O estresse e a ansiedade de estudantes que buscam êxito no Trabalho de Conclusão do Curso |
Daigleíne Cavalcante e Kézio Araújo
Após longos anos de estudos chega a etapa final do curso superior. Ao
mesmo tempo em que o estudante universitário sente o prazer de estar prestes a
concluir a formação superior, sente também o peso e a pressão do tão temido
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Seja monografia ou projeto experimental, é necessário que o aluno defina
um tema e foque seus esforços na conclusão do curso com a pesquisa. Só que
entre o início o e final dessa jornada as dificuldades e dúvidas surgem e
abalam os projetos de quem corre contra o tempo para conquistar a formação
superior.
É o caso do estudante do último período do curso de medicina da
Universidade Federal do Acre (Ufac), Duilio Henrique Beannucci, que pontua a
falta de tempo e a inexperiência como os principais problemas na hora de
desenvolver o TCC.
“No curso de medicina, nessa fase final, tem o internato que absorve
muito o tempo do estudante e junto com isso temos que fazer muitos artigos.
Outra dificuldade, não só minha como também relatada pelos colegas, foi a falta
de tempo do orientador e a falta de intimidade com as normas técnicas de
escrita da monografia” ressalta Beannucci.
Não bastasse a pressão de elaborar o TCC o estudante Duilio Beanucci reveza o tempo em disciplinas práticas (foto: cedida) |
O gosto da vitória
Já
para a recém-formada em Comunicação Social com habilitação pela UFAC, Ana
Flávia Soares, a parte mais difícil foi delimitar o tema. “Queria falar sobre
tudo, algo que não dá para fazer numa monografia, depois que defini o meu
orientador, tudo melhorou, ele me ajudou a dividir os capítulos e organizar o
cronograma”, conta Soares.
E
apesar das inúmeras dificuldades e de muitas vezes pensar em desistir, Ana
Flávia faz questão de destacar, que todo medo e insegurança foram superados e
ao final da jornada pôde celebrar a sensação de êxito e dever cumprido.
“Quando
defendi a monografia, fui super tranquilo, os professores da minha banca me
elogiaram, falaram que meu trabalho estava muito bom, que apontava como
aperfeiçoar o programa de rádio que analisei. Foi muito gratificante ver que
minha pesquisa teve um impacto e vai ajudar outras pessoas”, finaliza.
Uma análise dos dados do Censo de Educação
Superior realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), mostram que cerca de 56% dos estudantes que
ingressaram em uma universidade entre os anos de 2010 e 2015 acabaram
desistindo no meio do caminho ou trocaram de curso no decorrer da
graduação e 3,5% desistem no último ano do curso.
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