2 de fevereiro de 2014

REGISTRO: Aniversário de um vencedor

Hoje é o aniversário do Dr. Pablo Garcia (Fotos: Arquivo pessoal)
Kézio Araújo, do Blog Fala Jordão - falajordao@gmail.com
Pablo dos Santos Garcia é natural do município de Jordão, filho de professora da rede municipal de ensino, e pai agricultor. Saiu do convívio familiar aos 13 anos de idade para buscar melhores qualidades de ensino.
Em 2007 concluiu o ensino médio na Escola Dr. Djalma da Cunha Batista, em Tarauacá. Com o apoio familiar, um ano depois, o jovem decidiu buscar em outro País, a oportunidade de cursar a tão sonhada faculdade de medicina.
Em Cochabamba, na Bolívia não foram poucas as dificuldades. Enfrentou a adaptação com o novo idioma e a cultura local, a distância da família e amigos, e principalmente, o curso considerado de maior dificuldade naquele País.
Passados seis meses, Pablo foi contemplado com uma Bolsa Auxílio financiada pela prefeitura de Jordão. O auxílio lhe trouxe mais estabilidade financeira, por outro lado, elevou sua responsabilidade e compromisso em destacar-se nas atividades.
Já bolsista pelo o município de Jordão, foi o único acadêmico da turma de 2008 a concluir o curso de medicina na Universidade Privada Franz Tamayo, no período regular de seis anos.
Após o longo período, o médico retorna ao município natal com grandes perspectivas em colaborar com a saúde da pequena comunidade, a qual se despediu anos atrás, em busca de realizar seu sonho de infância.
"Retorno a minha cidade com o sentimento de dever cumprido. Quero mostrar à população que estou apto a exercer a medicina que aprendi durante tantos anos, à qual me destaquei em vários momentos como acadêmico. Senti no peito a responsabilidade em voltar às minhas raízes para ajudar o meu povo  e as pessoas que tanto amo, através do exercício da medicina, minha profissão, e minha vida", disse.
No Brasil, o jovem enfrentará a burocracia do Conselho Regional de Medicina para revalidação do seu título, expedido em outro País.

Nenhum comentário: