27 de fevereiro de 2016

Aos 31 anos, feijoense se forma em medicina no exterior e volta para cuidar de conterrâneos

medicofeijo
O município de Feijó comemora a conquista do médico José Elielson Aguiar dos Santos, 31 anos. É que o município ganha um médico formado e aguardando registro do Conselho Regional de Medicina (CRM). José nasceu no Seringal Nazaré, Alto Rio Envira, e é filho do professor José Elias Viana dos Santos e de Rita Aguiar dos Santos.
Elielson começou seus estudos de 1ª a 4ª série na escola Nossa Senhora de Nazaré, zona rural de Feijó, e foi alfabetizado pelo próprio pai que era professor da escola. Após terminar seus estudos, Elielson foi morar com seus avós, Manoel Paulino de Aguiar e a Cleuza de Aguiar, na zona urbana Feijó. Morou lá durante 9 anos.
Chegando a cidade, Elielson deu continuidade aos seus estudos na escola estadual de ensino fundamental Raimundo Augusto de Araújo, onde estudou até a 8ª série, concluindo assim, na época o ensino de primeiro grau. Continuou o ensino médio na escola estadual José Gurgel Rabello.
Primeiro emprego
Ainda estudando o ensino médio, Elielson teve seu primeiro contato com o mercado de trabalho: ele, que ainda nem sonhava que seria médico, teve a oportunidade de conseguir uma bolsa e estagiário pelo período de três anos e seis meses no banco da Amazônia.
“Este estágio foi de grande importância para mim, pois me possibilitou a fazer algumas economias, justamente para realizar meu sonho de ser médico. O que ganhava como estagiário era pouco mas, mesmo assim, consegui comprar uma moto”.
Acabou o estágio e Elielson se viu desempregado e impossibilitado de realizar seu sonho. Foi então que resolveu estudar medicina na Bolívia. Para ele, era uma decisão um tanto quanto muito audaciosa, porque ele não tinha dinheiro, só uma moto e seus pais não tinham condições de mantê-lo estudando lá na Bolívia.
“Só para se ter uma ideia, meu pai ganha novecentos reais mensais, dando aula em uma escola na zona rural. Mas eu já havia tomado a decisão”.
Rumo à Bolívia
De decisão tomada, Elielson chamou seus pais para uma conversa. Ele conta que perguntou aos pais se eles conseguiriam mandar pelo menos trezentos reais mensais para ele, pois estava indo para a Bolívia fazer medicina. Seus pais, admirados com o interesse do filho, resolveram apoiá-lo, mas começaram cortando alguns gastos extras; e conseguiram mandar mensalmente R$ 500 reais, tudo com amor, no intuito de ver seu filho realizar seu sonho de ser médico.
Mesmo com todo o empenho dos pais, a quantia não era o suficiente. Foi então que Elielson começou a fazer pesquisas e descobriu que existia uma universidade na Bolívia, em Santa Cruz de La Sierra, que ofertava o curso de medicina no valor de oito mil reais, na época. Então, ele vendeu a moto e juntou todas as economias que havia juntado quando era estagiário e pagou todo o curso de medicina à vista.
Apoio de família e amigos
Elielson, mesmo sabendo que seria difícil se manter em outro país com somente R $ 500, procurou alguns amigos que já estavam fazendo o curso na Bolívia. Ele resolveu pedir ajuda aos amigos e, por meio destas amizades, Elielson conseguiu obter ajudas, que foram fundamentais para a realização de seu sonho.
E vários foram os amigos feijoenses que ajudaram Elielson: o empresário Antônio e sua esposa Marlene Joel, pois na época que ele decidiu ir cursar medicina na Bolívia, o Juscelino, filho do casal, resolveu ir junto. Hoje, ambos exercem a função de médico.
Busca pelo CRM
Hoje,  o médico Eleilson trabalha no município de Jordão e não parou estudar. Com os recursos que ele recebia já como médico, serviu para que ele pudesse fazer as difíceis provas do Conselho Regional de Medicina (CRM).
E, neste mês de fevereiro, a notícia tão aguardada chegou até ele: Elielson conseguiu ser aprovado no exame e aguarda seu registro no CRM. Desta forma, Dr. Elielson retribui a ajuda dispensada a ele da melhor forma possível: cuidando de quem mais precisa, ajudando o próximo e salvando vidas.
ContilNet

Nenhum comentário: