-lhes algumas pessoas. Diziam também que foi a partir desse fato que seu pai começara a ficar dependente do álcool.

Muitas das vezes em que fora espancado, lembrava-se de seu pai culpando-o pela morte de sua mãe. Talvez por isso apanhava tanto. Talvez por isso não era amado. Talvez por isso não merecia viver. Talvez por isso não sabia o que era ser criança.

E a noite continuava longa. Agora a dor aumenta. Sozinho entre entulhos, a dor aumenta. Parece que essa surra foi maior que as outras. Por qual motivo? Talvez por ter nascido.

Em meio à dor, as lembranças continuavam a dominá-lo. Lembra-se dos natais que não vieram, dos aniversários que não comemorou, dos amigos que não teve, da infância que não deixou saudades. Era sobrevivente até essa idade porque seu pai contou com a ajuda de um anjo que morava ao lado de sua casa, mas que morrera quando ele ainda tinha seis anos, vitimada por um câncer.

Não sabia se devia agradecer ou culpar a mulher vizinha por tê-lo feito viver. Se é que aquilo merecia ser chamado de vida.

E a noite continua num compasso mais lento que o normal. Começa a se contorcer de dor. Tem vontade de gritar, mas não pode, do contrário acordaria seu pai e as consequências seriam piores. Tem que resistir calado. É mais seguro assim. Se não tivesse gastado com pães para saciar a fome de dois dias o dinheiro que conseguira no sinal, talvez não estivesse naquela situação. Mas era preciso. Não aguentava mais. Seu pai ficara irritado porque usaria o dinheiro para alimentar o seu vício alcoólico.

Será que Deus existe? Perguntava-se, se existe, por que permitia que tudo isso acontecesse? O que fez para merecer sofrer tanto sem ao menos uma interferência divina? Talvez seja realmente culpado pela morte de sua mãe. Talvez por isso seu sofrimento é alheio as divindades celestiais. Devia pagar pelo crime cometido, pensava ele.

E a dor aumenta, e a noite fica mais fria, de repente sente um abraço, uma sensação de acolhimento domina o seu ser. Mas quem é? Não importa, a dor já não existe mais.

Finalmente a noite acaba, mas o dia não chega, seu sofrimento finalmente chega ao fim.
Autor: Hugo Brito

19 de julho de 2012

Educação: SEME inaugura Escola Indígena em Jordão


A Secretaria Municipal de Educação de Jordão – Acre, realizou no último sábado (14 de julho) a inauguração da Escola Indígena Reino da Floresta localizada na Aldeia São Joaquim.

A construção da escola foi realizada com recursos próprios, respeitando a educação culturalmente diferenciada, assim chamada pelos próprios índios. O prédio dispõe de 2 (duas) salas de aula, 1 (um) refeitório, 1 (uma) cantina e 1 (um) banheiro com água encanada através de uma cacimba com motor bomba.

A Aldeia São Joaquim está localizada no Alto Rio Jordão há aproximadamente 40 (quarenta) minutos de barco do município, a comunidade recebeu o novo espaço escolar com grande alegria e até realizaram uma grande festa cultural com apresentações típicas, entre elas a famosa dança do mariri.

Confira mais imagens do evento.

















  


Palestra de Saúde Bucal na Rádio Cultural FM de Jordão


Foi realizada na noite da última quinta-feira (18 de julho), uma palestra educativa sobre Higiene Bucal na Rádio Cultural de Jordão, respondendo a iniciativa do primeiro radialista de Jordão, o senhor Mauro Brito, que teve a gentileza convidar o Dr. Barnaby Luis para falar dos cuidados que devemos ter com nossa boca.

Assim, nesta primeira oportunidade, foram abordados temas como Higiene bucal nos primeiros anos de vida, as doenças mais prevalentes na boca e também do tratamento destas.

Todas as quartas feiras serão efetuadas estas palestras educativas, que levam informação muito útil às famílias jordanenses do município e da zona rural que rotineiramente acompanham a programação da Rádio Cultural de Jordão. 

Justiça do Trabalho chega a Jordão

A Equipe com 3 (três) profissionais do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região esteve nesta quarta-feira (18 de julho) no município de Jordão, coletando reclamações e abrindo processos que serão analisados em audiências que ocorrerão no dia 22 de agosto.

A equipe já percorreu Santa Rosa e Jordão e ainda passará pelas cidades de Marechal Thaumaturgo e Porto Valter, segundo Anilton Rodrigues – Responsável pela equipe, é de grande importância a realização destes trabalhos porque marcam a presença da justiça no interior, fortalecendo os bons vínculos entre empregador e servidor e passa a ser também um trabalho educativo.

Em conversa com Willian Max da Vara do Trabalho de Feijó, pude ficar a cerca um caso em que os executados: Garcia Construções LTDA e Município de Jordão foram “condenados” a pagar indenizações de 190.693,02 (Cento e noventa mil e seiscentos e noventa e três reais e dois centavos) ao Exeqüente: Francisco Ademildo do Nascimento que durante serviços, teve acidente de trabalho, lhe causando danos materiais e estéticos.

Vale ressaltar que no valor citado há uma pensão vitalícia que corresponde a 50% do salário mínimo até que o exeqüente complete 73,2 anos de idade. Dessa forma, se o salário mínimo subir a pensão também sobe.

Com informações da Assessoria.