18 de novembro de 2014

Governador leva apoio e solidariedade ao povo de Tarauacá


O governador Tião Viana embarcou com urgência a Tarauacá na manhã desta segunda-feira, 17, para prestar apoio ao município que está vivendo a maior cheia do Rio Tarauacá em sua história, com a última medição feia pela Agência Nacional de Águas (ANA) apontando 11,94 metros. As famílias atingidas estão sendo removidas para a creche da cidade e o Corpo de Bombeiros informou que até o momento estão no abrigo 22 famílias, totalizando 166 pessoas.

O governo do Estado está mobilizando várias equipes das áreas de saúde, direitos humanos, assistência social e da Defesa Civil para atuar de forma conjunta com a prefeitura e amenizar os danos causados pela cheia. O apoio às comunidades isoladas e às aldeias será prestado pela equipe do helicóptero João Donato. Tarauacá nunca havia registrado uma cheia tão grande de seu principal rio ainda em novembro. Nove bairros da cidade foram atingidos.

Observando a situação de perto, o governador Tião Viana ressaltou que: “Estamos diante de um drama em Tarauacá. O governo presta toda a solidariedade e já estou comunicando a situação para que certamente a presidente Dilma também declare todo o apoio possível. Mais de quatro mil pessoas estão envolvidas nesta situação difícil que exige a força e solidariedade do município, governo e União. E nós vamos fazer isso”.

Os bairros mais afetados são Praia, Triângulo, Corcovado, Bairro Novo, Centro e Bairro das Flores. Esta é a sexta alagação deste ano em Tarauacá. Segundo a ANA, o rio tem oscilado muito, mas continua aumentando o nível de suas águas. No domingo a marca era de 11,75m. A cota de transbordamento é de 9,50m.

Representantes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual compõem a equipe que trabalha de forma conjunta com a prefeitura. Rodrigo Damasceno, prefeito de Tarauacá, conta que: “Desde o primeiro momento tivemos o apoio do governo do estado, que mandou uma equipe para nos ajudar, e agora o governador Tião Viana vem pessoalmente olhar a situação dramática em que está a nossa população. Estamos todos unidos para amenizar o sofrimento do povo da nossa cidade”.

Fornecimento de água

O Depasa está abastecendo a cidade de Tarauacá com quatro caminhões. A equipe do Deracre em Feijó vai ceder um caminhão pipa ao Depasa para ajudar no fornecimento de água. Cinquenta pessoas estão trabalhando nessa operação, sendo a maiorias voluntários.
No restante da cidade, aonde não está alagado, o abastecimento via rede de distribuição de água segue normalmente. Os bairros mais afetados são Praia, Triângulo, Corcovado, Bairro Novo, Centro e Bairro das Flores. Mais 20 canoas alugadas pela Prefeitura de Tarauacá, com caixas de 500 litros cada uma, dão prosseguimento nessa missão de abastecer as áreas onde a rede está alagada.
Por Samuel Bryan
Agência de Notícias do Acre

Nenhum comentário: