7 de julho de 2016

Coluna Política na Toca do Coêlho, 06-07-2016

 COLUNA POLÍTICA NA TOCA DO COELHO
O maior problema das prefeituras é a falta de competência”. Naluh Gouveia- presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre.
Governo Michel Temer
A equipe do presidente interino, Michel Temer- PMDB, trabalha incessantemente para definir a “Agenda de desenvolvimento da economia brasileira” que apresenta,  28 medidas, divididas em três eixos: Financiamento de infra-estrutura; Aperfeiçoamento de marcos regulatórios e Melhorar o ambiente de negócios.
Renúncia prevista
O deputado Eduardo Cunha- PMDB, presidente afastado da Câmara dos Deputados, poderá renunciar a presidência da Casa a qualquer momento, como estratégia para tentar escapar de um julgamento no plenário do Supremo Tribunal Federal, que seria transmitido ao vivo para todo o Brasil, pela TV Justiça, e posteriormente ser julgado pela 2ª turma, sem a transmissão.
Sigilo quebrado
O Tribunal Superior Eleitoral- TSE, através do ministro Marco Aurélio, autorizou a quebra do sigilo bancário do Presidente Interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão- PMDB, conforme pedido da Procuradoria Geral da República.
O nome mais forte
Um grupo, formado por mais de 200 deputados, irão apresentar o nome do deputado Rogério Rosso - PSD, para ser o presidente tampão que substituirá o atual presidente, durante a nova eleição que acontecerá na Casa após a renúncia do deputado Eduardo Cunha.
A participação das mulheres no parlamento
Mesmo tendo um significativo eleitorado feminino no Brasil, a representatividade das mulheres nas Casas Legislativas, ainda é considerado baixa, vejamos:
Assembleia Legislativa do Acre:
24 deputados, 04 são mulheres.
Câmara dos Deputados:
513 deputados, 51 são mulheres.
Senado Federal:
81 senadores, 13 são mulheres.
O Acre no Senado Federal
Os acreanos, aos poucos vão ocupando importantes cargos nas sucessivas legislaturas, no Senado Federal. Vejamos os nossos senadores:
·        José Guiomard dos Santos- PSD
·        Oscar Passos- PTB/MDB
·        Nabor Júnior- MDB/PMDB – foi 3º secretário da Mesa
·        Geraldo Gurgel de Mesquita- PDS
·        Jorge Kalume - Arena/PDS- 3º secretário.
·        Aluízio Bezerra- PMDB
·        Mário Maia- MDB/PMDB
·        Geraldo Mesquita Jr- PSB
·        Marina Silva- PT
·        Tião Viana- PT – Vice Presidente e Presidente
·        Jorge Viana- PT- Vice- presidente
·        Sérgio Petecão- PMN/PSD – Corregedor Geral.
Suplentes que assumiram mandato:
·        Altevir Leal- PSD
·        Laélia Alcântara- PTB/MDB
·        Iris Célia Cabanellas- PDS
·        Sibá Machado- PT
·        Júlio Eduardo- PV
·        Aníbal Diniz- vice- presidente.
Eleições 2016
·        Gastos de campanha: Nas eleições de 2016, só poderão ser gastos, 70% do maior gasto das eleições de 2012;
·        Financiamento de campanha: As campanhas eleitorais, a partir desta eleição, não poderão ser financiadas por empresas. Somente por pessoas físicas, em até 10% do seu rendimento bruto do ano anterior à eleição;
·        Fundo partidário: Os partidos poderão utilizar recursos da verba, de seus fundos partidários.
·        Coligações Partidárias: Acontecerão no período de 20 de julho à 05 de agosto. Ato de confirmação das candidaturas, para o pleito de 2016.
·        Vaquinhas nas mídias sociais: O Tribunal Superior Eleitoral, negou a possibilidade de captação de doação de pessoas físicas, para campanha eleitoral, por meio vaquinhas na internet.
·        Quociente eleitoral: Os dirigentes partidários precisam se debruçarem na formação da melhor coligação, visando a mensuração de um maior quociente eleitoral, para obterem mais cadeiras nas Câmaras Municipais. O quociente eleitoral, poderá garantir ou facilitar a vitória dos candidatos. Uma coligação ruim, dificultará a vitória ou levará a derrota.
Pré- candidata Eliane Sinhasique- PMDB
O PMDB, que apresentou a ex-vereadora e atual deputada estadual, Eliane Sinhasique, como pré- candidata a prefeita em Rio Branco, fortaleceu sua candidatura recebendo o apoio  das lideranças dos partidos PP, PMN, PPS, PTB na manhã desta segunda-feira. Comenta-se, que em breve, receberá o apoio das lideranças do  PSD.
Frente Popular de Rio Branco
As 18h da última segunda-feira, a Frente Popular de Rio Branco, formada pelos partidos, PT, PSB, PC do B, PDT, PMB, PRB, PSOL, PTN, PSDC, PPL, PSL, PRP, PHS, PROS e PV, que se reuniram, para apresentar oficialmente a professora tarauacaense, Socorro Neri- PSB, filha da ex-deputada Adelaide Neri, de tradicional família política, como a pré-candidata à vice- prefeita na chapa do atual prefeito Marcus Alexandre- PT.
Convenção da Frente Popular
A Frente Popular de Rio Branco, já definiu a data da convenção partidária conjunta, entre todos os partidos que compõem a respectiva aliança, para o dia 22 de julho (sexta-feira), no ginásio coberto, da Sobral, a partir das 19h.
As primeiras coligações da Frente Popular:
1- PDT + PRB
2- PSB + PSOL + PV
3- PHS + PTN
4- PRP
5- PROS + PSL + PMB.
Definições das candidaturas- eleições 2016
A Frente Popular de Tarauacá, já definiu os seus pré-candidatos:
Prefeito: Rodrigo Damasceno- PT
Vice- Chagas Batista- PC do B
A oposição definirá a sua chapa, através de uma pesquisa, entre os três principais candidatos, conforme a seguir:
1- Marilete Vitorino- PSD
2- Chico Batista- PP
3- Mirabor Leite- PMDB.
Frente Popular do Jordão
A Frente Popular do Jordão definiu a sua chapa, formada, da seguinte forma:
Prefeito: Elson Farias- PC do B
Vice- prefeito: Ademir Figueiredo- PT.
OBS: Em notícia de última hora, o PDT do Jordão, poderá romper com a Frente Popular do Jordão e lançar a candidatura de Tom Sérgio, como candidato a prefeito, aliado com o PP, do senador Gladson Cameli. Tom Sérgio, que é irmão do deputado Jesus Sérgio- PDT e tem uma folha de serviços prestados ao município, onde é respeitado e admirado pelas suas ações administrativas.
A oposição do Jordão, que tem 2 pré- candidatos, poderá definir a sua chapa, através de uma pesquisa eleitoral, entre os candidatos:
1- Turiano Filho- PSDB
2- Esperidião Menezes Júnior- PMDB.
Câmara Municipal de Tarauacá
Dentre os novos pré-candidatos, que pretendem disputar as eleições para vereador, em Tarauacá, já se destacam: Prof. Lauro- PC do B, Prof. Kleiber Costa- PSD, Carlos Tadeu- PC do B, Raquel- PT Príncipe- PT, Árafe Eleamem PTN, Dico- PDT, Silvânia Nunes- PDT,  Gilberto Furtado- PT Chiquinha- REDE e Juninho Moura- PT.

Nenhum comentário: