22 de agosto de 2011

UNIÃO DO VEGETAL EM DISCUSSÃO - Hugo Brito


Há poucos dias, ao transitar pelas ruas, ouvi uma conversa entre dois homens que si julgam “homens de religião”. O contexto dessa conversa era a Sociedade da União do Vegetal. Por questões de precauções jurídicas, tomo a sábia decisão de não revelar os nomes dos indivíduos, mas, deixo aqui registrado que o teor da conversa era em desfavor dessa religião que tem arrastado multidões. Afirmavam os dois homens que: “A UDV não passa de um grande erro humano que embriaga jovens e que desvia a verdadeira palavra Deus, a bíblia”. Hora! Se esses “homens de religião” julgam-se tão conhecedores da bíblia, devem saber que está escrito em Mateus 7, 1-3Não julguem, e vocês não serão julgados. De fato, vocês serão julgados com o mesmo julgamento com que vocês julgarem, e serão medidos com a mesma medida com que vocês medirem. Por que você fica olhando o cisco no olho do seu irmão, e não presta atenção á trave que está no seu próprio olho?”.
Afirmavam ainda: “Nós sim louvamos a Deus para todo mundo ouvir, não ficamos escondidos em sessões feitas altas horas da noite”. Senhores, se lerem a bíblia com um pouco mais de atenção, tirando de seus olhos a poeira da ignorância nublada com a nuvem do preconceito, irão encontrar a seguinte passagem: “Quando vocês rezarem, não sejam como os hipócritas, que gostam de rezar em pé nas sinagogas e nas esquinas, para serem vistos pelos homens. Ao contrário, quando você rezar, entre no seu quarto, feche a porta e reze ao seu pai ocultamente; e o seu Pai, que vê o escondido, recompensará você.” Mat. 6, 5-6. Ouvi-os ainda afirmarem: “Nós que não somos pecadores como eles é que estamos certos, pois toda hora lembramos de Deus falando o seu nome para que ouçam que somos homens de fé”. Pobres ignorantes! Está escrito em Mat. 7, 21-23: “Nem todo aquele que me diz Senhor, Senhor, entrará no Reino do Céu. Só entrará aquele que põe em prática a vontade do meu Pai que está no céu. Naquele dia muitos me dirão: Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos tantos milagres? Então eu vou declarar a eles: jamais conheci vocês. Afastam-se de mim, malfeitores! Pois conheciam a minha palavra e não a praticavam”.
É triste ver absurdos como esse sendo proferidos por pessoas que vivem dentro das igrejas e se julgam homens sem erros. Frases simplórias como essas e descomprometidas com a verdade agravam ainda mais o sofrimento humano, porque geram orfandade, descrença e abandono. O moralismo é o melhor discurso para quem deseja excluir. Homens dogmáticos que justificam suas palavras de preconceito religioso como “vontade divina”, retirando assim a responsabilidade humana dos acontecimentos. É preciso equalizar o que se sente com o que se sabe. Toda a ação evangelizadora de Jesus passou pelo exercício dessa sabedoria.
E para que não restem mais dúvidas, a União do Vegetal é sim uma instituição religiosa, porque reconhece a existência de um único princípio criador, regulador, absoluto, supremo e infinito ao qual se dá o nome de Deus, porque é uma entidade espiritualista em contraposição ao predomínio do materialismo. Estes fatores que são essenciais e indispensáveis para a interpretação verdadeiramente religiosa do UNIVERSO, formam a base de sustentação e as grandes diretrizes de toda ideologia e atividade dessa sociedade. É uma sociedade que tem por objetivo unir os homens entre si. União recíproca, no sentido mais amplo e elevado do termo. E esse seu esforço de união dos homens, admite em seu seio as pessoas de todos os credos religiosos sem nenhuma distinção.

Sou católico apostólico romano, não faço parte da UDV. No entanto, escrevi esse texto porque abomino qualquer presunção de superioridade religiosa. Acredito, sim, em uma religião sem fronteira capaz de abraçar até os que pensam diferentes. Jesus afirmou: “onde estiver duas ou mais pessoas reunidas em meu nome, lá estarei.” Se Deus é por eles, quem são os homens para serem contra?
 Não existe religião alguma que seja falsa. Todas elas respondem, de formas diferentes, as condições dadas da existência humana.” E. Durkheim

Por Hugo Brito. Jordão –AC.

6 comentários:

Anônimo disse...

caros leitores, gostaria de afirmar que o jovem Hugo estar certo em sua colocações biblicas, mas me reservo ao direito de contestar alguns pontos citados pelo o mesmo.
1º os adeptos da UDV, tem como fonte espiritual o Daniel, esquecem ou nao sabem que a Biblia afirma em Joao. 14,6 que: Jesus CRisto é o único caminho, verdade e vida; e que ninguem vai ao Pai senão por Ele.

2º em Tiago 1,27 diz que: A verdadeira religião pura imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo.

Portanto todos os que agirem dessa maneira, ai sim estaram inserido dentro da veradeira Religião.

Anônimo disse...

bom ! pessoas que tem algo contra a união do vegetal ... quem falou que la as pessoas ficam embriagadas está super errado primeiro que acho que nunca nem pisou la!nem presenciou o momento de sessão e outra não é altas horas da noite e sim das 8h00min às 12h00min ! concertesa quem falou foi um evangelico que só eles falam mal da união ! vamos entender que todas as pessoas que la estão, não estão obrigados a maioria tem a maioridade e os menores que la frequentam tem a autorização dos pais !! e se eles estão la é porque eles querem !!!!..."ASSIM COMO A UNIÃO DO VEGETAL TEM RESPEITO COM AS OUTRAS RELIGIOES ESSAS MESMAS DEVERIAM TER OS MESMO RESPEITO !!

Anônimo disse...

amigo aunião do vegetal foi feita para destruir o mal o que vc ouviu é um papo de fanático que é aquele cara que só consegue ver as coisas de um lado, só ele é o certo, mas aunião vem respeitando toda e qualquer religião estudamos a biblia que um livro muito bom. Se alguém anda descutindo este tipo de assunto é porque é uma pessoa sem conhecimento algum eu não posso falar daquilo que eu não conheço e não tenho ciência do é.

Anônimo disse...

Acho que todos são de maior de idade, escolhem aquilo que querem, religião, política, orientação sexual, etc.
então é isso...flw

Anônimo disse...

gostei muito da postagem que fala sobre o união do vegetal,não sou da religião, mas admiro muito os que são,motivo que além de ajudarem muitas pessoas,não vivem dando trabalho a sociedade, nem a justiça, essas pessoas que falam besteiras, que procurem obter conhecimento sobre a UDV falam porque são leigo,

Anônimo disse...

O certo é cada um procurar cuidar de si próprio. Devemos cuidar bem de nós mesmos e deixar a vida dos outros pra lá, seja de qualquer religião, preto ou branco, feio ou bonito. Temos que fazer a nossa parte. Muitos que falam as vezes não fazem nada pela própria família, talvez por se preocupar tanto com a vida dos outros.