27 de setembro de 2013

JORDÃO: Macaxeira poderá gerar renda e energia elétrica ao município

Equipe da Eletrobrás e do governo do Estado reunidos para falar sobre a geração de energia em cidades isoladas (Foto: Sérgio Vale/Secom)
A macaxeira – raiz tão apreciada na mesa do acriano e que movimenta milhões de reais todos os anos por meio da produção de farinha – vai ganhar outra função, igualmente nobre. Municípios isolados do Acre (Jordão, Santa Rosa, Marechal Taumaturgo e Porto Walter) poderão ter usinas de beneficiamento para produção de energia através do etanol da macaxeira. Nesta quinta-feira, 26/09, o governador Tião Viana se reuniu com a equipe da Eletrobrás para definir os próximos passos deste projeto.
Segundo o diretor de Operações da Eletrobrás, Joaquim Rolim, o estudo de viabilidade técnica e econômica será revisado, com base na opção do etanol de mandioca. O esboço será apresentado à Empresa de Pesquisa Energética (EPE), junto com o governador Tião Viana, que vai defender a proposta.
“Os estudos vão definir a viabilidade de produzir o álcool a partir da macaxeira nestes municípios, além das questões técnicas que envolvem a produção de energia. Nós acreditamos que é viável e estamos otimistas com essa possibilidade. Hoje o projeto é para atender a demanda com óleo diesel. Em termos de preço ambos são similares, mas a energia produzida a partir da macaxeira traz ganhos para a comunidade, que passa a ter renda e uma fonte de energia limpa”, explicou Danilo Klein, gerente de Serviços da Eletrobrás.
O governador Tião Viana está bastante otimista com a possibilidade e acredita que será possível fazer um leilão para iniciar a atividade em novembro. “Isso será uma revolução para as comunidades, que passarão a ter uma fonte de renda contínua com o plantio da macaxeira. No Jordão serão plantados 700 hectares, por exemplo, além do que já é plantado para o consumo alimentício”, explicou.
Os primeiros estudos para a produção de etanol a partir da mandioca foram feitos nas décadas de 1970 e 1980, mas a baixa produtividade da raiz na época não ofereceu segurança para a continuidade dos projetos. Hoje, com as novas tecnologias de produção, a nova fonte de energia passa a ser viável. A mandioca não exige mecanização complexa e é uma cultura que não requer grandes investimentos. “Hoje já  existe um tratorzinho que faz em duas horas o trabalho que um homem levaria duas semanas para fazer. Acreditamos que o manejo da cultura será bem mais rápido e facilitado”, disse o governador.
“Além de ser uma fonte de energia limpa, ao contrário do diesel, é uma energia que pode elevar o nível de desenvolvimento da comunidade, com a distribuição de renda. Do ponto de vista técnico já tem solução e do ponto de vista da viabilidade técnica também”, disse o secretário de Indústria e Comércio, Edvaldo Magalhães.
Edvaldo explicou que o desafio agora é aprovar o termo de referência do edital para realizar o leilão. “Já temos várias empresas interessadas no negócio. Foi uma reunião vitoriosa porque a Eletrobrás chegou ao entendimento de que gerar energia a partir da macaxeira nos municípios isolados é possível”, comentou

Da Agência de Notícias do Acre.

Nenhum comentário: