16 de outubro de 2013

ACRE: Cofinanciamento amplia acesso aos programas e serviços da assistência social

A gestão integrada entre governo federal e governo do Estado permite a implantação de equipes volantes nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) nos municípios do Acre, parceria que disponibilizou o repasse de R$ 200 mil aos dez municípios que aderiram à implantação das equipes.
Com o lançamento do Plano “Brasil Sem Miséria”, em 2011, o MDS iniciou o cofinanciamento para a atuação dessas equipes dentro de áreas rurais e/ou de difícil acesso e comunidades indígenas. O objetivo da ação é ampliar o acesso da população aos serviços e programas sociais, bem como realizar o encaminhamento à rede socioassistencial com abrangência no Estado.
As cidades de Acrelândia, Assis Brasil, Capixaba, Feijó, Tarauacá, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Jordão, Porto Walter e Plácido de Castro receberão do governo do Estado, por meio da Seds, o repasse por um período de seis meses, com vistas à manutenção dos serviços.
Além da formação das equipes de busca ativa, será disponibilizada uma lancha para auxiliar no deslocamento dos profissionais e na execução das ações. Os recursos federais são específicos para a manutenção das equipes e da lancha. Assim, o governo do Estado faz o cofinanciamento aos municípios como contrapartida para o funcionamento desse serviço, complementando o repasse federal.
“Este é um marco na história da política de assistência social do Acre. Além de todos os investimentos que já são realizados, o governo do Estado amplia esse atendimento fazendo transferência de fundo a fundo, para que os municípios possam executar o recurso de acordo com sua necessidade”, destaca o secretário da Seds, Antonio Torres.
As equipes são compostas por um assistente social, um psicólogo e dois técnicos de nível médio. Segundo a diretora de Política de Assistência Social da Seds, Claudia Di Paoli, a função das equipes é identificar e atender famílias e/ou indivíduos, residentes em áreas de difícil acesso, que estejam no perfil dos programas sociais, para a inclusão nos grupos de convivência dos Cras.
“A busca ativa, realizada por meio das equipes volantes do Cras, permitirá que os serviços cheguem às famílias que mais precisam, pois sabemos das dificuldades enfrentadas para chegarem à capital. Dessa maneira, levamos cidadania e dignidade aos mais necessitados”, ressalta Monica de Freitas, secretária de Assistência Social em Rodrigues Alves.
Assessoria Seds

Nenhum comentário: