6 de dezembro de 2012

TRÂNSITO NO JORDÃO: A LEI QUE VALE APENAS PARA A MINORIA

Caçamba do município de Jordão
A “terra da banana” isolada no meio das selvas, há aproximadamente 600 Km da capital, detentora do Segundo Pior IDH do Brasil, e que recentemente foi considerada pela FIRJAN,conforme pesquisa, como um dos piores lugares do Brasil para se viver, também adere à Lei da exclusão.

Devido a determinação judicial, a Polícia Militar de Jordão iniciou uma ação para coibir o trânsito de veículos sem documentações e/ou com os mesmos vencidos, também estariam impossibilitados de dirigir, condutores que não dispõem da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Não tenho nada contra, até sou a favor de que a população “ande nos conformes”, porém, isso não vem acontecendo na íntegra, uma vez que só a pequena minoria dos excluídos, vem sendo obrigada a cumprir a lei, diariamente vemos motoristas sem habilitação e/ou com veículos sem placas e/ou sem documentação, circulando livremente pela cidade, outros às escondidas pelas ruas menos movimentadas, o efetivo da Polícia Militar de Jordão é mínimo, se for se ocupar em trabalhar o trânsito, não terá como tratar as demais atividades de seu ofício.

Para se ter uma ideia, os veículos públicos de Jordão estão circulando livremente, uma vez que a maioria está com documentações vencidas, sem placas, alguns até sem parte da lataria, faróis, e outros. Ao questionar essa situação com o Comando da Polícia no Município, recebi a resposta de que não tinham nenhuma posição sobre “esses veículos”, MAS A LEI NÃO É PARA TODOS? Não quero impedir o trabalho de coleta de lixo da cidade, o translado de pacientes na ambulância e demais serviços desta gestão, quero apenas que a Lei seja válida para todos, e que juntos tomemos uma solução que abranja a maioria.

Pois, os “filhos de Jordão”, que aqui nasceram, conseguiram seus primeiros empregos e adquiriram seus veículos, nunca receberam suporte para tirar sua CNH, são os verdadeiros prejudicados, uma vez que não há Auto Escola habilitada em Jordão para fazer os procedimentos, não há nenhum posto do DETRAN para controlar e fiscalizar o funcionamento do trânsito no município, aplicar multas e penalidades para as infrações cometidas por motoristas desrespeitosos ou imprudentes, ou até mesmo realizar o processo de formação, reciclagem ou suspensão dos motoristas, emitir e renovar ou suspender a Carteira Nacional de Habilitação.

Espero que estas informações cheguem ás autoridades competentes para que tomem a devida providência.

Nenhum comentário: