8 de junho de 2013

Avião cai em rio no interior do Amazonas; um passageiro continua desaparecido

Um avião que transportava sete passageiros caiu no rio Tarauacá em frente da cidade de Envira (distante 1.206 km de Manaus), por volta das 10h desta sexta-feira (7). O piloto quebrou uma perna e teve o pulmão perfurado, outras cinco pessoas que estavam a bordo sofreram apenas traumas leves. Equipes formadas por policiais, funcionários da prefeitura e populares fazem buscas na tentativa de encontrar um dos passageiros, que desapareceu após o acidente.
Segundo informações do prefeito da cidade, Ivon Ratie, o bimotor, modelo Sêneca, fazia transporte particular e transportava sete passageiros. “Na ocasião, um barco da prefeitura que ia fazer vacinação navegava pelo rio, em frente da cidade. Ao verem a queda do avião, de pronto abriram a voadeira (lancha rápida) e socorreram o pessoal. Conseguimos apurar que a aeronave estava documentada e é de propriedade de W. da Silva Gomes”, conta o prefeito.
De acordo com o soldado Schuber, da guarnição da Polícia Militar de Envira, o avião apresentou falha no motor, perdeu altitude e caiu no rio.
O piloto, identificado apenas como Adelmo, é experiente e evitou um acidente mais grave, segundo informações do prefeito. “O piloto voa há mais de 25 anos. Ele percebeu o problema na aeronave e tentou pousar na pista de Envira. Como não conseguiu jogou o avião na água na frente da cidade. O avião estava no trecho entre Envira e Eirunepé”, disse Ratie, que acrescenta ainda que o Adelmo quebrou uma perna, machucou o tornozelo e teve o pulmão perfurado, provavelmente por uma costela quebrada. Ele recebeu os primeiros socorros em Envira e seguiu para Rio Branco, no Acre, onde está internado em estado clínico estável.
Cinco passageiros sofreram traumas leves. Um deles só foi encontrado cerca de uma hora depois do acidente, na margem do rio, em estado de choque. Eles estão internados no hospital do município. Segundo Ratie a empresa proprietária do bimotor presta socorro às vítimas e já comunicou o sinistro aos órgãos competentes.
Desaparecido 
Um dos passageiros desapareceu após o acidente. Membros da polícia civil e militar, pessoas designadas pela empresa e pela prefeitura, além de populares fazem as buscas pelo desaparecido. Os nomes dos passageiros não foi divulgado.
Uma equipe do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 7), se desloca na manhã deste sábado (8) para o município de Envira.

EVELYN SOUZA/ LEANDRO TAPAJÓS, A CRÍTICA.COM

Nenhum comentário: