Mil e duzentas pessoas foram atendidas pelo programa Saúde Itinerante em Jordão no último final de semana. A equipe ousou e levou especialidades que geralmente não acompanham o trabalho, entre elas cardiologista, infectologista, dermatologista e psiquiatra. A data do atendimento coincidiu com uma festa religiosa e boa parte da população, predominantemente rural, estava na cidade.
Segundo a coordenadora do programa Saúde Itinerante, Celene Maia, a escolha das especialidades médicas foi feita de acordo com os laudos do serviço de Tratamento Fora do Domicílio (TFD).
“Essa foi uma das novidades deste Saúde Itinerante, pois avaliamos os laudos de 157 pacientes que estavam encaminhados para Rio Branco, realizamos os exames que precisavam e resolvemos uma boa parte desta demanda”, explicou a coordenadora.
Outra ação que diferencia este atendimento do programa Saúde Itinerante no município de Jordão foi o trabalho com 89 crianças avaliadas por uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), com a Universidade Federal do Acre (Ufac), para detectar o índice de desnutrição. Todas foram atendidas pela equipe médica, que orientou as mães sobre os cuidados necessários para evitar a desnutrição, já que todas apresentavam níveis de baixos a médios de anemia.
Fonte: Agência de Notícias do Acre
Nenhum comentário:
Postar um comentário