31 de janeiro de 2020

JORDÃO: Indígenas da aldeia Altamira sãos os primeiros a receber o sistema de abastecimento de água potável

O convênio prevê a instalação de 32 sistemas em 30 aldeias indígenas. Um investimento total na ordem de R$ 1.384.239,62 (Foto: Jayton Farias)
O ato de entrega do primeiro sistema de abastecimento de água potável em comunidades rurais ocorreu na última quinta-feira, 30, contemplando 23 famílias indígenas da etnia kaxinawá, da aldeia Altamira, no município de Jordão, interior do Acre. A água encanada percorre mais de um km desde a unidade de captação até as caixas coletoras instaladas em cada casa da aldeia.
 Virgulino Kaxinawá diz que seu povo está feliz com o investimento (Foto: Jayton Farias)
O líder indígena Virgulino Kaxinawá enfatizou que a ação conjunta entre a prefeitura e o Estado traz mais dignidade e qualidade de vida ao povo de sua aldeia. “Nós estamos felizes porque vai melhorar a nossa vida. As mulheres são as que estão mais animadas porque tem água na torneira de casa e não precisa andar tanto tempo para lavar roupa no rio”.
A ação é oriunda de Convênio entre prefeitura de Jordão e governo do Acre por meio do Depasa, no âmbito do Programa de Saneamento Ambiental Integrado e Inclusão Socioeconômica do Acre (PROSER). O programa tem um completo portfólio de Saneamento Básico que se destina a mudar a realidade de infraestrutura do município de Jordão, por meio de ampliação do abastecimento de água potável, implantação de sistemas de esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais, pavimentação e construção de aterros sanitários.
 Marcel Rither destaca empenho do prefeito Elson Farias (Foto: Jayton Farias)
O secretário municipal de finanças, Marcel Rither representou o governo municipal no evento. Rither lembrou o empenho do prefeito Elson Farias na ação que define como um marco histórico para o Jordão e o Estado do Acre. “Nós estamos fazendo história aqui. Pois, os indígenas da aldeia Altamira estão entre os primeiros do estado do Acre a receber água potável na torneira, dentro de suas casas”, comemorou.
O evento contou ainda com a presença da representante do DSEI-ARJ, Rubia Raulino Martins, do arquiteto do Depasa, Ciro Augusto, dos líderes indígenas Irã Kainawá e Juscelino Sales, do coordenador municipal de obras, Cosmo Aguiar e do coordenador de educação indígena, Raimundo Marinho de Farias.
Texto: Kezio Araújo; Foto: Jayton Farias





Nenhum comentário: