15 de julho de 2015

NÁRDIA SYNARA: "JORDÃO, TE AMO MUITO"

Visão aérea de Jordão, Acre (Foto: Dr. Lucas Figueiredo)
Empurrei a solidão para bem longe e descobri que a nossa cidade possui uma beleza Incomparável, com sua floresta, suas cores de uma elegância que só ela tem, mostrando a todos que aqui chegam que ela está de braços aberto para recebê-los. Já não sinto a estranha sensação da pobreza que me rodeia que os afortunados já não são tantos assim, pois com toda a sua grandeza oferece oportunidades a todos e a camaradagem existe, está aqui.
A cidade é isto que nós vemos o sol brilhando, o céu azul se tornando mais azul, apesar das dificuldades, o ar exalando o perfume da esperança, o frio gostoso da manhã com aquela garoa que o caracteriza, pessoas seguras, confiantes, trabalhadoras, caminham lado a lado.
Apesar desse lado positivo da cidade, há ainda outros, que fazem parte de nosso dia a dia, onde tudo pode acontecer, alegrias em reuniões na casa de amigos, podemos por para fora todas os nossos anseios e desejos.
Há também a parte obscura das drogas, criminalidade, prostituição, violência. O pior desse submundo é que todos procuram esconder, mas ele existe e estão ai fazendo vítimas todos os dias. Ele está lá á espera de um pequeno descuido e quem ai entrar, tenha a certeza que dificilmente sairá com vida ou então com algumas marcas profundas se for esperto, pagando pela própria imprudência, sabendo que é um caminho quase sempre sem volta. Mas a cidade não tem culpa dos personagens que nela habitam e cada um tem inteira liberdade e responsabilidade de escolha de como viver ou morrer.
Ela é assim calada observando tudo com um olhar de tristeza, sofrendo pelas depredações e sujeiras que pessoas sem escrúpulos e sem se importar com os sentimentos daqueles que a amam e lhes dedicam um grande respeito por tudo o que ela nos proporciona de bom em retribuição a nossa dedicação.
Apesar de todos os problemas ela está ai, a todo amanhecer a espera que seus personagens apareçam como se fosse uma miragem e comecem a se movimentar dando vida a essa pequena cidade, ela ouve nossas reclamações de tudo. Mas nós não conseguiremos viver sem ela, porque estará sempre em nossos corações.
Sinto uma vontade louca de correr, de voar, de saldar crianças, homens, mulheres, receber sorrisos afetuosos e gritar bem alto: Jordão!!! Te amo muito, eu confio em você apesar de tudo!
Não devemos olhar apenas o que é ruim em nossa cidade, não devemos apenas cobrar atitude dos nossos governantes, devemos sim, como cidadãos e moradores de Jordão demonstrarmos o nosso amor por ela cuidando e fazendo a nossa parte por que amor não se resume em palavras e sim em atitude, portanto se você ama, CUIDE TAMBÉM!

Nárdia Synara

Nenhum comentário: