19 de janeiro de 2021

Coluna Fala Jordão – Edição I de 2021: "Lembra-te que és mortal"

O escravo acompanha o general (Foto ilustrativa/ google)

Estamos de volta: Bom dia! Boa tarde! Boa noite! Após um período ausente, estamos retornando ao Blog Fala Jordão, por meio desta coluna, em caráter semanal, abordando política, eventos e demais acontecimentos na terrinha da banana. Aceitamos indicações de conteúdos para as próximas edições e dicas construtivas.

“Lembra-te que és mortal”: Em síntese, o escravo tinha obrigação legal de dizer essas palavras ao ouvido do general vitorioso para lembrar-lhe de sua condição e não permitir que a vaidade e mania de grandeza o dominasse. A frase é extraída do livro Qual a Tua Obra, de Mário Sérgio Cortella, filósofo brasileiro, mestre e doutor em educação. Indico a presente leitura aos seguidores desta página.

Lua de mel: Ainda em “noites de núpcias” no comando da gestão, o novo líder do governo municipal, prefeito Naudo Ribeiro (PDT) está vivenciando o momento de glória após a vitória para exercer o cargo de maior autoridade administrativa de Jordão.

Dose dupla: O PDT também estabeleceu imponência no parlamento mirim. A sigla partidária tem três vereadores e definiu estratégias que garantiram a vitória de Eudes Mendes para a presidência da câmara.

Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades: A frase popularizada nos quadrinhos do homem aranha é de autoria de Stan Lee e ganha forma no cenário atual. Com totais poderes sob o poder executivo e legislativo, o PDT tem a “faca e o queijo nas mãos”. Portanto, o povo espera uma gestão próspera pelos próximos quatro anos.

Deixa o homem trabalhar: É preciso dar tempo para que o novo gestor possa organizar a casa de acordo com os seus critérios. Até os primeiros meses de mandato o povo deve observar como o novo prefeito e sua equipe se portam antes de tecer qualquer crítica contundente ao seu mandato.

100 dias: Esse é o período de tempo ideal para uma avaliação da gestão, após o início de um mandato de um representante eleito para ocupar um cargo executivo. A partir daí, a gestão já tem se adaptado às transições e tomado conhecimento dos desafios e estratégias para trazer soluções aos principais problemas da cidade.

Já tem resultados: A equipe de governo divulgou um relatório dos primeiros 15 dias de mandato da nova gestão que tem como slogan construindo uma nova história. Destaca-se a viagem do prefeito à capital acreana para firmar parcerias com o governo do estado, no Depasa garantindo a melhoria do abastecimento de água e, no Deracre, tratando dos ramais.

Sucesso: É o que a coluna deseja à atual gestão. Pois, quando o gestor acerta em suas decisões quem ganha é o povo! Que Deus lhe dê sabedoria para governar e usar o poder para o bem comum.

Copa São Sebastião de Futsal: Um dos principais eventos esportivos da cidade foi transferido para uma nova data. Naudo Ribeiro fez o anuncio oficial por meio de vídeo nas redes sociais, transferindo a copa deste ano para as festividades do aniversário da cidade, em abril. O prefeito justifica a medida citando a pandemia do novo coronavírus que já fez mais de 200 mil mortos em todo o Brasil.

A cura chegou: O primeiro lote contendo 41 mil doses da vacina contra a Covid-19 desembarcou na manhã desta terça-feira, 19, em Rio Branco. O governador Gladson Cameli acompanhou a vacinação dos primeiros acreanos. Um dos primeiros pvilegiados a receber a vacina Coronavac no Acre foi o idoso José Marcelino de 85 anos, morador do Lar dos Vicentinos. Viva a ciência!

Kezio Araújo, do Blog Fala Jordão

Nenhum comentário: