9 de outubro de 2015

Coluna política na Toca do Coêlho, 09-10-2015

“O Mundo possui uma força feroz, que se chama direito”. Alessandro Manzoni- Escritor Italiano.

“Nunca quebre pontes, nem mesmo as mais simples, quando tiver triunfando. Elas podem te ajudar a atravessar ali mais adiante, nos momentos mais difíceis”. Filósofo Britânico.

Agravou a situação da presidente Dilma
Após análise das contas da presidente Dilma Rousseff, foram encontradas várias irregularidades. Além das “pedaladas fiscais”, encontraram a abertura de créditos suplementares por meio de decretos, que só poderiam acontecer, com prévia autorização do Congresso Nacional, o que configura crime financeiro.

Um montante considerável
Os auditores do Tribunal de Contas da União- TCU apuraram que o governo Dilma-PT, gastou sem amparo legal, mais de R$106 bilhões. Este fato poderá consubstanciar os pedidos de Impeachment, já protocolados na Câmara dos Deputados.

TCU
Em decisão unânime, os Ministros do TCU, analisaram e recomendaram pela reprovação das contas da presidente Dilma, exercício 2014. Mesmo a presidente Dilma tendo recorrido ao STF, para suspender a votação e trocar o relator da matéria.

Apostas da Praça dos Três Poderes
Na Praça dos Três Poderes, em Brasília, não se pergunta outra coisa, quem vai cair primeiro, se é a presidente Dilma-PT ou o dep. Eduardo Cunha - PMDB?

Dois pesos e duas medidas
Não vale o deputado Raimundo Angelim-PT, engrossar o time dos deputados que pede a cassação do presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha - PMDB, denunciado por atos irregulares e falta de decoro parlamentar, e se omitir, em relação às irregularidades constatadas pelo TCU, que se tipifica, como improbidade administrativa, podendo levar a cassação presidente do país, que é de seu partido.

Presidência do Banco da Amazônia
Após acordo selado entre a presidente Dilma e os senadores Sérgio Petecão- PSD e Gladson Cameli- PP, e com apoio de mais 10(dez) senadores da Amazônia, foi indicado o ex-superintendente do Banco da Amazônia no Acre, Marivaldo Melo, para assumir a Presidência Nacional da referida instituição bancária. Para surpresa de todos, o Ministro Joaquim Levy, indeferiu a indicação, mesmo no momento em que a presidente, está mais vulnerável e precisando de apoio político no Congresso Nacional.

Marina Silva
Se for colocado em prática pelos dirigentes da Rede Sustentabilidade, os fortes comentários nos bastidores da política, em Rio Branco, de que a ex-senadora e ex-ministra Marina Silva, poderá ser candidata a prefeita em Rio Branco, com certeza mudará todo o quadro da política na Capital acreana.

Estudantes acreanos na Bolívia
No período eleitoral, os estudantes acreanos, que buscam realizar os seus sonhos profissionais, através do curso de medicina, nas cidades bolivianas, são visitados e compromissos são assumidos, como: taxas bancárias especiais, crédito bancários fronteiriços, caixa eletrônico nas faculdades e etc, por candidatos aproveitadores. Após a eleição, os compromissos são esquecidos e os alunos enganados. Com a inflação galopante e a alta do dólar, muitos estudantes estão interrompendo sonhos e voltando para a “pátria educadora” acreana, em função de seus pais, não terem condições financeiras de mantê-los na Bolívia. 

Um mandato parlamentar
Até a década de 1970, não havia remuneração para as atividades parlamentares dos vereadores. Os trabalhos eram considerados como, “serviços relevantes à sociedade”. Com algumas exceções, um grande número de parlamentares e chefes de executivos, se utiliza de seus mandatos, para realizarem negociatas em benefício próprio, de seus familiares e de amigos de seu grupo político, esquecendo os compromissos com a coletividade.

Noite de terror em Rio Branco
O terror e o medo tomaram conta da população de Rio Branco, terça e quarta-feiras passadas, estendendo-se a algumas cidades do interior do Acre e Guajará-Mirim- RO: 14 veículos e telefone públicos incendiados, em vários pontos da Capital. Escolas e Faculdades fecharam as portas, ônibus passaram a circular protegidos por policiais. Segundo a polícia, as ações foram ordenadas por líderes de facção criminosas de dentro dos presídios. De pronto, o governo, mobilizou a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Força Nacional, Exército e, ocuparam os pontos críticos da cidade, com 400 homens, oferecendo segurança para a população. 

Transferências dos líderes das facções
Enquanto uma equipe fazia uma verdadeira varredura dentro do presídio, ocasião em que apreenderam 60 celulares, outra equipe, embarcava os 15 presidiários mais perigosos, transferindo-os, para os presídios federias de Cuiabá-MT e Mossoró-RN.

Tribunal de Contas da União- TCE
Os conselheiros do TCE consideram irregulares as contas da Prefeitura Municipal de Marechal Thaumaturgo, exercício 2008, do prefeito Itamar Pereira de Sá- PT.

Reclamações 
Chegam denúncias contra a direção do SINE- Sistema Nacional de Emprego, que divulga diariamente uma quantidade considerável de vagas de emprego, e as pessoas que fazem seus cadastros, na esperança de uma oportunidade de trabalho, não são contemplados. Muitos se dirigem ao órgão, telefonam, buscam explicações, mas não são chamados. 

PPL sofreu intervenção no Acre
O Partido da Pátria Livre, até então presidido por Luiz Carlos (Boial), que foi destituído do Diretório Estadual e assumido por um grupo dissidente do PT. Mas, dizem que vão manter o partido, na linha de independência.

Mudança no PRTB
Assumiu o Diretório do PRTB, no Acre, a vereadora Meire, presidente da Câmara Municipal de Plácido de Castro.

Ato de Filiação da REDE SUSTENTABILIDADE em Tarauacá.
Acontecerá neste sábado, dia 10/10, a partir das 19h, na Câmara Municipal de Tarauacá, o ato de novas filiações ao Partido da Rede Sustentabilidade, idealizado pela ex-vereadora, ex-deputada estadual, ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, a acreana Marina Silva, que a cada dia se projeta no cenário político nacional e mundial. Em Tarauacá, a vereadora Janaína Furtado e Raimundo Accioly, lideram a nova força política, que já mobiliza a sociedade tarauacaense.

Cartório do Município do Jordão
O Tribunal de Justiça do Estado do Acre, precisa em caráter de urgência, através do setor competente, em respeito à população do Jordão, oferecer as condições necessárias, para o bom funcionamento do cartório no Município do Jordão. Não se justifica, passar mais de três meses, sem fazer o atendimento básico da população, como expedir certidão de nascimento e procurações públicas, por falta de manutenção da impressora

Programa de esgoto e saneamento básico, em Tarauacá.
Investir na saúde preventiva, se gasta menos que na curativa, além de deixar a população com mais saúde e ativa. Sendo a presidente Dilma-PT, o governador Tião Viana (médico)- PT e o Dr. Rodrigo Damasceno (médico)-PT, ou seja, todos do mesmo partido, seria politicamente correto, desenvolver um Programa de Esgoto Sanitário, na 4ª cidade do Estado, com uma população aproximadamente de 38.858 mil habitantes. A população de Tarauacá merece e precisa de saúde com dignidade.

e-mail: politicanatocadocoelho@gmail.com

Nenhum comentário: