19 de fevereiro de 2014

Acreano cria motocicleta movida à base de água e diz ser uma alternativa para falta de combustível

Jairo Carioca – da redação de ac24horas
Embora a invenção tenha sido criação de um cineasta, não se trata de nenhuma ficção, Lelande Holanda fabricou sua primeira moto que funciona parcialmente à base de água. A experiência surgiu através de um artigo que dizia ser possível retirar um combustível alternativo à base de água.
“Fiz um estudo a partir daí e após várias experiências deu certo. A gente sabe que a água é formada por H2O [dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio] e sabe também que o hidrogênio queima. Diante disso, achei que seria possível tirar um combustível da água”, disse Lelande.
O vídeo de 48 minutos, postado por Lelande no Youtube com o título: “moto movida à água” já teve mais de 2 mil acessos. Mesmo sem formação em engenharia ou mecânica, o cineasta mostra passo a passo como construir uma moto movida à base de água. Lelande garante 40% de economia. “Posso rodar 60 km com 1 litro de gasolina”, confirmou.
Convidado para dar uma palestra na Ufac para alunos do curso de engenharia e professores da Unicamp, Lelande Holanda afirmou que o “objetivo não é de ganhar dinheiro, mas de mostrar que existem alternativas sustentáveis de abastecimento”.
A EXPERIÊNCIA – Lelande não patenteou a experiência. Ele não é o único a criar um projeto de moto movida à base de água. Outros sistemas semelhantes também exibem tutorial pela internet.

Nenhum comentário: