26 de maio de 2016

UFAC: O Brasil dentro de uma universidade

A Universidade Federal do Acre (Ufac) reúne estudantes de todas as regiões do Brasil por meio dos cursos de graduação que oferece nos campus Rio Branco, na capital acreana e Floresta, em Cruzeiro do Sul. Pessoas de vários estados brasileiros vêm ao Acre para realizar o sonho de ingressar em um curso superior e conquistar o diploma.
Maria Gabriela é acadêmica de medicina da Ufac (Foto: cedida)
A jovem Maria Gabriela, 21 anos, é uma entre muitos que deixaram o berço familiar e a cidade natal para dar continuidade aos estudos. Ela veio de Juara, cidade que fica localizada no interior do estado de Mato Grosso, para cursar medicina na Ufac. Morando no Acre desde 2013, Gabriela pontuou dificuldades que encontrou para adaptar-se ao novo ambiente.
“A cultura daqui é diferente e eu fico um pouco perdida com as ‘gírias’. No primeiro ano eu fiquei doente, tive dificuldades em algumas matérias e tudo que eu queria era ir embora, voltar pra casa. Mas, toda vez que eu penso que não vai dar certo, lembro que eu preciso ajudar as pessoas que eu gosto e isso me dá forças para continuar”, disse.
Já o paraibano Everton Felipe do Vale Araújo, de 20 anos, natural de João Pessoa, acadêmico do quinto período de medicina, trouxe a temática financeira como a principal dificuldade aos estudantes que vêm de outros estados.
“No meu caso, a principal dificuldade é financeira. Recebo bolsa permanência do governo por meio de um programa do MEC, mas, a quantia não é suficiente para custear minhas despesas pessoais e dos estudos. Minha família precisa complementar”, destacou.
Republica: Um sonho de muitos
Na capital do Acre o campus da UFAC não oferece moradia estudantil. Buscando suprir essa necessidade, somente no ano de 2016 a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) ofereceu 80 bolsas de auxílio moradia – um recurso mensal no valor de R$ 250 reais, para atender estudantes que se encaixam no perfil, por meio de processo de seleção onde são analisados fatores socioeconômicos.
Antonio Pontes Júnior, Pró-Reitor do Proaes (Foto: reprodução/ Ufac.br)
O professor Antonio Pontes Júnior, Pró-Reitor do Proaes diz que há uma preocupação em melhorar os requisitos para adequar o benefício àquelas pessoas que mais precisam. Ele reconhece que o valor do auxílio não atende às necessidades de forma integral.
“Infelizmente nunca teremos uma quantidade de bolsas suficiente para atender a todos. O valor surgiu numa discussão que tivemos com os estudantes na época do lançamento do edital, em 2013. A conjuntura atual não nos permite fazer uma atualização nos valores das bolsas, sob a pena de diminuirmos o quantitativo, que já é insuficiente”.
A acadêmica do curso de historia Michele Lima Andrade, 21 anos, natural da cidade de Tarauacá diz que ficar distante da família é um grande desafio. Ela lembra as inúmeras dificuldades financeiras e destaca a falta de apoio da universidade, alegando que a mesma deveria investir mais em políticas publicas para a permanência dos alunos nos cursos.
“É preciso ter ‘sangue no olho’ para poder sair da cidade pequena e vim morar na capital. É uma realidade totalmente diferente. Demorei bastante tempo pra me adaptar”.
Quando perguntada sobre possível criação de um projeto para construção republica na instituição, a estudante manifestou opinião favorável à ideia. “Acho que seria de extrema importância uma república na UFAC, pra melhor amparar os estudantes mais carentes e, principalmente, aqueles que vêm do interior”.
Maria Constância é acadêmica de Direito, na Ufac (Foto: Kezio Araújo)
Para fazer economia alunos utilizam a estratégia de formação de grupos para conviver em um mesmo local. Alugam uma casa que funciona como um tipo de república estudantil, onde as despesas e atividades da casa são divididas em partes iguais para todos os membros. Este é o caso de Maria Constância Oliveira, 26 anos, acadêmica de Direito, natural do Jordão, interior do Acre. Ela e outros sete estudantes residem no bairro Jardim Primavera, Rua dos Cravos, em Rio Branco.
Por Janaína, Joelma de Lima e Kezio Araújo

Nenhum comentário: