14 de outubro de 2015

Reforma de avenida muda paisagem urbana do Jordão

Revitalização da avenida deve ficar pronta até o fim do ano (Foto: Assessoria Depasa)
Revitalização da avenida deve ficar pronta até o fim do ano (Foto: Assessoria Depasa)
Em Jordão, um dos municípios mais isolados do Acre, a revitalização da Avenida Francisco Dias vai dar uma cara nova ao centro da cidade.
O governo do Estado está pavimentando, construindo calçadas e iluminando a avenida, que será um dos principais cartões-postais do município. A obra é executada pelo Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), em parceria com a prefeitura.
São quase 800 metros de rua, que além das obras civis vai ganhar uma iluminação especial. Cerca de 50 postes metálicos, semelhantes aos do Parque da Maternidade de Rio Branco, serão instalados.
Neste momento está sendo feita a aquisição dos postes e dos demais insumos, mas a ideia dos gestores é deixar a avenida pronta até o fim deste de ano, para que no local seja comemorado o réveillon.
“A cidade inteira se encontra todos os dias nesta avenida. Aqui está grande parte do comércio, a chegada pelo rio. Portanto, a revitalização é a garantia de que toda a cidade se beneficiará”, disse Edvaldo Magalhães, diretor-presidente do Depasa.
Da avenida é possível ver os barcos e ouvir o barulho dos motores (Foto: Assessoria Depasa)
Jordão está localizado na confluência dos rios Tarauacá e Jordão, bem às margens de ambos. Da Avenida Francisco Dias é possível ver os barcos e ouvir o barulho dos motores, que chegam carregados de produtos e de pessoas, a maioria indígenas. Também é comum encontrar europeus e norte-americanos, que chegam à cidade à procura de etnoturismo nas aldeias locais.
“O governo e a prefeitura já pavimentaram diversas ruas. Estamos revitalizando esta avenida, e o Depasa melhorou o abastecimento de água. Hoje, todas as casas recebem água diariamente. Assim, nessa parceria, vamos melhorando a vida das pessoas”, disse Elson Farias, prefeito.
Jordão já ocupou o penúltimo lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país. Hoje, comemora por ser o município que mais elevou o índice nos últimos anos, subindo cinco posições.
Jaqueline Teles

Nenhum comentário: