2 de dezembro de 2015

Coluna Política na Toca do Coêlho, 02-12-2015

“O Brasil elegeu presidente sem plano de governo”. Marina Silva- ex-senadora e ex-ministra. Se referindo ao governo da presidente Dilma Roussef- PT, em relação à crise fiscal, econômica, administrativa, política e ética, que assola o Brasil.

“Não vamos admitir o impeachment da presidente Dilma”. Ex- presidente Lula, em tom ameaçador, lutando para que Dilma permaneça no cargo.

“Esperem de mim uma gestão técnica, amparada por preceitos éticos”. Marivaldo Melo- presidente do Banco Nacional da Amazônia- BASA.

Vergonha Nacional
A corrupção que toma conta das Instituições desnuda a falência do sistema político brasileiro, implantado pela Constituição de 1988, o chamado “presidencialismo de coalizão”. As denúncias mostram que, no Parlamento, compram-se parlamentares, no governo, compram-se medidas provisórias e na justiça, compram-se sentenças. Onde vamos chegar?

O Distanciamento
Após os escândalos que culminaram com a prisão do senador Delcídio do Amaral-PT, o Planalto e o Congresso Nacional, atônitos e ressaqueados, não apresentaram nenhuma reação diante dos fatos. Segundo os bastidores, aqueles que eram os mais próximos do Planalto, já começam a dar sinal de distanciamentos.

O pior ainda está por vir
O ministro Teori Zavascki, do STF, disse diante dos fatos descobertos da Operação Lava Jato, que o pior está por vir. A Procuradoria Geral da República pediu abertura de inquérito, contra os senadores Renan Calheiros-PMDB, presidente do Senado Federal, senador Jader Barbalho-PMDB e do deputado federal Aníbal Gomes- PMDB, os quais já estão em andamento.

Caça as bruxas
O senador Randolfe Rodrigues- REDE vai denunciar, junto ao Conselho de Ética do Senado Federal, todos os 12 senadores, delatados na operação Lava Jato: Renan Calheiros- PMDB, Benedito Lira- PMDB, Ciro Nogueira- PP, Edilson Lobão- PMDB, Fernando Bezerra- PSB, Fernando Collor- PTB, Gladson Cameli- PP, Gleisi Hoffmann- PT, Humberto Costa- PT, Lindbergh Farias- PT, Romero Jucá- PMDB e Valdir Raupp- PMDB.

Câmara dos Deputados
Os partidos Rede Sustentabilidade e PPS estarão denunciando junto ao Conselho de Ética da Câmara, mais de 150 deputados federais que foram acusados, por diversos crimes, caracterizando quebra de decoro parlamentar.

Governadores
Segundo os bastidores em Brasília, em breve, os governadores que receberam doações de dinheiro proveniente dos desvios da Petrobras, nas eleições de 2014, estarão na guilhotina e terão surpresas desagradáveis.

Pesquisa Presidencial 2018
Diante da crise política e econômica no Brasil, a pesquisa DATAFOLHA, demonstrou os seguintes dados: Aécio Neves- PSDB, com 31% de aceitação e 24% de rejeição; Lula, com 22% de aceitação e 47% de rejeição e Marina Silva, com 21% de aceitação e 17%, de rejeição.

O Brasil na COP 21
O Brasil se fez presente na Conferência das Nações Unidas-ONU, com o objetivo de discutir sobre Mudanças Climáticas no mundo, com uma caravana de aproximadamente de 180 pessoas. O Estado do Acre foi representado por 13 servidores das áreas afins.

Inauguração do Frigorífico Dom Porquito
Com a presença do ex-presidente Lula, foi inaugurado o empreendimento denominado Dom Porquito, no município de Brasiléia, que segundo o governo, vai gerar mais de 300 empregos. Foi mobilizada uma estrutura extraordinária, que levou servidores e membros das cadeias produtivas, de Rio Branco, Capixaba, Xapuri, Brasiléia, Epitaciolândia e Assis Brasil. 

Batalha campal entre Situação X Oposição
O protesto organizado por lideranças políticas e militantes do grupo de oposição do Estado do Acre, em função dos desvios dos recursos públicos da Petrobras, BNDES, Fundo de Pensões, Mensalão, alta da Inflação e toda crise financeira e de gestão no Brasil, acabou em uma batalha campal. Ocasião em que membros da JPT, Cargos Comissionados e militantes da Frente Popular do Acre, não aceitando os protestos, partiram para inibir o protesto, com agressões, pancadarias, insultos, pedradas e ripadas. O confronto entre oposição e situação, virou um verdadeiro campo de guerra. Se continuar assim, não saberemos dizer, o que acontecerá, na fervura das eleições de 2016.

Novo Superintendente da FUNASA
Assumiu o novo gestor da Fundação Nacional da Saúde no Acre, senhor Raphael Bastos, que era chefe do gabinete do deputado federal Alan Rick, em Rio Branco, em substituição ao ex-vereador, Pedrinho Oliveira.

Parlamento Amazônico Internacional
Os deputados Heitor Júnior- PDT e Daniel Zen- PT, foram eleitos como representantes do Acre, para compor o Parlamento Amazônico Internacional.

Conferência Estadual do PC do B
Foi realizada, em Rio Branco, a Conferência Estadual do PC do B, com a participação de suas principais lideranças políticas e militantes de todos os municípios acreanos. Na oportunidade, fecharam questão, em manter o nome do atual vice-prefeito, Márcio Batista, para compor a chapa de Marcus Alexandre, na eleição de 2016 e vários pré-candidatos a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, em todo o Estado.

Eleição no IFAC
Venceu a candidata a reitora, Rosana Cavalcante, que foi aprovado pelo grupo político do deputado federal Sibá Machado. Mostra que Sibá está em alta, para os próximos pleitos eleitorais.

Retrocesso Eleitoral
Em função da crise financeira, e pelos cortes financeiros no TSE, as eleições de 2016, não serão através das urnas eletrônicas, mesmo sendo referência mundial. Acontecerá, através da velha e conhecida cédula de papel. 

Novas candidaturas a prefeito de Rio Branco

PSDC
O deputado Eber Machado- PSDC foi convocado pelo Diretório Nacional, a oficializar a sua candidatura a prefeito de Rio Branco, no pleito de 2016.

PMN
Sob o comando da advogada Valdete de Souza, o partido discute a possibilidade de lançar uma candidatura em Rio Branco.

PTB
O ex-deputado Elson Santiago, derrotado nas últimas eleições para deputado estadual, quer ser o vice-prefeito de Rio Branco, representando o PTB. Santiago puxa para baixo, a candidatura de Marcus Alexandre, podendo ir de volta, a já conhecida viagem a Manacapuru.

Prefeito Artêmio Costa
O vereador Artêmio Costa-sem partido, que é presidente da Câmara de Rio Branco e presidente da Associação dos Vereadores do Estado do Acre, assumiu interinamente, pela primeira vez, a prefeitura municipal de Rio Branco, durante a ausência de Marcus Alexandre e Márcio Batista.

Tarauacá
Segundo informações de pessoas próximas do prefeito Rodrigo Damasceno- PT, em função dos últimos episódios e pressões que vem recebendo de familiares e correligionários, o mesmo não estaria mais disposto a concorrer às eleições de 2016. Segundo o prefeito, tem trabalhado muito e não tem tido o reconhecimento de aliados e da população.

A Terra tremeu
Foi de magnitude 5,1 o segundo tremor na madrugada de sexta-feira, na capital do abacaxi.

Tristeza
Os promotores, servidores da Promotoria de Tarauacá, bem como, significativo segmento da população, ficaram perplexos e abatidos, com a notícia do falecimento da promotora Nicole Gonzalez, que recentemente prestou relevantes serviços no município.

Município do Jordão
A população do município do Jordão vem sofrendo e tendo prejuízos incalculáveis, por conta dos constantes apagões de energia elétrica e consequentemente, a queda da Internet Floresta Digital. A população exige respeito e que os setores responsáveis por estas áreas possam mostrar eficiência e responsabilidade.

e-mail: politicanatocadocoelho@gmail.com

Nenhum comentário: