5 de novembro de 2013

Governo forma novos Técnicos em Agroecologia em Cruzeiro do Sul

Formatura de Técnicos em Agroecologia. Uma vitória para as comunidades rurais do Estado (Foto: Assessoria IDM)
Formatura de Técnicos em Agroecologia. Uma vitória para as comunidades rurais do Estado (Foto: Assessoria IDM)
O governo do Estado realizou, no último fim de semana, a formação de 25 novos técnicos em Agroecologia, em Cruzeiro do Sul, pelo Instituto Dom Moacyr (IDM), contemplando filhos de pequenos produtores rurais dos municípios de Tarauacá, Porto Walter, Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Jordão. A solenidade foi realizada no Teatro dos Náuas. A gerente pedagógica e curricular, Anieliza Souza, participou da cerimônia representando o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão.
O curso foi realizado na Escola da Floresta Roberval Cardoso, pelo período de um ano de três meses, em sistema de residência aos jovens que já concluíram o ensino médio e desejam profissionalizar-se para atuar em comunidades rurais.
Os novos profissionais estão qualificados para elaborar, planejar, e implementar projetos produtivos, visando melhorar a qualidade de vida das famílias, desenvolvendo ações nas áreas de sistemas agroflorestais, criação de bovinos, peixes, aves e abelhas, com habilitação também para atuar na produção vegetal com grãos, frutas, legumes e verduras.
“As atividades dos técnicos devem estar voltadas a preservação dos recursos naturais, na perspectiva de organização social, bem como a concentração da produção para o mercado local, agregando valores aos produtos e garantindo a permanência das famílias nas propriedades rurais”, afirmou o coordenador da Escola da Floresta, Francisco de Assis.
O governo do Estado oferta cursos pelo Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado do Acre (Proacre) na área de produção agroflorestal para tratar de desafios sociais e econômicos enfrentados por diferentes grupos que se encontram ao longo do território acreano. Com o objetivo de fortalecer a produção e a economia local, possibilitando uma melhor qualidade de vida aos produtores rurais.
Alígia Souza, moradora de Mâncio Lima, formanda de Agroecologia mencionou que o curso mudou a sua vida. “Eu aprendi a lidar com a natureza de maneira diferente, respeitando seus princípios e agindo de forma sustentável. Vou ajudar a minha comunidade, desenvolver projetos de horticultura e avicultura e prestar assistência técnica, transformando a realidade dos trabalhadores rurais. É muito gratificante o governador Tião Viana dar oportunidade ao jovem do campo. Hoje é um dia de alegria”, declarou a formanda.

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Nenhum comentário: