27 de abril de 2013

JORDÃO 21 ANOS: HOMENAGENS NO QUINTO DIA DE ATIVIDADES


Além dos jogos escolares da fase municipal, realizados pela manhã de hoje na quadra poliesportiva Cícero de Paiva Melo e a final do torneio máster de futebol de areia, aconteceu também agora a noite um ato solene realizado pelo a prefeitura através da gestão de cultura, na câmara municipal, em homenagem a 13 (treze) pessoas mais votadas numa enquete realizada pelo departamento de cultura, por terem contribuído com desenvolvimento do município de Jordão.
A pesquisa ouviu mais de 400 pessoas nas ruas da cidade e também da zona rural, que opinaram de forma aleatória sem alternativa a serem apontadas.
Aqueles que ainda estão no meio de nós, em vida, estiveram presentes e outros já falecidos foram representados por seus descendentes como filhos, sobrinhos e netos.

Os 13 mais votados:

Seu Melo recebendo seu certificado de honra ao mérito das mão do Prefeito Élson
Hilário de Holanda Melo
Presente com sua esposa e vestido como manda o figurino, hilário foi o mais votado na lista, o numero de votos não vou divulgado pela organização do evento alegando que seria falta de ética. Ao contar sua história falou que sua família chegou ao Jordão em 1906 a exatos 106 anos e a 60 anos que ele vem se dedicando a este lugar.
Filho de seringalista e depois foi patrão, já o vi contar que quando criança vivia pescando pelos barrancos e levando os peixes que pescava em frente ao porto, lhe servia de mantimento. Depois foi patrão de muita gente, foi médico, conselheiro e amigo de todos em todas as horas.
Seu Melo como é conhecido foi o primeiro prefeito de Jordão eleito em 1992, após vila Jordão passar a categoria de município através de um plebiscito, praticamente foi ele quem construiu o Jordão que é hoje, deixando ruas projetadas e terrenos para que fossem habitados como na verdade hoje são.

Meire Sérgio recebendo seu certificado das mãos do esposo
Meire Maria Sérgio
Meire Sérgio como é conhecida chegou a esta cidade em 2000 para trabalhar como professora pela rede estadual de ensino.
Neta de Oscar Soares, seringalista, Meire viveu no seringal Xapuri próximo a cidade de Jordão até aos 12 anos de idade, com lágrimas nos olhos, olhou para seus irmão e falou: Foi lá Tom, Oscar e Cristina, onde vivemos nossos melhores momentos de nossas vidas.
Por fim, agradeceu a todos que votaram nela para que estivesse sendo homenageada nesta noite.

Zeina Melo recebendo o cert. do seu esposo Esperidião
Esperidião Meneses Júnior.
Representado por sua esposa e vereadora Zeina Melo, Esperidião Júnior também foi homenageado na noite. Ele que já foi prefeito de Jordão nos anos de 1997 a setembro de 1999, ajudou como prefeito de Tarauacá, a passar a vila à categoria de município juntamente com o Juiz eleitoral da Comarca de Tarauacá Dr. Francisco Djalma da Silva e do Governador do Estado Sr. Romildo Magalhães da Silva.
Trouxe o primeiro motor com gerador de energia levando iluminação para a população durante 2 horas por noites. Hoje, Júnior ainda é considerado uma grande liderança política em Jordão.


Pref. Élson recebe cert. em nome de Turiano Farias
Francisco Turiano Gonçalves de Farias
Representado pelo sobrinho e prefeito Élson Farias, Turiano Farias também foi muito lembrado.
Seringalista durante muitos anos até porque já vinha de seu pai, após o fim da comercialização da borracha Turiano também se enveredo pelos caminhos da política chegando a ser vice do então Esperidião Junior que após 2 anos e 8 meses assumiu o cargo de prefeito após Junior ser afastado do cargo.
Em 2000, Turiano foi eleito prefeito por mais 4 anos de mandato onde infelizmente dia 31 de dezembro de 2004 cometeu suicídio no quarto de hotel em Tarauacá.

Marina Texeira recebe o cert. do esposo Didi Farias
Dionísio Gonçalves de Farias (Didi Farias)
Didi Farias como era conhecido foi representado pela senhora Marina Teixeira, viúva do homenageadoDidi também foi votado como uma das pessoas que contribuíram com o desenvolvimento de Jordão.
Já falecido mais muito lembrado por todos, seu Didi era patrão, seringalista assim como seu irmão Turiano. Seu Didi gostava de comercializar, a prova é tanta que morreu como comerciante dono de uma drogaria.  


Ronalda emocionada recebe cert. em nome do Padre Hubert

Padre Humbert
Padre Hubert era alemão veio para o Brasil durante o grande movimento comunista na Alemanha. Trabalhou como padre nas cidades de Tarauacá e Jordão durante 38 anos fazendo casamento, batismo e distribuindo medicamentos à população além de ouros insumos.
Podemos dizer que grandes coisas fizeram pelo Jordão e seu povo, portanto, nada mais justo do que esta homenagem, onde foi representado por Ronalda Saraiva que com lágrimas nos olhos recebeu o certificado de honra ao mérito em nome dele e agradeceu ao povo que votou no mesmo.
Além desses nomes ainda foram votados e homenageados varias pessoas que muito contribuíram com o desenvolvimento de Jordão como as senhoras.
Sandra V. recebendo cert. em nome de sua Mãe Mª das Dores
Maria das Dores, já falecida mais representada por sua Fila Sandra Vale; lembrada por prestar relevantes serviços a comunidade.

Benedito recebendo o cert. de sua Vo Sebastiana Vale
Sebastiana Vale, também já falecida mais representada por seu neto Benedito Vale; lembrada por prestar serviço como parteira, ajudando a trazer ao munda muitas crianças hoje já senhores e senhoras. 
  
Dona Lucimar recebendo seu cert de honra am mérito das do vereador Doda
Lucimar de Figueiredo Melo, lembrada como educadora, vereadora, dentista e muitos outros trabalhos prestado a nossa cidade.

D. Nágela Figueiredo recendo seu cert. das mãos do prefeito Élson
Nágela Maria de Figueiredo Silva, lembrada como professora, secretaria de educação entre outros trabalhos prestados ao povo.
Maria Feitosa recebendo o cert. em nome de Aracir Feitosa
Araci Feitosa, também falecida sendo representada por sua filha Maria Feitosa, lembrada por sua história e seu jeito humilde de ser. 


Élson de Lima Farias, lembrado não só porque é prefeito mais sim por trajetória que o trouxe a esse cargo.
Tom recebendo o cert. em nome do seu avô Oscar Sorares

Oscar Soares pai da atual secretária de educação, Meire Sergio, também homenageada. Lembrado como um dos seringalista que também contribuiu com a historia de Jordão.  

Vereadora Zeina, vereador Guedes, Rosaldo e Jose Cariolanda
Vereador Doda, Prefeito Élson e Vereador Abel Ximenes
Homenageados
Público

Fonte: Blog Jordão Agora

Nenhum comentário: