23 de maio de 2016

Ufac ganha academia ao ar livre

Ufac ganha academia ao ar livre
Foi inaugurada nesta quinta-feira, 19, na Universidade Federal do Acre (Ufac), a 28ª academia popular ao ar livre de Rio Branco. Fruto de uma parceria da universidade com o executivo municipal, o espaço vai atender alunos e servidores da Ufac, além da população de bairros vizinhos, como Universitário, Tucumã e Rui Lino.
A solenidade de inauguração contou as presenças do prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre; das vereadoras Rose Costa e Roselane Esportes; do secretário Municipal de Esportes e Lazer, Afrânio Moura; do diretor do Centro de Ciências de Saúde e do Desporto, Wagner Pinto; e do coordenador do curso de Educação Física (bacharelado), José Reinaldo Cajado; além do reitor da Ufac, Minoru Kinpara, e da vice-reitora Guida Aquino.
Posicionada à margem do lago da Ufac, a academia entregue possui dez equipamentos básicos para exercícios de baixo impacto físico. Entre os benefícios trazidos pelo projeto, estão o estímulo ao sistema nervoso central, o aumento da capacidade cardiorrespiratória e mobilidade das articulações, melhorando a flexibilidade e a coordenação motora.
Kinpara destacou a parceria já existente entre a universidade e a prefeitura de Rio Branco, citando a garantia dos acessos internos e de entrada da instituição, além do Terminal de Integração, localizado ao lado do pórtico da Ufac. Com a inauguração da academia popular ao ar livre, o reitor acredita que a universidade passa a ter mais um espaço de serviço ao público. “Com a academia ao ar livre, nós incentivamos a promoção da saúde e da qualidade de vida na Ufac. Ter esse espaço significa dar mais atenção ao cuidado com a saúde, à integração com a comunidade, não só interna, mas também externa”, disse o reitor. “A Ufac é visitada diariamente por muitas pessoas; tornou-se um ponto turístico em Rio Branco. Nada mais justo do que fazer deste um espaço voltado ao cuidado com a saúde.”
Atualmente, o campus sede da universidade é procurado para prática de atividades físicas, como caminhada, corrida e ciclismo. O curso de Educação Física, por meio de projetos de extensão, também oferta atividades de esporte e lazer, como hidroginástica, natação, dança, ginástica, musculação, caratê, dança do ventre, ginástica laboral e caminhada orientada. A solicitação para implantação da academia popular na Ufac foi da vereadora Rose Costa.
O prefeito Marcus Alexandre ressaltou a importância da parceria entre o executivo municipal e a universidade, em benefício da comunidade. “A Ufac é uma grande parceira da prefeitura. Estudantes do curso de Educação Física, por exemplo, já auxiliam o município na execução de políticas de esporte e lazer, com o cumprimento de um calendário fixo de atividades esportivas em Rio Branco”, disse o prefeito. “Estamos, com a implantação desta 28ª academia ao ar livre, investindo na promoção da saúde da comunidade acadêmica e do entorno.”
Ao fim da solenidade, que marcou ainda o anúncio da passagem oficial da tocha olímpica por toda extensão frontal da Ufac, no dia 21 de junho, o prefeito e o reitor assinaram um protocolo de intenções para o estabelecimento de ações conjuntas de cunho técnico, científico e cultural, entre as duas instituições, com previsão de elaboração de projetos conjuntos e de convênios ou termos e cooperação específicos.

Nenhum comentário: