9 de agosto de 2013

Estão abertas as inscrições para o 5º Revelando os Brasis

Cena do curta-metragem “Tamanco de Madeira”, realizado através do projeto Revelando os Brasis, em 2011 (Foto: Divulgação)
Dircélia Nicoluzzi, moradora de Irineópolis (SC), vivenciou o primeiro contato com a produção audiovisual quando criou o roteiro e dirigiu a obra “Tamanca de Madeira”, selecionada na quarta edição do Revelando os Brasis, que narra fragmentos da memória de Marcílio Alves, avô da autora, e mostra o cotidiano da cidade. “Pudemos revelar e fazer conhecer ao Brasil os talentos da nossa comunidade e também contar com a participação de várias pessoas do nosso município. Foi uma grande e inédita experiência para nós”, comenta.
Em 2013, o concurso continua a receber histórias reais ou de ficção que, após análise da comissão julgadora, serão transformadas em 20 curtas-metragens. O candidato deve ser maior de idade, ter interesse na área e, assim como Dircélia, residir em municípios que possuam até 20 mil habitantes: Plácido de Castro, Xapuri, Mâncio Lima, Epitaciolândia, Porto Acre, Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo, Acrelândia, Porto Walter, Capixaba, Bujari, Manoel Urbano, Jordão, Assis Brasil e Santo Rosa do Purus.
Organizado pelo Instituto Marlin Azul, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), os proponentes participarão de oficinas preparatórias de roteiro, direção, produção, direção de arte, fotografia, som, edição, mobilização comunitária e direitos autorais, no Rio de Janeiro, com todas as despesas pagas. Na etapa seguinte, os diretores contarão com o apoio da estrutura de produção do projeto - transporte, alimentação, hospedagem, equipamentos e serviços -, para gravar os filmes, com até 15 minutos de duração, nos municípios brasileiros.
Experiência - A história registra cada atividade do dia-a-dia de Marcílio Alves - desde o preparo do desjejum ao trabalho na olaria -, valorizando a dignidade, a força e o vigor do caboclo que vive feliz no lugar de onde tira o sustento, as alegrias e as recordações de uma vida inteira.
“Senti muito medo do desafio que era dirigir um filme pela primeira vez na vida, mas agora sinto orgulho do excelente trabalho produzido e da melhor equipe que eu poderia contar”, comenta a diretora.
A gravação mobilizou mais de 40 moradores da comunidade de São Pascoal, em Irineópolis (SC), entre colaboradores, atores e figurantes, que, além da interpretação, também participaram de todo o processo de construção do curta, como maquiagem, cabelo e figurino.
Saiba mais – Criado em 2004, o Revelando os Brasis contribui para a formação crítica e a realização de obras que registrem a memória e a diversidade cultural do país, de forma original, através de novos olhares. O projeto conta com a parceria do Canal Futura, por meio da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SEV), e recebe o patrocínio da Petrobras/Lei Rouanet.
O resultado das quatro primeiras edições foi a produção de 160 obras nos gêneros ficção e documentário. Os filmes são lançados em DVD, com distribuição gratuita entre organizações sociais e culturais, bibliotecas, universidades e cineclubes de todo o Brasil, além disso, participam de festivais e mostras audiovisuais de âmbito local e nacional.
Como concorrer
O concorrente deve seguir os seguintes passos:
- Preencher os dados necessários à inscrição e redigir a história. O concurso aceita a inscrição de qualquer história real ou de ficção criada pelo concorrente. Somente histórias originais podem concorrer.
- Enviar pela internet ou pelos Correios até 30 de setembro de 2013:
1) Pelo endereço www.revelandoosbrasis.com.br, preencher o formulário de inscrição/redação da história, anexar cópia do RG, CPF e comprovante de residência atual em nome do autor da história (conta de luz, água ou telefone).
2) Pelos Correios, juntar em um único envelope, o formulário de inscrição/redação da história (devidamente preenchido e assinado); cópia do RG e do CPF; comprovante de residência atual em nome do autor da história (conta de luz, água ou telefone); e enviar para o endereço:
Instituto Marlin Azul, Rua Oscar Rodrigues de Oliveira, 570
Jardim da Penha – Vitória – ES, CEP 29060-720
- As inscrições enviadas fora do prazo estabelecido serão desconsideradas.
- Quem não possuir comprovante de residência atual (conta de luz, água ou telefone) em nome próprio deve providenciar, junto ao proprietário do imóvel, uma declaração de residência registrada em cartório, comprovando que reside no endereço da conta apresentada. O comprovante de residência e a declaração do proprietário devem ser enviados para inscrição. Quem reside em moradia de aluguel pode enviar uma cópia do contrato de aluguel, desde que no contrato conste o nome do autor da história como inquilino.

- Contatos para tirar dúvidas:  revelando@imazul.org ou (27) 3327-6999.
André Gonzaga (Assessoria FEM)

Nenhum comentário: