A Nova Estrada da Floresta foi entregue na
manhã desta sexta-feira, 18, durante solenidade na própria via com a presença
de moradores do local, secretários e assessores do Município, parlamentares e
líderes comunitários. A via foi duplicada no trecho que vai da rotatória do
Shopping Via Verde até a rotatória da Estrada do Calafate, na localidade
conhecida como Mangueira.
No local da solenidade, no pátio do
almoxarifado da Secretaria de Educação, foram expostos painéis com fotografias
do antes e o depois da obra.
O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre
Viana, destacou a parceria com o governo do Estado na execução da obra.
“Hoje é um dia de festa. A Estrada da
Floresta é um grande desafio. É um resultado de muito esforço e muita
dedicação. Nós estamos trabalhando em sete avenidas em nossa cidade com o
objetivo de melhorar a mobilidade na capital”, disse o prefeito.
Tão importante quanto a Estrada da Floresta,
a rua Tabosa, também conhecida como rua São João, antiga BR-364, foi inaugurada
também nesta sexta-feira, momentos antes da entrega da duplicação da Estrada da
Floresta.
A via é importante
porque liga a Floresta à região da Baixada da Sobral, uma das mais populosas de
Rio Branco.
A obra foi construída em
parceria com o governo do Estado por meio do Ruas do Povo e custou R$ 1,5
milhão.
A novidade é que com a
pavimentação da Tabosa, uma nova linha de ônibus foi inaugurada. A linha
Aeroporto Velho-Cabreúva, que entrou em operação às 5h da manhã de hoje.
A Nova Estrada da Floresta demandou grandes
intervenções que atingiram 44 de 72 imóveis ao longo de 1.270 metros duplicados
nesta 1ª fase. Cada pista tem 7,35 metros. A obra, nesta etapa, custou R$
7.949.544,00, sendo R$ 610.524,98 em recursos próprios e R$ 7.339.019,02 em
convênio firmado entre a Prefeitura de Rio Branco e o Ministério das Cidades.
A Nova Estrada da
Floresta agora conta com quatro pistas de rolamento, calçadas, ciclovias e melhores
condições de segurança para motoristas, ciclistas e pedestres. As intervenções
produziram uma ampla via com 4 faixas de tráfego (com dimensões de 3,20m x 4 =
12,80m de largura); elemento separador (de 0,35m de largura); ciclovia (2,50m
de largura); paisagismo; recapeamento das pistas; iluminação pública; drenagem;
sinalização vertical e horizontal; calçada com acessibilidade (largura total:
18,65m).
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