9 de setembro de 2015

CAPIXABA: Vereadores protocolam pedido de afastamento e abertura de inquérito para investigar o prefeito Vareda

video_vareda
Vereadores do município de Capixaba protocolaram, no dia 31 de agosto, na Câmara Municipal, o pedido de afastamento do prefeito Vareda (PCdoB). De acordo com o Vereador Diego Paulista (PSDB), o documento será colocado em votação na sessão desta quarta-feira (9). Eles afirmam que o gestor municipal estaria se negando a prestar informações solicitadas pelos parlamentares.
Segundo Diego Paulista, desde março, os vereadores encaminharam vários requerimentos que pedem informações sobre contratos de firmados com empresas nas áreas de saúde, educação e assistência social, mas o prefeito estaria se recusando a apresentar explicações para as solicitações dos contratos de empresas prestadoras de serviços contratadas pela prefeitura.
“Levamos as denuncias ao conhecimento do Ministério Público Estadual, que encaminhou recomendação ao Poder Judiciário. O juiz da Vara Única – Cível da Comarca de Capixaba, determinou que o prefeito e seus assessores diretos disponibilizem as informações solicitadas pelos vereadores, sob pena diária de uma multa de R$ 400 por cada dia que descumprir a decisão”, diz Paulista.
O pedidos de afastamentos do prefeito foi protocolado pelos vereadores Diego Paulista (PSDB), José Nilton (PSDB), Teio Tessinari (PP) e Francisco Gomes (PSB). “A câmara estará votando o pedido de afastamento. Vai acontecer uma votação e será aberto um inquérito de investigação contra o prefeito. Alguns vereadores contrários também poderão ser penalizados”, enfatiza Paulista.
A reportagem tentou contatar o prefeito Vareda para ele apresentar sua versão, através do número de telefone da prefeitura de Capixaba. (68) 3234-1137. A telefonista justificou que o gestor não poderia atender porque estaria em reunião. Deixamos o número de contato para ele retorna, mas até o final da tarde desta terça-feira (8), Vareda não retornou a ligação.
“Eles estão tentando me jogar contra a opinião pública”, diz Vareda.
No início da noite desta terça-feira (8), o prefeito Otávio Vareda entrou em contato com a reportagem de ac24horas para apresentar sua versão sobre as acusações dos vereadores que pedem seu afastamento. O gestor afirma que nunca negou informações para qualquer um dos vereadores da Câmara do município. “Isso não é verdade. É uma manobra política”, dispara.
Para o prefeito, o argumento dos vereadores teria como base um processo que ele respondeu em 2013, “que foi arquivado. Todos os pedidos, requerimentos e solicitações de informações nós respondemos. A questão é que as vezes existe um atraso normal dentro de qualquer administração. Eles usam estes tramites burocráticos na tentativa de legitimar manobras políticas”.
Otávio Vareda afirma que todas as informações solicitadas pelos vereadores foram entregues na Câmara Municipal. “a documentação já se encontra na Câmara para eles analisarem. Tudo que foi solicitado nós encaminhamos. Agora, o que acontece é que eles tentam ressuscitar o processo 0700156/743013. Eles estão tentando me jogar contra a opinião pública”, finaliza.
Ray Melo, Ac24Horas

Nenhum comentário: