19 de novembro de 2013

JORDÃO: Governador Tião Viana realiza entrega de Centro Turístico na Aldeia Lago Lindo

Kézio Araújo – do Blog Fala Jordão, falajordao@gmail.com
Na manhã desta terça-feira, 19, o ronco do helicóptero João Donato uniu-se ao som do “buri” (instrumento de comunicação indígena) e ecoou pelas selvas anunciando a chegada do governador Tião Viana à Aldeia Lago Lindo.
Viana compareceu juntamente com o prefeito Élson Farias, o Secretário de Turismo e Comunicação, Leonildo Rosas, e membros das equipes de governo estadual e municipal, para o ato de entrega das obras de estruturação do etnoturismo.
Foram investidos R$ 460 mil reais em casas de apoios, dormitórios, refeitórios, casa de artesanatos e apresentações culturais, kupixawa, entre outros. A aldeia ainda será contemplada com um poço semi-artesiano.
Esta é a segunda vez que o governador acriano visita a tribo, em outra oportunidade participou da abertura do II Festival Xyna Bena de Cultura Indígena, evento que recebeu visitantes da Europa, América do Norte e brasileiros de estados do Sudeste.
O prefeito Élson Farias utilizou o espaço para parabenizar o governo estadual pelos investimentos ao município, enfatizando a presença de Tião Viana na solenidade de inauguração da base turística do povo Hunikui. "Agradeço não somente por esta obra, e sim, por todo o investimento feito a Jordão. Mesmo sabendo as dificuldades em implementar os serviços  em nosso município, sempre tivemos o seu olhar carinhoso pelo o nosso povo", finalizou o prefeito.
O Secretário de Turismo e Comunicação, Leonildo Rosas ressaltou que o turismo é um dos segmentos que mais gera renda e emprego no mundo. "No Acre o potencial é o etnoturismo, que são as culturas tradicionais indígenas, e a Floresta, nossa maior riqueza e orgulho. Jordão é um dos municípios mais bonitos de nosso estado, porém, precisa encontrar os seus caminhos, e o governo estadual está viabilizando meios para geração de renda e a economia através destes investimentos”, finalizou Rosas.
O governador Tião Viana garante que o investimento trará desenvolvimento econômico social e incentivará a cultura do povo indígena. Uma vez que o município deverá receber turistas do mundo inteiro nas futuras atividades e festivais culturais. "Em junho, trarei toda a minha família para que possamos nos abraçar neste momento de espiritualidade", finalizou Viana, lembrando a quarta edição do Festival Xyna Bena.
Galeria de Imagens.

Nenhum comentário: