10 de agosto de 2013

Presidente da UJS critica falta de políticas para a juventude por parte do PT

Francisco Panthio, presidente da União da Juventude Socialista (UJS), é um crítico árduo da falta de políticas públicas adequadas para a juventude, no governo petista. O jovem militante diz que faltam investimentos adequados e políticas que evitem que os jovens caiam no mundo da violência.
Veja o artigo, na íntegra.
11 de agosto: Dia Nacional dos Estudantes e Dia Internacional da Juventude
No Brasil, é uma data para se alegrar e comemorar, já que estamos falando da juventude.
Mas, no Acre, os jovens deveriam fazer da data um dia para reflexões e questionamentos, pois as políticas públicas para a juventude estão cada vez mais decadentes nas gestões, tanto municipais quanto estadual.
No campo nacional, temos avanços significativos como o ProUni, Fies, Pronatec, a melhoria do ensino técnico em todo o País e, por último, a aprovação do Estatuto da Juventude.
Quando fazemos críticas sobre a carência de mais ações voltadas à juventude do Acre, isto se baseia em indicadores reais; não estamos fantasiando sobre coisas que não existem.
É só ver os dados estatísticos de qualquer penitenciária do Estado, onde a maioria dos presos são jovens, entre 18 e 30 anos. Jovens que mataram, roubaram, mas uma coisa veremos: a grande maioria cumpre pena por tráfico de drogas.
Então, onde estão as políticas sociais que podemos apontar como alternativas a tudo o que pontuamos de negativo na construção de uma sociedade?
A grande maioria dos municípios acreanos não conta com conselhos municipais de Juventude e os que existem não são consolidados. As gestões não instituem pastas de Juventude, enfim, há uma negligência sem tamanho com este segmento que é cada vez maior no Estado.
Criar uma Assessoria de Juventude, sem programas e sem agenda permanente de trabalho, é brincar com a gente.
Muitas dessas assessorias são criadas para resolver problema de acomodação de uma única pessoa na esfera de poder. Se você olhar a gestão atual, quase todas as áreas de governo têm um programa de destaque; mas quando você olha para a Juventude, o maior destaque são os das páginas policiais.
Você olha para as ações de Esporte e Cultura, e elas vêm, cada vez mais, regredindo no Estado, fatores que refletem diretamente nos jovens. 
É só procurar um Centro de Juventude, destes que existem em Rio Branco, e pedir a agenda de trabalho! Será comprovado o que estamos dizendo. 
Nos bairros, é de dar indignação ver que existam entre dez e quinze bares e botecos, enquanto dificilmente conseguimos encontrar uma área decente de lazer, uma casa de leitura, uma praça de convivência que possa oferecer oficinas de música, teatro, danças, ou um centro de formação profissional.
Ainda querem que a violência diminua?
Conclamamos a juventude do Acre a mudar a sua realidade e a gostar mais de política, que ainda é a maior ferramenta de transformação social, desde que seja conduzida com responsabilidade.
Viva a luta da Juventude! 
Francisco Panthio

Presidente da UJS- União da Juventude Socialista - Acre

Nenhum comentário: