30 de abril de 2014

JORDÃO 22 ANOS: MENSAGEM DO CRAQUE ARAÚJO

Araújo Jordão
"Filho da Terra, Filho de Jordão"
Terra querida estimada e que pelo seu povo amada. Eis a questão existir no meio onde parecemos pequeno de extensão,onde os sentimentos são claramente depositados constantemente,tenho orgulho tremendo em fazer parte desse laço que me prende a cada movimento meu sobre a terra.
É um sentimento extraordinário um amor verdadeiro,meus momentos inesquecíveis com pessoas amadas e queridas,umas ainda entre nós outras se foram na frente e já não compartilham pessoalmente e mesmo assim também são partes fundamentais pra Criação e fortalecimento dessa terra querida,eu poderia narrar 24 horas seguidas e ainda me faltar adjetivos pra expor sobre você minha amada Jordão. Tive o privilégio de vê-la nascer,crescer e que agora caminha a passos "largos" pro desenvolvimento ainda que seja, mais em nossos sonhos nossas expectativas.
Se queremos mais pensamos mais,devemos fazer muito mais pela nossa terra,se todos caminhassem na mesma direção tenho a convicção de que seriamos mais e melhores e pra nossa cidade, então que sejamos mais amigos,compreensivos,um para com o outro pra gente conseguir crescer e desenvolver com sabedoria,e tenho absoluta certeza de que o Jordão nos orgulhará muito mais do que já somos.
Deixo meu singelo e fraterno abraço a todas as famílias e conterrâneos da minha amada e estimada Jordão. 'PARABÉNS ‪#‎JORDÃO 22 ANOS DE BATALHAS DE LUTAS E DE GLÓRIAS'.

Acre deve enfrentar maior frio da história, com temperatura de 6ºC, afirma pesquisador Friale

Davi Friale (Foto: Altino Machado)
O pesquisador Davi Friale voltou a fazer suas previsões polêmicas sobre o clima acreano. Desta vez, o pesquisador afirma que o Acre pode enfrentar frios extremos neste ano, com a temperatura caindo para 6ºC.
Friale diz que os frios mais intensos no estado deverão ocorrer nos meses de junho, julho e agosto deste ano.
"Frios mais intensos deverão ocorrer em 2014 e atingirão o Acre, principalmente, nos meses de junho, julho e agosto, quando poderá haver recordes de frio, na capital acreana, com temperaturas próximas de 6ºC, no leste e no sudeste do estado", disse.
Segundo Friale, o frio que atinge o sul e sudeste do Brasil nesta terça-feira (29), que fez com que a temperatura caísse para 3ºC em Minas Gerais, não chegará ao Acre.
"Os estados do Acre, de Rondônia e a maior parte de Mato Grosso não serão atingidos pelo frio devido à barreira proporcionada pelo planalto brasileiro, ou seja, desta vez, a frente fria não se formou sobre as planícies do sul da América do Sul e, por isso, não foi possível seu deslocamento pelas terras baixas, que a levariam até a Amazônia Ocidental".
(Da Redação Da Agência ContilNet )

JORDÃO 22 ANOS: Hora Cívica é marcada pela apresentação dos Desbravadores

Kézio Araújo, do Blog Fala Jordão – falajordao@gmail.com
Localizado no interior do Acre, o município de Jordão completou na ultima segunda-feira, 28 de abril, o seu vigésimo segundo aniversário de emancipação política e administrativa.
A hora cívica atraiu dezenas de alunos das escolas públicas para ouvir as explanações das autoridades locais. O momento foi marcado pela a apresentação dos desbravadores.
QUEM SÃO OS DESBRAVADORES?
Um grupo de meninos e meninas com idade entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais, cor, ou religião. Reúnem-se uma vez por semana para aprender a desenvolver seus talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza.
Vibram com as atividades ao ar livre, gostam de acampamentos, caminhadas, escaladas, explorações nas matas e cavernas. Sabem cozinhar ao ar livre, fazendo fogo sem fósforo. Demonstram habilidades com a disciplina através de ordem unida, e têm criatividade despertada pelas artes manuais. Combatem, também, o uso de fumo, álcool e drogas.
Trabalham em equipe procurando sempre ser úteis à comunidade. Prestam, também, socorro em calamidades e participam ativamente de campanhas comunitárias para ajudar pessoas carentes. Em tudo que fazem, procuram desenvolver amor a Deus e à Pátria e, além disso, formam muitos amigos.
O clube está presente em mais de 160 países, com 90.000 sedes e mais de dois milhões de participantes. Existem oficialmente desde 1950, com um programa oficial da Igreja Adventista do 7º Dia. Meninos e meninas de qualquer fé religiosa podem participar deste movimento que tira da diversidade, o colorido da energia juvenil.
Galeria de imagens

26 de abril de 2014

JORDÃO: Hoje é o dia 'D' da Saúde do Homem

A Secretaria Municipal de Saúde convida a toda a população para o lançamento do Programa Saúde do Homem, que acontecerá neste sábado, 26, a partir das 08h, na Unidade de Saúde Antonio Rodrigues Dourados.
A população masculina, com idade igual ou superior a 19 anos terá a oportunidade de receber os seguintes atendimentos: teste de hepatites B e C, VDRL, HIV, controle de glicemia, controle de pressão arterial, PSA prostático, atendimento odontológico, controle de índice de massa corporal, solicitação de ultrassonografia prostática, solicitação de exames laboratoriais e consultas médicas.
Participem. 'HOMEM QUE SE CUIDA, NÃO PERDE O MELHOR DA VIDA'.

25 de abril de 2014

JORDÃO: Estamos temporariamente sem sinal de telefonia móvel

Celular do blogueiro (Foto: Arquivo pessoal)
Desde as primeiras horas desta sexta-feira, 25, o município acriano de Jordão, localizado no interior do Estado, está sem os serviços de telefonia móvel da Oi Telecomunicações.
A operadora é a única prestadora de serviços na querida terrinha. Maiores informações em breve.

AGONIA DOS PREFEITOS OU: REPETINDO O ÓBVIO

São muitas as críticas de diversos setores da sociedade em relação ao fraco desempenho administrativo e político dos prefeitos eleitos em 2012. Quase um ano e meio após a posse, confirma-se a paisagem por mim descrita no artigo “Caldo grosso e cenário assustador ou: se vira nos trinta”, em janeiro de 2013.
Os dias são de grande incerteza para os executivos municipais. Alguns cogitam a renúncia; outros ameaçam passar a chave nas prefeituras.
Quem se arrisca a defender os prefeitos diante da situação caótica e dos baixíssimos índices de aprovação que a maioria enfrenta? Como a questão é de grande relevância e mesmo correndo o risco de parecer repetitivo, faço esta empreitada com convicção.
O malogro dos prefeitos é muito mais de ordem estrutural e conjuntural do que propriamente de capacidade gerencial.
A verdade é que os municípios brasileiros, principalmente no norte e nordeste, estão sendo sacrificados e pagando o pato pela centralização e inércia do Governo Federal. Não há mais como suportar a política centralizadora das receitas públicas pela União.
Na última década, aumentou significativamente as responsabilidades dos municípios para com a população, e os recursos destinados às novas e antigas funções não tiveram o crescimento na mesma proporcionalidade.
Os investimentos em novas construções e aquisições de equipamentos tornam-se um peso, pois os municípios não possuem receitas suficientes para o custeio.
É quase impossível o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, pois nos últimos cinco anos foram sancionadas leis de pisos salariais com reajustes bem acima da inflação e do crescimento da economia. Há uma relação inversa entre o crescimento das obrigações com pagamento de salários e encargos trabalhistas e o crescimento da receita municipal.
A isenção de IPI iniciada em 2009 reduziu arbitrariamente as receitas dos municípios pela queda do FPM. Já o Governo Federal, com a elevação do consumo, aumentou significativamente sua arrecadação em outros tributos que os municípios não possuem nenhuma participação.
Recentemente, um prefeito acreano foi motivo de piada ao propor que fossem perdoadas as dívidas dos municípios. A sugestão não deveria ser tratada como pilhéria, dado que a União abocanha mais de 60% da arrecadação, não possui a obrigatoriedade do cumprimento da LRF, perdoa as dívidas de outros países e ainda faz investimentos a ‘fundo perdido’ noutros. Por outro lado, o tratamento dispensado aos municípios brasileiros é de extrema crueldade.
Qual a alegação do Governo Federal para perdoar a dívida de vários países para com o Brasil? A necessidade de continuar mantendo relações estratégicas. E os municípios brasileiros não possuem importância mais que estratégica para o país?
A população, que em sua grande maioria desconhece esta situação, exige com razão o atendimento das demandas de responsabilidade dos municípios.
Administrativamente, há muito pouco o que executivo municipal possa fazer para amenizar o ocaso. A questão tornou-se de pressão política nacional.
Independente de cores partidárias, os prefeitos devem agir em conjunto para forçar a reforma fiscal e tributária, o pacto federativo e uma distribuição das receitas que contemple melhor os municípios. Afinal de contas, são neles que moram os brasileiros. É lá que acontecem as coisas e que existem as principais demandas dos cidadãos.
Francisco Nazareno é diretor do ITV – Instituto Teotônio Vilela/AC

24 de abril de 2014

Vereador do Jordão parabeniza Tarauacá pelos 101 anos de emancipação

Parabéns Tarauacá pelo aniversário de emancipação político-administrativa!
O dia de hoje tem um brilho festivo que resguarda em teu seio acolhedor um povo lutador, que é formado por uma mistura de credos e de ideologias diversas! Porém, o que os une numa comunhão de irmãos: é você Tarauacá; terra da mulher bonita, e do abacaxi grande! A nossa cidade encantadora que hoje completa os seus 101 anos de história e que guarda na sua memória a luta dos seus desbravadores, dos seus construtores, dos seus filhos e filhas amadas, dos seus heróis encantados e aqueles que vivem no anonimato, que através de muitas lutas e resistências trouxeram para este povo com amor, suor e muita labuta, a construção de suas histórias marcada pelo brilho de muitas vitórias!
Que tem recebido bem a todos nós!!! Agora receba o carinho e o nosso abraço Tarauacá.
Pastor Abel Ximenes, Vereador de Jordão.

REGISTRO: Hoje é o aniversário do Hanson Hawell

Meu filho, Hanson Hawell Estou aqui tentando encontrar a palavra certa para começar a escrever sobre a sua presença em minha vida, mas é um amor sem tamanho, sem medida e que faz o coração bater descompassado quando me olhas com essa carinha de sapeca pedindo algo, e eu fico boba, sorrindo e rezando pra Deus te dar muita saúde.
Eu vivo um dia de cada vez por você. Nenhuma data pode ser comparada a essa, nenhuma alegria poderá ser maior do que a do seu nascimento. Desejo todo amor que houver nessa vida para você, além de sabedoria para fazer sempre as escolhas certas.
Hoje meu maior desejo é que sua felicidade seja eterna, como a minha passou a ser quando você nasceu. Meu filho, quero que tu saibas que, é duro admitir que tu estejas a crescer e não é mais aquele bebezinho que eu carregava nos braços, e ao mesmo tempo, o meu coração se enche de orgulho por ver-te saudável e por ser esse filho maravilhoso que tu és.
Lembro-me de seus primeiros passos, eu estava ali pra lhe segurar pelas mãos para que você não caísse, falando as suas primeiras palavras, choro de alegria em lembrar, porém você cresceu e continua lindo. Filho, você não nasceu por acaso, você não veio ao mundo por descuido, nasceu por amor, nasceu por que eu te quis e quis muito. Neste dia magnífico que celebras o teu nascimento, todos os meus pedidos invocam a manutenção da tua saúde, da tua alegria e da tua felicidade.
E não esqueça jamais, ame-se, seja gentil consigo e com o próximo, humilde, aprenda a ter a paciência com suas próprias limitações. Parabéns e muitos anos de vida. E nunca desista dos seus sonhos, pois sua vida está apenas começando.
Amo você intensamente e completamente! De sua mãe Lidiane Oliveira

ENEM NO JORDÃO: O presente de 22 anos de emancipação política

Estudantes protestaram exigindo o ENEM no município (Foto: João Bráz)
Por Leandro Matthaus, do Blog Tarauacá Agora
A melhor noticia e o presente para os jordanenses que dentro de alguns dias irão comemorar 22 anos de emancipação política é que os estudantes ganharam o direito de realizar a prova do ENEM na cidade. 
A luta pela realização do exame nacional do ensino médio no município vem desde de 2012, quando estudantes, professores, comunidades em geral saíram as ruas reivindicando esse direito. Em 2013 os munícipes tinham que se deslocar de barco até Tarauacá, viagem com duração de sete dias.
Os gritos das ruas foram ouvidos e abraçados pelo senador Sérgio Petecão (PSD) e a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) que compraram essa "briga" com o MEC e o INEP.
Foram dias de angustia até a tarde de ontem, quando, por meio da rede social Perpétua Almeida fez o anuncio.

JORDÃO: Polícia Militar prende jovem que arrombou Posto de Atendimento Eleitoral

Kézio Araújo, do Blog Fala Jordão – falajordao@gmail.com
Após receber a denúncia sobre o arrombamento do Posto de Atendimento Eleitoral (PAE), ocorrido na madrugada de terça-feira, 22, a guarnição da Polícia Militar se dirigiu ao local e constatou a veracidade dos fatos.
A chefe do PAE identificou que estavam faltando armas brancas e uma escopeta de fabricação caseira.
As policias militar e civil iniciaram uma investigação para chegar ao agente, e descobriram como autor do crime o jovem Antonio José Lima de Souza, 18 anos, conhecido vulgarmente por ‘preto do Joel’. Preto era o principal suspeito por ter sido preso em ocorrência anterior com posse da escopeta de fabricação caseira, e por ser uma figura envolvida constantemente em vários roubos e furtos na cidade.
A PM recuperou 8 (oito) facas tipo pexeira, de um número estimado de 30 (trinta) armas brancas furtadas. A arma de fogo não foi encontrada. O agente foi encaminhado à Delegacia de Polícia do município e encontra-se à disposição do delegado para os procedimentos legais.

23 de abril de 2014

Márcio André: "Juventude exige mudanças e transforma Enem em realidade no município do Jordão"

Márcio André é Coordenador da JPT de Tarauacá (Foto: reprodução Facebook)
Surgida no período áureo da borracha, a Vila Jordão só ganhou o status de Município no dia 28 de abril de 1992 quando por força da Lei 1.034 teve seu território de 6.695,5 km² desmembrado do Município de Tarauacá. Essa Noticia as vésperas do Aniversário de 22º Anos, não poderia ter presente Melhor.
Hoje o Município do Jordão conta com quase 10 mil habitantes. A Jornada da Juventude nas ruas por mais educação reivindicam que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sejam realizadas no município, centenas de jovens foram às ruas pintaram suas caras e ecoaram em uma só voz,‪#‎ENEM NO JORDÃO JÁ# , que conquistou corações e mentes da juventude Acriana, e ai essa Bandeira de luta tornou–se nossa da JUVENTUDE.
No ano de 2013 vários jovens se deslocaram de embarcação Fluvial para realizarem as provas na cidade de Tarauacá, outros que estavam concluindo o ensino Médio vieram em vôos fretados pelo Governo do Estado gerando ônus aos cofres Públicos. 
A luta dos estudantes para o Enem chegar ao ponto em que chegou e ser uma importante porta de entrada para o ensino superior para quem jamais sonharia em cursar universidade é realidade agora no Jordão.
Os jovens saíram às ruas para reivindicar seus direitos e mudou. As provas do Enem ocorrerão no município do Jordão, Afirmou a Deputada Perpétua Almeida, Depois de uma visita ao Ministério de Educação, A luta do movimento estudantil conquistou também inúmeras Bandeiras. E o mais importante é que a VOZ DA JUVENTUDE DO JORDÃO CHEGOU A BRASILIA.....devemos sim reconhecer a JUVENTUDE DO PARTIDO DOS TRABALHADORES /JPT, e Também a UJS, pela dedicação, união e bravura que levantaram essa Causa nobre e fazer também uma ressalva a Todos os Jovens e Estudantes que fizeram parte dessa luta independente de fazer parte dessas organizações juvenis.
Os estudantes lutam para que o ensino superior atenda os anseios dos jovens por condições de estudos capazes de satisfazer as necessidades de todos. A luta dos estudantes transformarem o Enem numa realidade e uma Oportunidade a mais para a Juventude do Jordão.
Márcio André Marinho, Militante do PT Acre e Coordenador da Juventude do PT de Tarauacá - Acre

REGISTRO: Hoje é o aniversário de 15 anos da Paulinha

Parabéns pelos seus 15 anos. A festa está apenas começando!
Que Deus proporcione muitas felicidades hoje e sempre. Meus votos são de que você nunca perca a beleza e o otimismo que a juventude tem lhe dado. Você é uma estrela que brilha, um ser maravilhoso. Que Ele ilumine a passagem desses seus quinze anos, para que a sua vida seja linda. 
Hoje, neste dia tão belo em que completa os seus anos, quero desejar-lhe também muita paz, amor, saúde e felicidades, e que os jardins da sua vida sejam para sempre coloridos. Igual as rosas que desabrocham para a vida, introduzindo beleza e irradiando perfume, assim desejo que transcorram os seus quinze anos.
Os que com você sonharam e viveram os pequenos e grandes momentos da sua vida, hoje se alegram em comemorar os seus 15 anos. Feliz aniversário!
De sua mãe, Luana Guimarães, que te ama muito.

Perpétua Almeida: "Agora é pra valer. Enem em todo o Acre"

 Foto: reprodução Facebook 
Agora é pra valer: Enem em todo o Acre!
Hoje, em reunião com Ministério da Educação e INEP, CONSEGUIMOS INCLUIR Jordão e Santa Rosa para receberem as provas do Enem.
Ano passado já havíamos conseguido incluir Porto Walter e Thaumaturgo.
Assim todos os jovens acreanos, inclusive dos municípios mais distantes, terão oportunidade de fazer as provas do Enem e sonharem com um curso universitário.
Valeu a luta! Valeu a vitória!

22 de abril de 2014

JORDÃO: SEPN e Coordenadoria de Mulheres implantarão projeto Economia Solidária no município

Kézio Araújo, do Blog Fala Jordão - falajordao@gmail.com
Dezenas de mulheres reuniram-se na tarde da ultima terça-feira, 22, no Auditório do Centro de Cultura e Florestania, para debater políticas públicas para o gênero.
O evento foi colegiado pela Coordenação Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (CMPPM), com o objetivo de apresentar uma alternativa para geração de renda e independência financeira às mulheres da zona rural do município de Jordão, no interior do Acre.
Márcia Souza, Chefe do Departamento de Economia Solidária da SEPN (Foto: Kézio Araújo/ Blog Fala Jordão)
A Chefe do Departamento de Economia Solidária da Secretaria Estadual de Pequenos Negócios (SEPN), Márcia Souza, veio ao município para lançar a proposta de implantação do projeto Economia Solidária.
O posicionamento favorável do órgão estadual é fruto de reivindicação direta da coordenadora Vângela Galvão (CMPPM), quando esteve na capital acriana participando do lançamento do projeto de Fortalecimento da Cidadania e da Organização Produtiva de Mulheres Rurais do Estado do Acre.
A economia solidária vem se apresentando, nos últimos anos, como uma alternativa inovadora na geração de trabalho e renda. O programa fortalecerá o trabalho dos grupos de vários segmentos (costura, alimentação, artesanato...) que seguem ativos no município, porém, sem o devido incentivo.

JORDÃO: Cartório da cidade é arrombado e ladrão leva arma

Jairo Carioca – da redação de ac24horas
O Cartório da cidade de Jordão amanheceu arrombado. A única servidora do Tribunal de Justiça no município, Lidiane Oliveira da Silva, informou que armas brancas e uma escopeta de fabricação caseira foram furtadas. Na cidade só existe um agente de Policia Civil, José Ribamar. Até a manhã desta terça-feira o PC não tinha pistas do ladrão.
Ainda de acordo a servidora pública, o ladrão tentou primeiro entrar pela janela do prédio que fica na região central da cidade. Não obtendo êxito e muito à vontade, ele arrombou a porta da frente.
“Nenhum processo foi danificado ou extraviado, o alvo parece que era somente as armas brancas e uma escopeta”, disse a servidora.
Em Jordão, no cartório funciona o Juizado Especial Criminal, mas na cidade não existe promotor, nem juiz e nem delegado de policia. O blogueiro Jucimar Mendonça disse que a cada dia cresce o número de furtos, arrombamentos e até assaltos na cidade.

21 de abril de 2014

JORDÃO: Atividades culturais e esportivas marcam o Dia do Índio

Kaxinawá demonstra habilidades com arco e flecha (Foto: Kézio Araújo/ Blog Fala Jordão)
Kézio Araújo, do Blog Fala Jordão – falajordao@gmail.com
Dezenas de indígenas da etnia Kaxinawá, do município de Jordão, localizado no interior do Acre, se reuniram no ultimo sábado (19), na praça central, para participarem de vários jogos e atividades culturais em comemoração ao Dia do Índio.
Os huni kuis, povos verdadeiros, participaram de torneios de arco e flecha, jogos de futebol e cabo de guerra. Populares puderam acompanhar as exposições da medicina tradicional, artesanatos culturais, acervo cinematográfico, pinturas corporais, comidas típicas, cantorias e marirí.
O Pólo Base de Saúde Indígena deu início a Campanha de Vacinação Contra a Influenza. Os atendimentos ocorreram durante todo o dia, tendo em vista que abril é o Mês da Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI).
Jordão é um dos municípios que possui uma quantidade expressiva dos povos indígenas em sua população. Dos pouco mais de 7.000 (sete mil) habitantes, quase 40% são Kaxinawás, que residem em 32 aldeias, subdividas em três terras, ao longo dos rios Tarauacá e Jordão.
Galeria de imagens

20 de abril de 2014

REGISTRO: HOJE É O ANIVERSÁRIO DELA

Parabéns e feliz aniversário, minha senhora, Paula Jucihellen
Hoje é uma data mais que especial, pois, é o dia em que você completa mais um ano de vida. O tempo se passa, mas você continua linda como sempre, como no início de tudo, quando nos conhecemos.
Aniversariar é muito mais do que somar um ano, é acumular 365 dias de novas experiências, alegrias, tristezas, conquistas e perdas. E nesta data, nada mais justo do que agradecer por todas as palavras e gestos de carinho que tens manifestado para mim, em qualquer situação, ao longo do tempo em que convivemos.
Muito obrigado por tudo, principalmente pela paciência que tens comigo, pois, por mais que me esforce, confesso que estou muito longe de ser o esposo perfeito, que tanto merece.
Ah! Quase me esqueço de dizer que seu presente está bem guardado a sua espera. Parabéns e feliz aniversário, minha senhora, Paula Jucihellen.

19 de abril de 2014

JORDÃO: Agência Nacional de Águas instala estação de hidrometeorologia no município

 A plataforma vai disponibilizar os dados de temperatura, índice pluviométrico e umidade relativa do ar.
A Agência Nacional de Águas (ANA) através de um convênio firmado com o governo do Estado por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), concluiu na tarde desta sexta-feira, 18, a montagem da rede de alerta para monitoramento de eventos críticos hidrológicos.
A rede é composta por plataformas automáticas com telemetria que envia dados via satélite em tempo real pela internet. Estes dados são disponibilizados de 15 em 15 m/n pelo Site da ANA.
No município de Jordão a plataforma vai disponibilizar os dados de temperatura, umidade relativa do ar e índices pluviométricos. Atualmente, em todo o Estado do Acre, já foram instaladas 24 das 32 estações previstas no projeto.
Jucimar Mendonça, do Blog JDRealidade

18 de abril de 2014

JORDÃO: Dia do Índio terá grande programação de atividades culturais

À noite, apresentações de acervo cinematográfico, cantorias e marirí marcarão o encerramento das atividades.
Kézio Araújo, do Blog Fala Jordão - falajordao@gmail.com
O dia 19 de abril é a data em que comemora-se nacionalmente o dia do índio. A data foi criada e decretada pelo presidente Getúlio Vargas, como forma de homenagear esse povo.
Jordão, localizado no interior do Acre, é um dos municípios que possui uma quantidade expressiva dos povos indígenas em sua população. Dos pouco mais de 7.000 (sete mil) habitantes, quase 40% são indígenas da etnia Kaxinawá, que residem em 32 aldeias, subdividas em três terras, ao longo dos rios Tarauacá e Jordão.
O dia do índio é sempre lembrado com muitas festividades pelos  huni kuis, o povo verdadeiro, durante rituais e apresentações de sua cultura. Neste ano, os Kaxinawás farão exposições da medicina tradicional e de artesanatos culturais, pinturas corporais e comidas típicas, além de participarem de torneios de arco e flecha, jogos de futebol e cabo de guerra.
Estas atividades ocorrerão pela manhã do próximo sábado, 19, na Praça Municipal. A Secretaria de Obras e Limpezas Públicas está auxiliando na estrutura do evento.
O Pólo Base de Saúde Indígena estará dando início a Campanha de Vacinação Contra a Influenza. Os atendimentos ocorrerão durante todo o dia, tendo em vista que abril é o Mês da Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI).
À noite, apresentações de acervo cinematográfico, cantorias e marirí marcarão o encerramento das atividades.

17 de abril de 2014

Crac contrata atacante Araújo, que estava no Goianésia

Araújo é o novo atacante do Crac
No ultimo sábado (12), o presidente executivo do Crac Helson Barbosa anunciou a contratação de mais um jogador para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série C.
Trata-se do atacante Araújo, de 28 anos, que disputou o Campeonato Goiano desta temporada pelo Goianésia. Na temporada de 2011, Araújo foi considerado um dos jogadores mais importantes do Rio Branco do Acre. Araújo tem como principal característica a velocidade.
Já são 14 jogadores confirmados pela diretoria do Crac visando a disputa do Campeonato Brasileiro da Série C: os goleiros Adriano, Giuliano e João Pedro, lateral-direito Wallace, zagueiros Tiago Bob, Cris e Thiago Sala, volantes Zé Neto, Thiago Carpini e Coquinho, meias Zotti e Rafael Sayão e atacantes Nino Guerreiro e Araújo.
(Com informações do Futebol Goiano).

JORDÃO: Junta de Serviço Militar oferece alistamentos no município

Os serviços estarão disponíveis até a próxima quinta-feira, 25, na prefeitura de Jordão.
Kézio Araújo, do Blog Fala Jordão – falajordao@gmail.com
A Junta de Serviço Militar de Tarauacá (AC) disponibilizou na manhã da ultima quarta-feira, 16, os serviços de alistamento militar aos jovens do município de Jordão, no interior do Estado.
Os interessados deverão comparecer munidos com Certidão de Nascimento, Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), e duas fotos 3x4 (as fotografias são oferecidas pela prefeitura a custo zero). No ato da inscrição será cobrada apenas a taxa militar, no valor de R$ 2,76.
A previsão é de que pelo menos 200 (duzentas) pessoas sejam atendidas através deste projeto. A ação se dá através da parceria entre as prefeituras de Tarauacá e Jordão, atendendo o requerimento do vereador Abel Ximenes (PCdoB).

16 de abril de 2014

ACRE: JBS é condenada em R$ 2,5 milhões por dano moral coletivo no Estado

Da redação de AC24Horas, com informações do MPT/AC
A líder mundial em processamento de carne bovina, JBS, detentora da marca Friboi, foi  acionada na Justiça pelo Ministério Público do Trabalho no Acre, e condenada a pagar indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 2.500.000,00 (dois milhões e quinhentos mil reais). A JBS foi processada pela Procuradora do Trabalho Marielle Rissanne Guerra Viana Cardoso, da Procuradoria do Trabalho na capital acriana, Rio Branco, por submeter seus empregados ao trabalho em ambientes com precárias condições de higiene e a acidentes de trabalho, cujos registros em dois anos somando 39 casos, além do elevado número de auxílio-doença concedidos a trabalhadores para tratamento de saúde.
A sentença condenatória foi dada pelo juiz do Trabalho Fábio Lucas Telles de Menezes Andrade Sandim, da 1ª Vara do Trabalho de Rio Branco, nos autos da Ação Civil Pública ajuizada pelo MPT. Além do pagamento do dano moral coletivo, foi imposta à JBS multa diária no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por obrigação de fazer e de não fazer que deixar de cumprir de imediato, no total de dezesseis estabelecidas.
Para garantir o pagamento dos R$ 2,5 milhões e meio de reais da condenação por dano moral coletivo, a Justiça do Trabalho no Acre determinou a expedição de ofícios aos Cartórios de Registro de Imóveis de Rio Branco-AC e das demais localidade que se fizerem necessárias, para que sejam bloqueados bens da JBS até o limite do valor arbitrado.
De acordo com a sentença, os valores a serem pagos pela JBS vão ser revertidos ao FIA – Fundo da Infância e Adolescência em Rio Branco, ou, a critério do Ministério Público do Trabalho e do Poder Judiciário, em benefício da sociedade acriana, a exemplo de destinação a centro fisioterápico a ser criado para o atendimento de pessoas atingidas por doenças decorrentes do desrespeito ao meio ambiente de trabalho sadio e adequado.
Entre as obrigações de fazer e de não fazer determinadas na sentença judicial e requeridas pelo Ministério Público do Trabalho, estão a de fornecer gratuitamente equipamentos de proteção individual necessário ao trabalho; disponibilizar armários individuais para a guarda dos pertences dos trabalhadores; adequar as condições sanitárias dos banheiros utilizados pelos empregados; providenciar equipamentos adequados para a atividade laboral, como as serras fita de braço articulado vertical com movimento para guiar e empurrar a carne e impedir o acesso da mão do trabalhador a área de corte; depositar mensalmente o fundo de garantia por tempo de serviço; conceder repouso semanal remunerado.
Deve também a empresa proceder a anotação da hora de entrada e saída do trabalho; abster-se de prorrogar jornada de tralho além do limite permitido em lei; conceder o mínimo de onze horas consecutivas para descanso entre jornadas de trabalho, computar, sempre que devidas, as horas de deslocamento para o trabalho; pagar salário e demais parcelas que compõem a remuneração até no máximo o quinto dia útil ao mês subsequente.
A marca se destacou nos últimos dois anos com campanhas publicitárias usando a imagem positiva do ator Tony Ramos.

PURAQUÉ AO MOLHO ROSÊ, PARA REPOR AS ENERGIAS

Foi irrecusável o convite que uma amiga me fez, para apreciar o sabor do famoso e perigoso peixe elétrico, conhecido por poraquê ou puraqué. Posso afirmar que foi um almoço para REPOR AS ENERGIAS.
A única dificuldade encontrada no processo de degustação, foi 'catar' a grande quantidade de espinhas nanicas afixadas dentre a carne macia e suculenta, que sustenta rumores de ser afrodisíaca.
Confesso que me surpreendi, não pela coragem em experimentar o desconhecido, mas por descobrir que o sabor do 'bicho' é igual ao de qualquer outro peixe.
Enfrentar o desconhecido é romper o território do medo, invadindo a misteriosa vida. (Joni Baltar)

JORDÃO: Poraquê de 5 kg é capturado em canal, no centro da cidade

O poraquê tinha aproximadamente 1,4 metros de comprimento, e pesava cerca de 5 kg.
Kézio Araújo, do Blog Fala Jordão – falajordao@gmail.com
Um grande peixe elétrico (conhecido popularmente como puraqué/ poraquê) foi capturado e na ultima segunda-feira, 14, quando nadava no canal que cruza o município de Jordão, no interior do Acre. O canal tem a função de escoar para o rio as águas de um igapó que forma-se às laterais do Aeroporto Municipal Santos Dumont.
O animal foi atingido por um único golpe de terçado que separou a cabeça do restante do corpo liso e perigoso. O peixe pode emitir descargas elétricas elevadas de até 1500 volts, até cerca de três ampères, não simultaneamente nesses valores, mas suficiente para matar até um cavalo.  Um segundo poraquê de tamanho superior foi visto momentos depois no mesmo local quando descia o leito com destino ao rio.
UM ALERTA: É comum ver algumas crianças brincando nas laterais e até mesmo dentro das correntezas escuras e traiçoeiras do canal, principalmente nos dias de chuva, quando o nível das águas se eleva.

15 de abril de 2014

JORDÃO: Após rápida elevação, rios voltam aos seus níveis normais

Kézio Araújo, do Blog Fala Jordão – falajordao@gmail.com
Após uma madrugada inteira de chuva intensa, os rios Tarauacá e Jordão elevaram rapidamente o nível de suas águas durante a última segunda-feira, 14, preocupando populares que residem na parte baixa da pacata cidade de Jordão, localizada no interior do Acre.
Uma casa localizada na região central da cidade teve o assoalho coberto pelas águas, mas o proprietário se recusou em abandonar o lar. Vários terrenos também foram invadidos pelas correntezas, porém, a situação não ofereceu graves riscos à população.
Em menos de 24 horas o manancial começou a apresentar expressivos sinais de vazante, e a população voltou a respirar o clima de tranqüilidade.

JORDÃO: Comunidade acompanha via rádio os jogos do campeonato de futsal 2014

Kézio Araújo, do Blog Fala Jordão – falajordao@gmail.com
No início de 2008, o radialista Mauro Brito transmitiu o primeiro jogo via rádio no município, juntamente com o atual prefeito Élson Farias, e com os comentários marcantes e inconfundíveis do “Irmão Barrote”.
Há cinco anos sem transmitir os jogos de futsal, a Rádio Jordão FM retoma as atividades e leva as principais informações e lances em grande estilo através do quadro Bola na Rede.
Lançando recentemente, o Bola na Rede transmite pelas ondas do rádio os principais confrontos de cada rodada do campeonato de futsal 2014, dando assim um requinte à competição. O quadro leva os principais lances e jogadas com a narração e comentários de quem realmente entende do assunto.
O radialista Mauro Brito realiza a narração em detalhes de cada jogada dentro das quatro linhas. (Foto: Kézio Araújo/ Blog Fala Jordão)
O comentarista Marcelo Gleyson faz análises precisas dos jogos e da atuação de cada equipe, e atletas. (Foto: Kézio Araújo/ Blog Fala Jordão)
Direto das quadras, as entrevistas e as informações de substituições, e quaisquer movimentações dos bastidores da rodada ficam sob o comando do repórter Halair Silva, o apresentador do programa FM Esportiva na referida emissora de rádio. (Foto: Kézio Araújo/ Blog Fala Jordão)
O sucesso do Bola na Rede é refletido nas participações dos ouvintes através de centenas de mensagens SMS, comprovando a aceitação do novo projeto. O quadro tem o apoio total do médico Márcio Rogério, que não mediu esforços para mobilizar junto aos profissionais locais da classe, a aquisição e doação dos materiais de transmissão para a rádio.

14 de abril de 2014

JORDÃO: Produtores investem em matrizes leiteiras

Equipe da Seaprof orientou os produtores na compra de plantel para a produção de leite (Foto: Terezinha Moreira/Seaprof)
Por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Mais Alimentos, cinco produtores do Jordão acessaram crédito para adquirir matrizes leiteiras. A compra dos animais foi neste fim de semana, quando visitaram a região do Alto Acre.
Essa é uma ação de incentivo à produção de leite no município. No total os produtores investiram R$ 240 mil para a compra de gado leiteiro. Cada produtor adquiriu 10 vacas e um touro.
A logística de transporte do gado para o município inclui um trecho de caminhão até Tarauacá, e depois de barco, subindo o rio num período de três a quatro dias. “Mas vale a pena, porque precisamos de resultado na produção da bacia leiteira. Não temos gado leiteiro no nosso município”, disse o produtor Expedito Gomes do Nascimento.
O gerente do Banco do Brasil em Tarauacá, Carlos Lacerda Ribeiro, que acompanhou o grupo durante visita às fazendas em Brasileia, afirmou que os recursos foram liberados e o banco tem responsabilidade socioambiental.
Terezinha Moreira