16 de outubro de 2015

Coluna Política na Toca do Coêlho, 16-10-2015

“Eu casso a presidente Dilma e vocês me derrubam em seguida”. Dep. Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados.
“Nós fomos humilhados. O que o governo fez com a educação, não temos palavras para descrever. Nunca fomos ameaçados de demissão e pontos cortados em plena greve legal, desde quando chegamos ao governo, eles se tornaram piores do que os governos de direita”. Zuila Assef - dirigente do SINTEAC.
Acordo do jeitinho brasileiro
Comenta-se fortemente, nos bastidores de Brasília, que a presidente Dilma-PT e o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha - PMDB, envolvidos em situações administrativas e  financeiras irregulares, correndo risco de perderem seus postos, fecharam um acordo político. A Dilma, segura o processo de cassação de Cunha e esse por sua vez, não autoriza o processo de Impeachment contra Dilma, em função das pedaladas fiscais.
BR 364 e DNIT
O deputado federal, Wesley Rocha-PSDB, apresentou denúncias em relação a construção da BR- 364, no sentido Rio Branco-Cruzeiro do Sul, ao Procurador Geral da República. Segundo ele, a mesma deveria ser construída com 5 cm de asfalto e foi constatado por técnicos do DNIT, que foram utilizados apenas 3cm. As denúncias serão apuradas e alguém deverá ser responsabilizado judicialmente.
Contra a estrada
Após as denúncias apresentadas, algumas lideranças do governo se posicionaram, afirmando que os parlamentares da Oposição, estariam trabalhando contra a BR-364. Por sua vez, os líderes da Oposição, rechaçam e justificam que não são contra a estrada, que tem uma importância econômica para o Acre e principalmente, para a população do Juruá e sim, contra os mal feitos e irregularidades praticadas em sua construção.
PMDB Nacional 2018
O senador José Serra, poderá sair do PSDB e ser o candidato a presidente da república, pelo glorioso PMDB. Nos últimos dias, tem se aproximado de Michel Temer, Renan Calheiros e José Sarney.
A Pinga do Chico e a Cachaça do Francisco
Vi em algumas colunas políticas, críticas em função de algumas lideranças da Oposição estar reunidas em uma chácara, tomando Itaipava, cachaça mineira e saboreando um churrasco suculento, discutindo posições da política acreana. Na terra de Galvez, tudo se politiza. Vejamos, quando o ex-presidente Lula, pega a garrafa de pinga 51 ou 61 e vira direta a boca, muitos riem e acham engraçado. O que não pode, é ter 2 pesos e 2 medidas.
Biblioteca Política do Poder Legislativo
Excelente idéia do deputado Jonas Lima-PT, quando lançou a biblioteca de formação política do seu gabinete e apresentou o Projeto de Resolução, criando a Biblioteca Política do Poder Legislativo. Hoje, se os estudantes buscam informações políticas na Casa têm certa dificuldade de encontrar, por falta de acervo, referente à política, exatamente onde deveria ter.
Dia do Professor: 15 de Outubro
Em anos anteriores, ao folhear os jornais, lia-se notas oficiais dos poderes constituídos, parabenizando os profissionais da educação, pelos relevantes serviços prestados, em prol da formação acadêmica e da educação acreana. Este ano, não sei se foi esquecimento, porque não é ano eleitoral ou se foi em função da última greve, nenhuma Nota Oficial foi publicada.
Penitenciária Francisco de Oliveira Conde
No dia em que Rio Branco foi aterrorizado por facções criminosas, realizou-se uma varredura dentro do presídio e encontraram 60 celulares dentro das celas. Após uma semana do episódio, outra varredura foi realizada, e já encontraram 134 celulares, lâminas afiadas e drogas. Pergunta-se: Como este material chega às celas dos presidiários?
Ação positiva
O governo do Estado apoiou recentemente a realização do 1º Congresso Estadual do Artesão Acreano. Mais de 300 produtos foram expostos, incrementado a economia do setor e valorizando os profissionais, que se encontravam à margem do mercado.
Descobertas
Ontem numa discussão, no Salão Azul do Poder Legislativo, veio a tona que o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Edvaldo Magalhães-PC do B não tinha apoiado a candidatura do seu companheiro de partido, o comunista Moisés Diniz- PC do B à presidência da ALEAC, favorecendo a candidatura do dep. Elson Santiago- PEN. As razões foram explicadas e só agora, é que muitos compreenderam.
A força política do prefeito Vagner Sales
Pela primeira vez na história, um ministro de Estado, dormiu na capital do Juruá. Vagner trouxe o seu correligionário, ministro da Pesca, dep. Helder Barbalho-PMDB, que chegou um dia antes, para a  inauguração do Mercado do Peixe de Cruzeiro do Sul.
Orgulha Tarauacá
A estudante Sária Soares de Souza, da escola de Ensino Médio, Dr. Djalma da Cunha Batista, foi premiada em Brasília, na 10ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. Sua redação foi extremamente elogiada no seio cultural da Capital Federal.
Cuidar das pessoas
Foi publicado nas mídias sociais e que deixou a população tarauacaense revoltada, a forma desumana e desrespeitosa, como  foi tratado o senhor João Severo, de 74 anos, servidor municipal que cuidava da peladeira de arroz, e foi “jogado” para a aposentadoria compulsória sem sequer ter sido informado. Não foi isso que disseram na campanha de 2012. Pelo contrário, o compromisso assumido, era de respeitar as pessoas e seus direitos. Lembramos que Tarauacá, ainda é uma cidade pequena e todos nós conhecemos uns aos outros e que o poder é passageiro. O poder passa, mas as amizades e o respeito entre as pessoas deveriam permanecer.
Medicina da Rússia
Parabenizar o estudante acreano João Victor Brito, que foi selecionado para cursar medicina, em uma das melhores faculdades de medicina da Rússia. A coluna deseja sucesso e espera, que após formado volte para desenvolver suas atividades profissionais na terra de Galvez.
Medicina de Cuba
Muitos tarauacaenses que foram selecionados através do convênio Brasil e Cuba, com a promessa de que após de formados, voltariam para a capital do abacaxi, para ajudar a nossa população, infelizmente desistiram e os poucos que conseguiram, passaram pouco tempo e foram para outros lugares, esquecendo o compromisso assumido.
SUDAM no Acre
Acontece hoje, a partir das 08h30minh, com a presença do novo superintendente, o acreano, Paulo Roberto Correia, no auditório da Federação da Indústria do Estado do Acre, uma reunião do Projeto Sudam Itinerante, com o empresariado e setores produtivos do estado, com o objetivo de mostrar os incentivos fiscais e financeiros para a Amazônia.
Dia 18 de Outubro: Dia do Médico
A coluna homenageia e parabeniza os Médicos, que prestam seus serviços profissionais, nas unidades de saúde, de Tarauacá, Jordão e Feijó. Na oportunidade, congratula-se e reconhece os relevantes serviços prestados pelos médicos: Dr. Tomé Guedes; Dr. Marlindo Vitorino; Dr. Jasone; Drª Joelza; Drª Rosane; Dr. Máximo; Drª Darla; Drª Josineide; Drª Raimunda; Dr. Ozziodany; Dr. Baba; Dr. Márcio; Dr. Pablo; Dr. Manuel; Dr. Elielson e demais, que tanto contribuem com a nossa população.
e-mail: politicanatocadocoelho@gmail.com

Nenhum comentário: