21 de março de 2013

JORDÃO: Mãe de estudante reclama da falta de professores e estrutura física do prédio da escola de ensino médio do município

Escola Jairo de Figueiredo Melo, Foto em maio de 2012

As aulas da Escola de Ensino Fundamental e Médio, Jairo de Figueiredo Melo iniciaram no dia 25 de fevereiro de 2013.
No início do ano de 2013, foi realizada a prova do processo seletivo para a contratação temporária de professores para as escolas estaduais. Os professores de Jordão enfrentaram uma viajem de cerca de 6 (seis) dias pelo o rio, incluindo ida e volta, para fazerem as provas em Tarauacá, ou então, desembolsaram no mínimo R$ 300,00 (trezentos reais), para as passagens de avião, o que já é um grande investimento.
E após passarem no Processo Seletivo, não chegam a ser contratados, por razões que desconhecemos.
Desde o início do ano letivo, os alunos do ensino fundamental estão estudando 2 (dois) horários de aula, ou seja, 2 (duas) horas por dia, pois estão faltando professores de história, português, e inglês.
É triste saber que crianças de 10 (dez) anos de idade, que estão iniciando no ensino fundamental, cheias de entusiasmo, pois, é a nova etapa na vida escolar, onde os mesmos estão em contato com novos professores, novos conhecimentos e também nova escola. Tudo é novidade, mas a falta de professores acaba deixando a criança desestimulada, e com toda razão.
Outra situação muito preocupante é que o pátio da escola, lugar onde as crianças se reúnem para merendar e fazerem atividades de recreação, está interditado, por motivo de que o teto está quase caindo. A previsão de reparo é somente para o mês de agosto de 2013. Enquanto o reparo não acontece, as crianças estão correndo um grande risco.
Na tarde de ontem, eu, Ivanilde Gomes, e vários pais fomos até a escola, procurarmos a Gestora para nos dar alguma informação e ela nos informou, o que está ao alcance dela, está sendo feito, quase todos os dias ela vai até o Núcleo de Educação do Estado em nosso município, em busca de solucionar os problemas, mas não obtém nenhum resultado, ou seja, sai de lá sem previsão de quando serão encaminhados esses professores até sua escola.
Enfim, hoje será mais um dia de aula que não terá professor.
Eu como mãe, não estou querendo nada demais, quero apenas defender os direitos de minha filha de estudar, afinal é o que consta na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Então, venho pedir ao Secretário de Estado de Educação, senhor Daniel Zen, que tome as providências e solucione nossos problemas, pois, sem educação, como construiremos o amanhã melhor.
Certo que seremos atendidos, agradecemos a compreensão.
Jordão – Acre, 20 de março de 2013.
Ivanilde Gomes

Nenhum comentário: