21 de agosto de 2014

ContilNet Notícias é finalista em prêmio nacional de jornalismo no RJ sobre ensino superior

Jornalista Gina Menezes é uma das três finalista do concurso/Foto: Arquivo Pessoal
A ContilNet Notícias, através da reportagem escrita pelo jornalista e colunista política Gina Menezes, é finalista do Prêmio Estácio de Jornalismo, que tem como tema central a educação superior no Brasil.
Os vencedores serão conhecidos no dia 24 de setembro, durante cerimônia no Rio de Janeiro. A ContilNet Notícias concorre ao prêmio na categoria regional Internet, com a reportagem “Das florestas para a Universidade: o acesso das camadas populares do Acre ao ensino superior”.
A reportagem mostra o novo retrato do ensino superior no Acre, frequentado por indígenas, filhos de seringueiros e outros integrantes das camadas populares, tendo como personagem central o mestre Joaquim Paulo de Lima Maná Kaxinawá, morador da aldeia Mucuípe, localizada na Terra Indígena Praia do Carapanã, no município de Tarauacá, doutorando em linguística, com ênfase na gramática Hãtxa Kuin.
A reportagem esboça um retrato humano e belo da conquista pelo ensino superior formal. A entrega do prêmio e a definição dos vencedores acontecerão no dia 24 de setembro, durante cerimônia realizada no Rio de Janeiro, no Hotel JW Marriott, no Rio de Janeiro.
De acordo com a organização, a quarta edição do Prêmio Estácio de Jornalismo superou o número de trabalhos inscritos.
Com 261 reportagens concorrentes, a edição 2014 registrou um aumento de 23% em relação ao prêmio de 2013, que havia recebido o maior número de inscrições (211).
No total, 126 veículos de imprensa de 20 estados e do Distrito Federal participaram desta edição. Os finalistas foram definidos por uma comissão composta por professores de jornalismo da Estácio, de todas as regiões geográficas do país.
Os jurados que irão escolher os nove vencedores da edição 2014 são: Augusto Nunes, colunista da revista Veja online e vencedor de quatro prêmios Esso; Arnaldo Niskier, doutor em Educação e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL); Cristiane Correa, ex-editora-executiva da Revista Exame, escritora e palestrante, especializada nas áreas de Negócios e Gestão; Ilona Becskeházy, consultora da Fundação Lemann e comentarista de educação da rádio CBN; e Vera Íris Paternostro, gerente de desenvolvimento de jornalismo da TV Globo e autora de livros.
Leia a reportagem de Gina Menezes, finalista do concurso:
Veja os demais finalistas da categoria internet regional:
Autor(es): Renata Moura e Cledivânia Pereira
Reportagem: NOVA INDÚSTRIA, NOVAS OPORTUNIDADES
Veículo: Portal Tribuna do Norte (Natal – RN)
Autor(es): Fábio Bandeira de Mello, Lívia Maria e Marcela Agra
Reportagem: O FUTURO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Veículo: site Administradores.com (João Pessoa – PB)
Autor(es): Gina Menezes
Reportagem: DAS FLORESTAS PARA A UNIVERSIDADE: O ACESSO DAS CAMADAS POPULARES DO ACRE AO ENSINO SUPERIOR

Veículo: ContilNet Notícias (Rio Branco – AC)

Nenhum comentário: