11 de dezembro de 2015

Rio Branco e Tarauacá são as duas prefeituras mais transparentes do Acre, diz MPF

As prefeituras de Rio Branco e Tarauacá, respectivamente, são as mais transparentes do Acre, informa um ranking nacional da transparência de todos os municípios e estados do país, feito pelo Ministério Público Federal e divulgado nesta quarta-feira, Dia de Combate à Corrupção.
O objetivo foi verificar se prefeitos e governadores estão cumprindo a lei que obriga a publicação na internet de todas as receitas e despesas, além das licitações e dos contratos firmados pelo poder público. Essa lei está em vigor desde 2009.
Também foi analisado se os municípios e governos estaduais estão cumprindo a lei de acesso à informação, que está valendo há mais de 3 anos.
Apenas sete prefeituras e um estado receberam nota máxima. A pesquisa nos sites de prefeituras e governos estaduais foi feita entre 8 de setembro e 9 de outubro.
Foram atribuídas notas de 0 a 10 para cada site. Zero significa nenhuma transparência, e dez significa transparência máxima. O resultado foi desolador. Tiraram nota zero nada menos que 649 prefeituras, quase 12% dos municípios do país.
A prefeitura de Rio Brando teve nota 8.1, e ficou em primeiro no ranking estadual, enquanto que a gestão municipal de Tarauacá, que obteve nota 6.0, ficou em segundo lugar. O município de Acrelândia tirou zero na pontuação e figura em último.
Já o governo de Sebastião Viana obteve nota 5.80 e ficou na 19ª colocação no ranking dos Estados. Os critérios para avaliação entre Estados e Municípios são os mesmos.
Já no quesito governo municipal em que é divulgada a média geral, o Acre está em 21º, com 2,46 pontos.
Por Luciano Tavares, Com informações do MPF 

Nenhum comentário: