4 de setembro de 2015

Coluna Política na Toca do Coêlho, 04-09-2015

Na próxima década, a população ativa vai crescer menos do que a que não está apta ao mercado de trabalho. A queda de mão de obra junto com a estagnação da produtividade significa o fim do desenvolvimento”. José Eustáquio- Professor e demógrafo do IBGE.

Ingratidão tem dois filhos: orgulho e falta de memória! Todo ingrato é orgulhoso e se faz de esquecido.

O medo e a aproximação
Após sucessivas derrotas nas votações do plenário da Câmara dos Deputados, a residente Dilma foi orientada a jogar a toalha e chamou o Dep. Eduardo Cunha, presidente da Câmara, para uma aproximação política e selar a paz. Como resultado, ouviu um “NÃO”, para aproximação política e um “SIM”, para uma relação institucional.

O paradoxo da Política
Nos governos dos presidentes José Sarney, Collor e Fernando Henrique Cardoso, muitos integrantes do Partido dos Trabalhadores-PT, iam às ruas, protestavam, em algumas situações agrediam, desrespeitavam e até ofendiam, em nome da liberdade de expressão e da democracia. Hoje no governo, quando segmentos da sociedade ou militantes partidários discordam da política econômica e fiscal, volta da inflação, desvios de recursos do mensalão e Petrobrás, acha que é “Golpe”.

Os Parlamentares do Acre no DIAP
Na lista dos 100 Parlamentares mais influentes do Congresso Nacional de 2015, apareceram o senador Jorge Viana-PT, vice-presidente do Senado (Articulador) e o deputado Siba Machado PT, líder do partido na Câmara (Debatedor). São parlamentares que conseguem ser protagonistas no processo legislativo, com articulação, capacidade de conduzir debates e formulação de proposições legislativas.

Senador Jorge Viana
Por absoluta falta de provas, o TSE mandou arquivar o processo de cassação contra o senador Jorge Viana, referente às eleições de 2010, acusado de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação no decorrer da campanha.

Selo Verde da Amazônia
Boa a iniciativa do dep. Raimundo Angelim-PT, que cria o “Selo Verde da Preservação da Amazônia”, que visa estimular práticas ambientais sustentáveis na Amazônia.

Passagens aéreas na Amazônia
Louvável a postura do deputado Alan Rick-PRB, em convocar uma Audiência Pública, com a Agência Nacional de Aviação– ANAC, para discutir os preços exorbitantes das passagens aéreas na Amazônia.

Recadastramento dos Servidores Públicos – 2015
Lembrando que o prazo para os servidores públicos realizarem os seus cadastros funcionais, encerra no próximo dia 08/09. Após preencher as informações solicitas no site Secretaria de Administração, se faz necessário levar cópias dos documentos, ao setor de Recursos Humanos, das suas secretarias de origem.

População das cidades da Regional Tarauacá/Envira.
Após o senso populacional do IBGE 2015, constatou-se, o crescimento populacional de todos os municípios do Estado do Acre. Destacamos aqui, o número populacional dos municípios que fazem parte da Regional Tarauacá/Envira:

Tarauacá- 38.819 habitantes
Feijó- 32.385 habitantes
Jordão- 7.509 habitantes.

O PT e o Tchê do PDT
Segundo um dos assessores do governo, a conversa entre o governador Tião Viana e o ex-deputado José Luiz Tchê, foi dura e foram colocados na mesa, aspectos, como lealdade, confiança, ingratidão, compromissos não cumpridos, esvaziamento do PDT, postura política duvidosa e etc. Não houve entendimento e ficou para ser resolvido, no retorno da viagem do Governador.

Movimentações Eleitorais
O Ex-Deputado Jamyl Asfury, que iria para o PDT, foi orientado ir para o PTB, de Regina Lino.

A Pastora Sandra Asfury, que iria para o PDT, foi orientada ir para o PSB, onde sairá candidata a vereadora, pelo partido do Dep. Cesar Messias.

A suplente de deputada Marfisa Galvão, sairá do PSD e se tornará presidente do PR, no Acre.

Nova Executiva do PP de Rio Branco
Na busca da renovação e organização partidária, o Partido Progressista-PP, oxigenou sua Executiva Municipal de Rio Branco, orientada pelo Presidente, ex-deputado José Bestene. Juntando experiência política e renovação dos seus quadros, assim ficou a Executiva: presidente - Samir da Pesca; vice-presidente- Lívio Veras; secretário geral- Cristiano Souza; 1º secretário- Alysson Bestene e tesoureiro- Sandro.

Tarauacá 2016

Vereadora Janaína Furtado
Muito esperada a decisão da mais destacada vereadora do município de Tarauacá, Janaína Furtado, que atualmente está sem partido, e que tem exercido o seu mandato, em defesa de todos os segmentos da sociedade, principalmente dos mais carentes, em relação a qual partido se filiará, para disputar as eleições de 2016.

Vereador João Moreira- PSB
Após abandonar a base do prefeito Rodrigo Damasceno-PT, por compromissos não cumpridos, segundo fontes da Prefeitura, o vereador João Moreira, foi procurado semana passada, em três reuniões para voltar a fazer parte da velha e antiga nova base, na qual foram propostos alguns cargos e a Secretaria Municipal de Agricultura, de porteira fechada. Em breve, saberemos se houve o acordo.

Mobilizações eleitorais, no Jordão, para o pleito de 2016.
Percebendo que o PT até então, não fez uma discussão em relação à candidatura do partido no município, o vereador Rosenildo Melo-PT (Dóda), poderá mudar de sigla partidária e disputar a prefeitura, no partido do senador mais jovem do Brasil.

PMDB do Jordão
Ao perceber que o ex-prefeito Esperidião Jr, não está entusiasmado para a disputa majoritária, o vereador Guedes Oliveira-PMDB, ganha fôlego político e já pensa na possibilidade de ser o candidato a prefeito pelo partido do glorioso Ulisses Guimarães. Lembrando, que Guedes, está em ascensão política, pelo excelente trabalho que desenvolve no Parlamento Municipal, apresentando proposições legislativas, que atendam as demandas da sociedade.

Sena Madureira
O prefeito Mano Rufino-PSB, parece ganhar um bom fôlego político, quando um grupo forte, politicamente falando, trabalha para tirar a candidatura da publicitária Charlene Lima e torná-la, sua vice, com o compromisso da mesma ser a candidata a prefeita no final da gestão.

E-mail: politicanatocadocoelho@gmail.com

Nenhum comentário: