14 de junho de 2013

ACRE: Frente fria poderá chegar ao Estado ainda no final deste mês, prevê Friale

A população acreana já pode preparar os seus agasalhos. Provavelmente no final deste mês, uma frente fria chegará ao Estado. Enquanto o frio não chega, os dias irão continuar ensolarados e com a umidade do ar um pouco baixa.
De acordo com o meteorologista Davi Friale, as condições atmosféricas não estarão favoráveis à ocorrência de chuvas com volume significativo. “Até o próximo dia 20, teremos calor com chuvas escassas e rápidas, na parte da tarde, em pontos isolados tanto de Rio Branco quanto nos demais municípios. O ar continuará bastante seco e dias ensolarados. Normalmente o dia terá uma alta radiação ultravioleta. Portanto, é bom as pessoas se protegerem adequadamente”.
Com a umidade do ar mais baixa, há rápida perda de calor da superfície durante a noite, fazendo com que as temperaturas fiquem agradáveis principalmente ao amanhecer. “As noites continuarão agradáveis, com temperaturas amenas. E isso não será consequência de nenhuma frente fria, e sim da relativa baixa umidade do ar”, explicou Davi.
O meteorologista ressalta que até o mês de agosto as condições meteorológicas estarão favoráveis à formação de densos nevoeiros. “Há uma rápida perda de calor durante o período noturno, favorecendo a formação dos nevoeiros, que reduzem a visibilidade no início do dia”.
No próximo dia 21 começa o inverno. “Nesta data, teremos o dia mais curto e a noite mais longa do ano. É quando começa o inverno austral, vindo do Hemisfério Sul. E pode ocorrer uma intensa frente fria no início deste inverno. É quase possível que aconteça na 1ª semana”, disse.
A temperatura de todo o Estado poderá cair muito. “Ao que tudo indica, se não houver nenhum bloqueio atmosférico, vamos ter temperaturas próximas a 10ºC. Vai ser um frio para muita gente matar a saudade. Em 2010 tivemos uma frente fria que durou 1 semana, aproximadamente. Esfriou bastante na época e essa pode ser igual. As pessoas podem preparar os agasalhos, há possibilidades de termos tanto frio quanto no passado”, concluiu Davi.

agazetadoacre.com

Nenhum comentário: