27 de julho de 2016

Comerciante diz que Jordão é uma terra com potencial em produção

"Essa é uma terra rica. O solo é fértil e chove bastante. Tudo o que se planta dá. Diferente de onde venho, que não temos condições para produzir" (Foto: Kezio Araújo)
Severino de Souza Santos, conhecido por Federal, 54 anos, tem um pequeno comércio no centro de Jordão onde trabalha no ramo de confecções. Federal é natural de Santa Cruz, cidade do interior de Recife. Ele diz que o clima e o solo de Jordão são propícios para o cultivo de qualquer tipo de hortaliça.
O pernambucano utiliza uma pequena área de terra que fica ao lado do comércio para cultivar batata doce, inhame, abacora, tomate, milho, quiabo, maxixe e outros. A plantação é concentrada em uma área de terra inferior a 12 metros quadrados e fica a menos de um metro de uma das principais ruas da cidade.
Por não ter espaço suficiente, ele utiliza uma técnica que consiste na plantação dos legumes em sacos preenchidos com estrume à base de terra e folhas secas.
O carpinteiro José do Nascimento, 34 anos, natural de Jordão, disse ter ficado impressionado com a técnica e o desenvolvimento dos legumes. - "É enorme. Nunca vi inhame desse tamanho".
Kezio Araújo, Blog Fala Jordão.

26 de julho de 2016

Atleta do Jordão é medalhista no Mundial de Jiu-Jitsu Esportivo


Governador Tião Viana recebeu a equipe do Jordão que já tem seu apoio em projeto social de jiu-jitsu (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Governador Tião Viana recebeu a equipe do Jordão, que já tem seu apoio em projeto social de jiu-jítsu (Foto: Diego Gurgel/ Secom)

O governador Tião Viana recebeu na tarde desta quarta-feira, 20, o atleta Cleiton Saraiva, medalhista de bronze no Mundial de Jiu-Jitsu Esportivo, realizado entre 13 e 17, em São Paulo (SP).
Cleiton é do Jordão, e veio de um projeto social que ensina jiu-jitsu para crianças e que conta hoje com o apoio do governo do Estado. O deputado federal Leo de Brito também acompanhou o momento.
O atleta foi medalhista na categoria Faixa Roxa – Super Pesado. Para ele, a experiência de subir ao pódio numa competição tão importante foi emocionante. “A preparação durou dois meses. Foi uma boa preparação e foi uma sensação incrível ganhar essa medalha, representar o Acre, o Brasil e meu município do Jordão”, conta.
Desde 2007, o projeto Futuros Campões, do qual Cleiton também faz parte, oferece aulas gratuitas de jiu-jitsu a dezenas de jovens do Jordão, município de difícil acesso no interior do Acre.
E se antes as aulas eram feitas num tatame improvisado, o governador Tião Viana, ao tomar ciência dessa iniciativa, conseguiu a doação de um novo tatame para o grupo.
Um dos coordenadores do projeto, Kezio Araújo, conta que, após a aquisição do novo tatame, o grupo passou a atender 110 crianças do município. “Antes, em média, nós atendíamos 40 pessoas, e hoje passamos para mais de 100. É um tatame novo que tá trazendo essa oferta para a nossa comunidade.”
Samuel Bryan, Agência de Notícias do Acre

19 de julho de 2016

Identidade e avanço social no Jordão


Forjado nas curvas do rio, no topo dos morros, na chama da poronga e no corte da seringueira, o povo do Jordão vive em um tempo diferente das grandes cidades.
Sem acesso por terra, apenas pelo Rio Tarauacá e por avião, a pequena cidade vive dias e noites imersa em uma tranquilidade incomum neste mundo globalizado. Isso tudo sem esquecer os desafios de organização necessários a uma zona urbana próspera.
São quatro terras indígenas no Jordão (Foto: Arison Jardim/Secom)
Tanto as muitas histórias com índios não contatados quanto o passado de muito trabalho dos seringueiros (indígenas e não indígenas), o território do Jordão atualmente é composto de uma cultura de forte relação do homem com a natureza.
São quatro terras indígenas (TIs) (Kaxinawá Alto e Baixo Rio Jordão, Seringal Independência, da etnia Huni Kui, além da TI Alto Rio Tarauacá, exclusiva para índios não contatados) e uma reserva extrativista, a do Rio Tarauacá.
Os que não querem viver todos os seus dias na floresta fazem a opção de migrar para a zona urbana, que hoje já contabiliza 34% da população.
Jordão, desde 1992, quando passou de vila para cidade, está se modernizando sem perder a conexão humana com a natureza e dando um importante exemplo de convivência na luta contra o preconceito.
“De primeiro, tinha parentes que não conheciam o Jordão, era difícil ir para lá. Hoje já está legal, muita coisa mudou” - Tuxá Kaxinawá, Aldeia Nova Cachoeira.
Dos cerca de sete mil moradores, mais de dois mil são indígenas. Muitos ou possuem casa no bairro Kaxinawá ou visitam periodicamente a cidade. Um das duplas musicais que animam as festas no fim de semana é indígena e, na Aldeia Lago Lindo, anualmente, é realizado o Festival Xinã Bena do povo Huni Kui, que recebe turistas do mundo todo.
“De primeiro, tinha parentes que não conheciam o Jordão, era difícil ir para lá. Hoje já está legal, todo mês vamos ao município, tem muitas atividades. Muita coisa mudou. Nossa população indígena aumentou e a cidade está organizada”, afirma o agente agroflorestal e líder da Aldeia Nova Cachoeira, na TI Baixo Jordão, Deodato Maia, ou Txuã, em sua língua-mãe.
“Aqui nas aldeias vivemos tranquilos, na nossa tradição, vivemos na floresta. Preservamos e cuidamos dela. Na cultura é assim, a gente se alimenta da pesca e da caça. Tem o roçado de macaxeira, banana, amendoim, milho, inhame e cana-de-açúcar”, continua Txuã. Mesmo vivendo na tradição, a comunidade não deixou de buscar avanços. Atualmente, com apoio de uma organização internacional, possui um moderno sistema de abastecimento de água a energia solar. Em breve, as 32 aldeias da região também poderão ter água potável por meio de poços que o governo do Estado construirá.
“Eu fui bem recebido no Jordão. Quando você é bem aceito e a comunidade te acolhe, é muito bom” – Artur Samosa.
Nascido em Rio Branco, capital do estado, Artur Samosa é exemplo do que o ar do Jordão pode fazer com quem o respira. Em uma viagem de trabalho, ao lado de um grupo Huni Kui, pelo rio, percebeu que ali sua vida mudaria. “Quando eu vinha subindo o Rio Tarauacá, já com três horas de viagem, senti aquele ar totalmente diferente da capital. Um ar puro, da natureza. Aí pensei comigo: ‘Eu que volto? Volto não!”, rememora Artur, em frente a sua casa, enquanto sua filha brinca correndo entre o quintal e a calçada.
Desde então, já são quase 20 anos vivendo com quem lhe recebeu bem. No interior do Acre observa-se com frequência a atitude de acolhimento, são poucos os que dormem na praia em uma noite fria se existe um morador ribeirinho próximo, e fome não se passa quando há uma galinha caipira no quintal. A cidade, sua gente e sua cultura abrigam quem por ali passa: “Quando você é bem aceito, quando a comunidade te acolhe, é muito bom”, afirma Samosa.

História entre pais e filhos

Edinei acorda todos os dias com a vista direto para o rio (Foto: Arison Jarim/Secom)
Com membros espalhados pelo território do Jordão e do Acre, a família Marçal de Castro é um exemplo dos caminhos que o destino percorre. Edinei, de 42 anos, junto de outros irmãos, mantém a colônia Revisão, antiga colocação do Seringal São José. Pai e mãe, Aldenir e Lucimar, há um ano se mudaram para a cidade, onde outra filha já morava desde os 18 anos e atualmente ganha a vida com sua brincadeira de criança, a costura.
“Eu gosto de morar aqui porque foi onde eu nasci e me criei”, diz Edinei (Foto: Arison Jardim/Secom)
Após receber alguns viajantes do rio, que acompanhavam o transporte de insumos para obras de saneamento na cidade, Edinei, mesmo que com poucas palavras, conta um pouco do seu sentimento sobre aquele pedaço de terra, a beira do Rio Tarauacá, cercado por pequenos morros: “Eu gosto de morar aqui porque foi onde eu nasci e me criei. Onde construí família e conseguimos alguma coisa para sobreviver. Aqui eu planto a roça, o milho, banana, arroz”.
A rotina é acordar, fazer o café, dar milho para as galinhas e porcos, averiguar os bezerros e seguir para limpar ou colher no roçado. Pode não parecer muito para quem olha com a visão embaçada pela pressão das cidades, do trânsito e dos entraves de uma sociedade habituada a oito horas de trabalho por dia. Mas as horas na mata eram bem cansativas. O pai, Aldenir, fez isso e algo mais até seus 63 anos; há apenas um se mudou para a cidade. “A opção da gente era essa. Se acordava cedo, se jogava na mata e cortava seringa para sustentar a família”, explica o simpático senhor, agora comerciante.
Como boa parte do Acre, Jordão teve grande comércio de borracha. É possível conhecer pessoas que exploraram o látex até a década de 1990 na região. Hoje, o governo do Estado e prefeitura buscam novas alternativas para a região. Os investimentos em produção são focados na agricultura familiar, com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com recursos do governo federal, além de haver compra dos produtos para merenda regionalizada nas escolas, por parte da prefeitura.
“Eu gosto da floresta, a verdade é essa”, diz Aldenir (Foto: Arison Jardim/Secom)
Mesmo com muito trabalho no passado, o seringueiro Aldenir tem boas lembranças das matas onde estruturou sua família. “Eu via caça, serpentes, aquelas que ficavam enroladas, até hoje eu tenho o maior medo. Mas via também aquela bondade nas pessoas”, conta.
A relação com a natureza não era simplesmente de exploração de recursos. Na Amazônia, os povos da floresta aprenderam que a natureza é sua casa. “Quando estava muito enfadado, chegava no igarapé e bebia aquela água bem fria. Muitas vezes eu tomava banho quando estava muito suado”, lembra, com certa nostalgia na voz. “Eu gosto da floresta, a verdade é essa. Não estou adaptado ainda na cidade”, revela.
Brincadeira de criança virou profissão
Antônia, filha de Aldenir, desde os 19 anos já vivendo na cidade, mostra-se mais acostumada e, graças à compreensão dos pais, criou gosto pela costura já na infância. “Desde a idade de nove anos que comecei a pegar na máquina da minha mãe. Ela saía e eu ia costurar escondida, quebrava as agulhas, mas fui fazendo. Comecei a fazer roupa para os meus irmãos e fazia roupa de boneca”, conta. A clientela era grande já na infância, eram 12 irmãos precisando de roupa nova, além dos vizinhos que a procuravam sempre.
“Eu faço o que eu gosto, sou feliz em ter essa profissão”, diz Antônia (Foto: Arison Jardim/Secom)
“A Antônia ficava à vontade na máquina de costura da mãe dela, aprendendo. Por umas duas vezes, levei ela para plantar a maniva de mandioca. Aí quando o sol tava esquentando, ela plantava a roça e ficava enxugando o suor. Logo vi que aquilo não era para ela”, explica Aldenir.
“Enquanto eu ajudava o Aldenir no roçado, ela ficava na máquina. Me sinto orgulhosa agora, vendo que ela aprendeu e está caminhando sozinha”, afirma a mãe, Lucimar. Antônia, depois de concluir o ensino médio, buscou alternativas para ter sua renda. Após a experiência de ser funcionária não tê-la agradado, decidiu definitivamente viver da costura.
Com uma máquina simples, fez um curso pelo Pronatec e recebeu um moderno equipamento de costura pela Secretaria de Pequenos Negócios do Acre como apoio. “Eu faço o que eu gosto, sou feliz em ter essa profissão. Sei que isso aí eu adquiri pelas necessidades e pela vontade, eu sempre quis”, diz ela.

Cultura tradicional e avanço social

Academia e treinos diários na praça para o público propenso à obesidade, creche noturna para mães estudantes ou que trabalham, pré-natal para todas as gestantes, incluindo ultrassom mensal, obras de saneamento em toda a zona urbana. Essas ações, do Estado ou prefeitura, dão oportunidade a uma cidade de crescer de forma organizada.
No Jordão, os avanços da globalização não deixam de chegar, mas existe uma conexão da natureza com os habitantes da cidade, o que fortalece ainda mais a cultura de povos da floresta.
A família de Lucimar, Aldenir, Antônia e Edinei é símbolo de um novo tempo para os municípios e para o estado. As tradições dialogam com os avanços sociais. “Antes de ter minha filha, até pensei em sair, mas desisti. Quero continuar no Jordão, quero tranquilidade para minha família”, afirma Antônia.
Arison Jardim, Agência de Noticias do Acre











Atendimento social melhora cidadania dos moradores de Jordão

Mutirão de Cidadania atendeu quase 3 mil pessoas no Jordão em abril deste ano (Foto: Sérgio Vale/Secom).
Distante cerca de 450 quilômetros da capital Rio Branco, Jordão é considerado um município de difícil acesso. A principal fonte de sobrevivência dos sete mil jordanenses é a agricultura familiar.
Para chegar ao município só há duas formas: transporte fluvial ou aéreo em aviões de pequeno porte. Junto com as dificuldades de acesso estão os problemas da comunidade em receber as políticas públicas.
Os anúncios na rádio local ainda são a principal forma de comunicação, principalmente para os moradores da zona rural do município. “Eu fiquei sabendo que ia ter um mutirão de atendimento no programa da rádio. Já comecei a organizar a família”, relatou o agricultor familiar Valdemir Moraes.
Pai de oito filhos, Moraes esperava havia muito tempo pelos atendimentos de cidadania, pois nenhum deles tinha documento pessoal ainda. “Fiz questão de as minhas filhas mais velhas tirarem a carteira de identidade, o CPF e o título de eleitor”, contou.
O mutirão de atendimento faz parte do Projeto de Fortalecimento da Cidadania de produtores e produtoras rurais do Acre, onde instituições parceiras se unem com o objetivo de fortalecer a autonomia das mulheres e homens produtores rurais e atendem também demandas sociais.
Os serviços de intervenção social são realizados pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Política para as Mulheres (SEPMulheres), que encaminha as demandas identificadas no projeto às instituições responsáveis
Sanaira, 11, ao lado do pai na casa de passagem em Rio Branco, aguardando retorno para o Jordão (Foto: Diego Gurgel/Secom).
Foi em uma demanda de inclusão que a equipe social da SEPMulheres atendeu Sanaira Morais, de 11 anos de idade, portadora de uma doença pulmonar crônica. Após o atendimento, Sanaira teve seu processo de tratamento de saúde reativado e já realizou uma cirurgia de retirada do pulmão direito e fará acompanhamento semestral na cidade do Rio de Janeiro, encaminhada pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD).
“No Acre não há especialista para a doença da Sanaira. Encaminhamos o caso dela ao TFD, que agilizou o processo. Hoje ela se recupera com todo o acompanhamento da rede”, disse a assistente social da SEPMulheres Rita Mota.
A edição do projeto no Jordão foi realizada em abril deste ano e atendeu mais de 2.700 pessoas. Foram emitidos 1.584 documentos.
Ludmilla Santos – Agência de Notícias do Acre

Coluna Política na Toca do Coêlho, excepcionalmente neste sábado, 16-07-2016

Internacional
Um atropelamento em massa, causando uma barbárie, na França, matou 84 pessoas, deixando 50 gravemente feridas.

Câmara dos Deputados: novo presidente
Os deputados federais elegeram o deputado Rodrigo Maia- DEM, do Rio de Janeiro, como o novo presidente da Câmara dos Deputados. Com 46 anos de idade e no 5º mandato de deputado federal, administrará um dos maiores orçamentos do país e será o vice-presidente do Brasil, na linha sucessória, se confirmar o afastamento em definitivo, de Dilma Roussef- PT. Prometeu pacificar e reequilibrar as forças políticas da Casa.

Vice-Líder do Governo Michel Temer
O deputado Wesley Rocha- PSDB, foi escolhido pela direção do seu partido, para exercer importante cargo na condição de vice-líder, do governo Michel Temer- PMDB. Rocha, tem se destacado no cenário político nacional, elevando a estrela altaneira acreana, para fora dos limites acreanos.

Ministério Público da Saúde, na Maternidade do Acre
Técnicos do ministério da saúde estiveram, fazendo uma inspeção técnica, nas dependências da maternidade Bárbara Heliodora em Rio Branco, fruto das denúncias, em relação morte de vários bebês, naquela casa de saúde. A inspeção foi acompanhada pelo senador Gladson Cameli- PP e pelo deputado Nicolau Junior- PP.

Deputado Federal Alan Rick- PRB
O deputado federal Alan Rick- PRB apresentou e aprovou Emenda Parlamentar, que beneficia médicos brasileiros na Medida Provisória do Programa Mais Médico. Alan defendeu que os médicos brasileiros formados em universidades brasileiras e estrangeiras, possam participar do referido programa.

Estado de alerta
Com a seca dos rios da Amazônia e principalmente o Rio Madeira, por onde passam os principais produtos alimentícios, para abastecer as cidades acreanas, estão sendo tomadas providências, para não deixar o Acre desabastecido.

Orçamento do Acre para 2017
Os deputados do Acre aprovaram a Lei de Diretrizes Orçamentárias, para o exercício de 2017, com o orçamento, na ordem de R$ 5,6 bilhões, para os investimentos das políticas de desenvolvimento do Estado, nas diversas áreas da administração.

Determinação
O Tribunal de Contas do Estado do Acre determinou que o governo do Estado e os prefeitos municipais, entreguem até o dia 30 de julho, a lista dos servidores, com a lotação e as funções para as quais foram contratados.

Parabéns ao Colégio Acreano
O famoso e tradicional Colégio Acreano completa 83 anos de relevantes serviços prestados à sociedade de Rio Branco. Não poderia deixar de homenagear o ex-diretor, Raimundo Gomes de Oliveira, que tanto fez, em prol da educação acreana. Particularmente, tenho muito orgulho de ter sido aluno e posteriormente, professor desta conceituada instituição de ensino.

Prefeito Afastado
O prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes- PMDB e quatro secretários foram afastados e conduzidos coercitivamente à Polícia Federal, para explicações. Estão sendo acusados de corrupção ativa, passiva, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, com o desvio de R$ 7 milhões, dos cofres públicos municipais.

Assumiu o vice, Jorge da Fazenda- PSD
Com o afastamento do titular, por determinação judicial, assumiu o comando da prefeitura, o senhor Jorge da Fazenda- que foi eleito pelo DEM e depois se filiou ao PSD. O prefeito em exercício prometeu fazer uma administração pacificadora, definindo um plano de emergencial, no sentido de resolver as principais demandas do município e que vai administrar este período, buscando apoio da sociedade, do governo do Estado e da bancada federal.

Ex- prefeito preso
Cumprindo determinação de 16 mandados de condução coercitiva, buscas e apreensões e prisões, a polícia federal, prendeu o ex- prefeito Aldemir Lopes, do município de Brasiléia e quatro agentes políticos da cidade.

Vereadora Fernanda Hassem X Manoel Prete X Joelson Pontes.
Com os últimos acontecimentos, no Alto Acre, voltam-se as atenções, para as candidaturas da vereadora Fernanda Hassem- PT, Manoel Prete- PSDB e Joelson Pontes- PP. A disputa, se reequilibra, se a oposição se unir. Caso contrário, a vereadora leva uma extraordinária vantagem.

Compromisso cumprido
O Governo do Estado tinha pactuado com a Direção do SINTEAC para efetuar o pagamento do prêmio da VDP- Valorização de Desenvolvimento Profissional, dos servidores da educação, nesta sexta-feira, dia 15/07 e cumpriu. Cumpriu o acordado nas negociações.

Recesso Parlamentar
O Congresso Nacional, as Assembleias Legislativas e as Câmaras Municipais, entraram em recesso parlamentar, a partir desta quinta-feira, o qual se estenderá, até o dia 02 de agosto.

Convenções partidárias:
Os dirigentes partidários e pré-candidatos, já se movimentam, na organização de suas convenções partidárias, que acontecerão, entre os dias 20 de julho a 5 de agosto.

Mobilizações Políticas em Tarauacá
· Audiência pública do DNIT: Parece desproposital e perda de tempo esta audiência realizada pelo DNIT em Tarauacá, porém a sua realização é condição para a publicação dos editais de licitação. A população precisa da estrada, o órgão, já sabe que precisa recuperar a estrada. O verão já chegou e não podemos mais perder tempo;

· Seminário Eleitoral: muito importante, o seminário eleitoral, realizado pelo TER orientando as novas normas do processo eleitoral, referente às eleições 2016, para os dirigentes e pré-candidatos, do nosso município de Tarauacá;

· Inauguração do Diretório Partidário: os dirigentes do PMDB de Tarauacá estão convidando e mobilizando os seus filiados e simpatizantes, para a inauguração do seu diretório e a apresentação de seus candidatos, para as eleições de 2016, neste sábado, as 19h, localizado na Rua João de Paiva, ao lado do Hotel Pro Link;

· Entrega das máquinas: Dentre as máquinas que foram entregues, no último final de semana, tinham duas máquinas novas, uma escavadeira hidráulica, no valor de R$ 594 mil, de autoria de Emenda Parlamentar do deputado Léo Brito e um trator de esteira, no valor de R$ 464 mil, de Emenda Parlamentar, do deputado Raimundo Angelim. As demais máquinas, que foram consideradas sucateadas, já eram do município, para o programa de abertura de ramais e que terminaram se sobressaindo nas fotos veiculadas;

· Cortaram e ligaram: O anúncio do corte da energia elétrica do prédio da Secretaria de Saúde do município foi mais ligeiro que o vento. Tão logo cortaram mais ligeiro religaram. Não deu nem tempo a oposição tirar proveito político da situação.

· Festival de Praia: Estava previsto para iniciar neste domingo, 17/07, o festival de praia de Tarauacá, mas, foi adiado para o próximo final de semana. Muita música e atividades culturais e desportivas estão previstas no evento;

· Vereadora Janaína Furtado: a Coluna parabeniza a passagem do aniversário, da vereadora Janaína Furtado- REDE. Uma vereadora, que tem se destacado, em defesa permanente da sociedade em geral;

· Vereador Valdor do Ó: de uma família valorosa, honesta e trabalhadora, o vereador Valdor, é considerado como um dos parlamentares mais humildes e compromissados, da nossa Casa legislativa;

· Administração positiva: o vereador Ezi Aragão, de uma das mais tradicionais famílias de Tarauacá, que exerce o cargo de presidente da Câmara Municipal de Tarauacá, tem recebido muitos elogios, pela realização do concurso público da Câmara e pela forma transparente que administra a Casa;

· Vereador revelação: o vereador Marlindo Pinheiro- PP tem sido elogiado, pela forma contundente que se posiciona na tribuna da Câmara. Tem conhecimento e firmeza nas suas defesas;

· Solidariedade: a Coluna se solidariza, com a família da conterrânea, Raimunda Silva Nascimento, que foi brutalmente assassinada;

· Um quadro que precisa mudar: nos últimos dias, tem acontecidos quase que diariamente, roubos assaltos à mão armada e assassinatos na nossa pacata Tarauacá. Toda a sociedade começa perguntar, onde está o papel das famílias e as oportunidades de geração de emprego que a sociedade tanto precisa.

Mobilizações Políticas no Jordão:

· A grande expectativa política é para saber como vai ser definida, a chapa da oposição, se vai ser Esperidião Menezes- PMDB ou Turiano Filho- PSDB, na cabeça

· Com as lindas praias, já se percebe a movimentação das famílias, aproveitando as belezas naturais do Rio Jordão;

· Todos, querendo saber, como vai ser a participação dos atletas Kinei, Kézio e Cleito, no mundial, de São Paulo;

· O prefeito Elson Farias- PC do B avança com ações positivas, beneficiando à população da cidade, principalmente na direção do bairro Novo;

· A Pré-candidatura do Tom Sérgio- PDT pegou vento e já conquista setores político importante do município.

e-mail: politicanatocadocoelho@gmail.com

11 de julho de 2016

Atletas do Jordão realizam sonho de competir no Mundial de Jiu-Jítsu

Kezio, Cleito e Kinei viajam na madrugada desta terça-feira, 12, para São Paulo.
Os atletas acreanos Kezio Araújo, 24 anos, Cleito Saraiva, 26, e Franquinei Araújo, de 27, realizam o sonho de participar do Campeonato Mundial de Jiu-Jítsu, realizado pela Confederação Brasileira de Jiu-jítsu Esportivo (CBJJE), entre os dias 13 a 17 de julho, em São Paulo. Os competidores são naturais do Jordão, município localizado no interior do Acre.
Franquinei Araújo competirá na categoria meio pesado
O faixa roxa Franquinei Araújo, que competirá na categoria meio pesado conta que o trio pratica a arte suave há mais de nove anos, onde já conquistaram várias medalhas de ouro. Ele é instrutor do projeto Futuros Campeões, que oferece aulas gratuitas de jiu-jítsu para mais de setenta pessoas da comunidade. Quando refere-se ao evento o competidor demonstra confiança. “Não tenho expectativa. Expectativa é para quem não treina. Eu treinei bastante e estou preparado para esse momento. Eu vou para ganhar”.
Cleito Saraiva, faixa azul, categoria super pesado
Cleito Saraiva acredita que a participação no mundial inspira os alunos do projeto. “Participar do mundial já é uma vitória. Mas, não nos contentaremos apenas com a participação. Queremos trazer um resultado positivo. Queremos representar bem o nosso estado e, principalmente, o nosso município. Vamos ser vitoriosos e mostrar que é possível vencer mesmo com as adversidades”, destaca.
Kezio Araújo também é faixa roxa e competirá na categoria super pesado.
Agradecimentos: Governador Tião Viana; Gabinete do deputado federal Léo de Brito; Gabinete do deputado estadual Ney Amorim; Gabinete do Deputado Estadual Jesus Sérgio; Empresários Marcel Rither, Raimundo Fortunato e Simão; Secretário Raimundo Vieira.

7 de julho de 2016

Coluna Política na Toca do Coêlho, 06-07-2016

 COLUNA POLÍTICA NA TOCA DO COELHO
O maior problema das prefeituras é a falta de competência”. Naluh Gouveia- presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre.
Governo Michel Temer
A equipe do presidente interino, Michel Temer- PMDB, trabalha incessantemente para definir a “Agenda de desenvolvimento da economia brasileira” que apresenta,  28 medidas, divididas em três eixos: Financiamento de infra-estrutura; Aperfeiçoamento de marcos regulatórios e Melhorar o ambiente de negócios.
Renúncia prevista
O deputado Eduardo Cunha- PMDB, presidente afastado da Câmara dos Deputados, poderá renunciar a presidência da Casa a qualquer momento, como estratégia para tentar escapar de um julgamento no plenário do Supremo Tribunal Federal, que seria transmitido ao vivo para todo o Brasil, pela TV Justiça, e posteriormente ser julgado pela 2ª turma, sem a transmissão.
Sigilo quebrado
O Tribunal Superior Eleitoral- TSE, através do ministro Marco Aurélio, autorizou a quebra do sigilo bancário do Presidente Interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão- PMDB, conforme pedido da Procuradoria Geral da República.
O nome mais forte
Um grupo, formado por mais de 200 deputados, irão apresentar o nome do deputado Rogério Rosso - PSD, para ser o presidente tampão que substituirá o atual presidente, durante a nova eleição que acontecerá na Casa após a renúncia do deputado Eduardo Cunha.
A participação das mulheres no parlamento
Mesmo tendo um significativo eleitorado feminino no Brasil, a representatividade das mulheres nas Casas Legislativas, ainda é considerado baixa, vejamos:
Assembleia Legislativa do Acre:
24 deputados, 04 são mulheres.
Câmara dos Deputados:
513 deputados, 51 são mulheres.
Senado Federal:
81 senadores, 13 são mulheres.
O Acre no Senado Federal
Os acreanos, aos poucos vão ocupando importantes cargos nas sucessivas legislaturas, no Senado Federal. Vejamos os nossos senadores:
·        José Guiomard dos Santos- PSD
·        Oscar Passos- PTB/MDB
·        Nabor Júnior- MDB/PMDB – foi 3º secretário da Mesa
·        Geraldo Gurgel de Mesquita- PDS
·        Jorge Kalume - Arena/PDS- 3º secretário.
·        Aluízio Bezerra- PMDB
·        Mário Maia- MDB/PMDB
·        Geraldo Mesquita Jr- PSB
·        Marina Silva- PT
·        Tião Viana- PT – Vice Presidente e Presidente
·        Jorge Viana- PT- Vice- presidente
·        Sérgio Petecão- PMN/PSD – Corregedor Geral.
Suplentes que assumiram mandato:
·        Altevir Leal- PSD
·        Laélia Alcântara- PTB/MDB
·        Iris Célia Cabanellas- PDS
·        Sibá Machado- PT
·        Júlio Eduardo- PV
·        Aníbal Diniz- vice- presidente.
Eleições 2016
·        Gastos de campanha: Nas eleições de 2016, só poderão ser gastos, 70% do maior gasto das eleições de 2012;
·        Financiamento de campanha: As campanhas eleitorais, a partir desta eleição, não poderão ser financiadas por empresas. Somente por pessoas físicas, em até 10% do seu rendimento bruto do ano anterior à eleição;
·        Fundo partidário: Os partidos poderão utilizar recursos da verba, de seus fundos partidários.
·        Coligações Partidárias: Acontecerão no período de 20 de julho à 05 de agosto. Ato de confirmação das candidaturas, para o pleito de 2016.
·        Vaquinhas nas mídias sociais: O Tribunal Superior Eleitoral, negou a possibilidade de captação de doação de pessoas físicas, para campanha eleitoral, por meio vaquinhas na internet.
·        Quociente eleitoral: Os dirigentes partidários precisam se debruçarem na formação da melhor coligação, visando a mensuração de um maior quociente eleitoral, para obterem mais cadeiras nas Câmaras Municipais. O quociente eleitoral, poderá garantir ou facilitar a vitória dos candidatos. Uma coligação ruim, dificultará a vitória ou levará a derrota.
Pré- candidata Eliane Sinhasique- PMDB
O PMDB, que apresentou a ex-vereadora e atual deputada estadual, Eliane Sinhasique, como pré- candidata a prefeita em Rio Branco, fortaleceu sua candidatura recebendo o apoio  das lideranças dos partidos PP, PMN, PPS, PTB na manhã desta segunda-feira. Comenta-se, que em breve, receberá o apoio das lideranças do  PSD.
Frente Popular de Rio Branco
As 18h da última segunda-feira, a Frente Popular de Rio Branco, formada pelos partidos, PT, PSB, PC do B, PDT, PMB, PRB, PSOL, PTN, PSDC, PPL, PSL, PRP, PHS, PROS e PV, que se reuniram, para apresentar oficialmente a professora tarauacaense, Socorro Neri- PSB, filha da ex-deputada Adelaide Neri, de tradicional família política, como a pré-candidata à vice- prefeita na chapa do atual prefeito Marcus Alexandre- PT.
Convenção da Frente Popular
A Frente Popular de Rio Branco, já definiu a data da convenção partidária conjunta, entre todos os partidos que compõem a respectiva aliança, para o dia 22 de julho (sexta-feira), no ginásio coberto, da Sobral, a partir das 19h.
As primeiras coligações da Frente Popular:
1- PDT + PRB
2- PSB + PSOL + PV
3- PHS + PTN
4- PRP
5- PROS + PSL + PMB.
Definições das candidaturas- eleições 2016
A Frente Popular de Tarauacá, já definiu os seus pré-candidatos:
Prefeito: Rodrigo Damasceno- PT
Vice- Chagas Batista- PC do B
A oposição definirá a sua chapa, através de uma pesquisa, entre os três principais candidatos, conforme a seguir:
1- Marilete Vitorino- PSD
2- Chico Batista- PP
3- Mirabor Leite- PMDB.
Frente Popular do Jordão
A Frente Popular do Jordão definiu a sua chapa, formada, da seguinte forma:
Prefeito: Elson Farias- PC do B
Vice- prefeito: Ademir Figueiredo- PT.
OBS: Em notícia de última hora, o PDT do Jordão, poderá romper com a Frente Popular do Jordão e lançar a candidatura de Tom Sérgio, como candidato a prefeito, aliado com o PP, do senador Gladson Cameli. Tom Sérgio, que é irmão do deputado Jesus Sérgio- PDT e tem uma folha de serviços prestados ao município, onde é respeitado e admirado pelas suas ações administrativas.
A oposição do Jordão, que tem 2 pré- candidatos, poderá definir a sua chapa, através de uma pesquisa eleitoral, entre os candidatos:
1- Turiano Filho- PSDB
2- Esperidião Menezes Júnior- PMDB.
Câmara Municipal de Tarauacá
Dentre os novos pré-candidatos, que pretendem disputar as eleições para vereador, em Tarauacá, já se destacam: Prof. Lauro- PC do B, Prof. Kleiber Costa- PSD, Carlos Tadeu- PC do B, Raquel- PT Príncipe- PT, Árafe Eleamem PTN, Dico- PDT, Silvânia Nunes- PDT,  Gilberto Furtado- PT Chiquinha- REDE e Juninho Moura- PT.