9 de abril de 2014

Tarauacá sedia o Primeiro Seminário Intermunicipal do PNAIC

O evento atraiu centenas de pessoas entre professores, formadores, gestores escolares, gestores municipais e representantes de Tarauacá, Feijó e Jordão.
Kézio Araújo, do Blog Fala Jordão – falajordao@gmail.com
"Socializando Gentes, Saberes e Práticas na alfabetização", esse foi o tema do Primeiro Seminário Intermunicipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), realizado na manhã da última segunda-feira, 7, na Escola Municipal Professor José Augusto de Araújo, em Tarauacá.
O evento recebeu centenas de pessoas entre professores, formadores, gestores escolares, gestores municipais e representantes de Tarauacá, Feijó e Jordão.
O PNAIC é um programa cujo objetivo imediato é a alfabetização em língua portuguesa e matemática, até o 3º ano do ensino fundamental, de todas as crianças das escolas municipais e estaduais brasileiras.  Caracteriza-se pela integração de diversas ações e diversos materiais que contribuem para a alfabetização; Pelo compartilhamento da gestão do programa entre governo federal, estados e municípios; e pela orientação de garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a serem aferidos pelas avaliações anuais.
Aluna protagoniza a boneca Emília, do Sítio do Pica Pau Amarelo (Foto: Kézio Araújo/ Fala Jordão)
Alunos protagonizam João e Maria em peça infantil (Foto: Kézio Araújo/ Fala Jordão)
O acontecimento superou as expectativas no que diz respeito à socialização de pesquisas e práticas pedagógicas, com foco na elevação da qualidade do ensino e das aprendizagens dos alunos. Também socializando a sistematização da produção teórica e a prática docente sobre os temas abordados durante as realizações das ações do Pnaic em 2013.
O município acriano de Jordão, localizado no interior do Estado, é o único a oferecer acompanhamento ao povo indígena. Os 15 professores Kaxinawás recebem formações na zona urbana, e em suas aldeias, isoladas no meio da selva.
Nonata de Aguiar Bezerra, Coordenadora do PNAIC de Jordão (Foto: Kézio Araújo/ Fala Jordão)
A professora Raimunda Nonata de Aguiar Bezerra representou o município de Jordão, assim como os coordenadores do PNAIC dos pólos da regional Tarauacá/ Envira. “A amostragem das ações foi um sucesso. Acredito que os objetivos foram atingidos. Agradecemos a todos que colaboram e se empenharam na preparação e execução do Seminário” – enfatizou a coordenadora.
Primeira Formação de 2014 (Foto: Kézio Araújo/ Blog Fala Jordão)
Na terça-feira, 08, iniciou-se a primeira formação de 2014, aprofundando alguns aspectos importantes da Língua Portuguesa, com a professora Expedita Gomes. Nesta quarta-feira deu-se início à formação de matemática: alfabetização e letramento em matemática, com o professor Antonio da Silva fazendo a apresentação dos módulos de estudo, destacando os eixos temáticos: geometria, grandezas e medidas, educação estatística, números e operações e pensamento algébrico. Os estudos seguem até sexta-feira, quando os coordenadores retornam aos municípios para dar continuidade aos trabalhos do Pnaic 2014.
Galeria de imagens

Nenhum comentário: