22 de janeiro de 2013

Prudência: Governo e Prefeitura não farão estrutura pública para o Carnaval


O governador Tião Viana e o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre Médici receberam a imprensa no gabinete civil na manhã deste sábado, 19, para anunciar em entrevista coletiva que este ano, excepcionalmente, governo do Estado e Prefeitura não vão promover as comemorações de Carnaval.

A decisão acontece em virtude da contenção de gastos que o Estado e a Prefeitura estão promovendo para evitar que os cofres públicos sejam mais afetados pela crise financeira que vivem os Estados e municípios do país.
“Vamos ter um ano atípico e vamos ter ajustes orçamentários. Então, o governo decidiu não assumir grandes eventos, grandes shows, grandes investimentos neste período de Carnaval. Isso acontece em razão das circunstâncias financeiras”, anunciou o governador.
Tião Viana ressaltou que esta é uma decisão que ocorre em outras capitais da federação como noticiado neste sábado em jornais nacionais. A Folha de São Paulo, por exemplo, informa que as prefeituras de Florianópolis (SC), São Luís (MA), Petrópolis (RJ) e Diamantina (MG) decidiram cancelar seus carnavais de ruas como medida de contenção de gastos.
“Nosso papel é a responsabilidade em preservar recursos públicos para manter as obrigações diárias do governo e no caso dos municípios é assegurar aquilo que é essencial. Recursos para investimentos nós do governo vamos preservar, mas recursos para custeios de despesas diárias nós temos que racionalizar para não termos um ano de grandes dificuldades. Isso é uma decisão tomada pela prefeitura de São Paulo e o prefeito Marcus [Alexandre] decidiu tomar aqui também”, acrescentou Tião Viana.
Esforços garantidos para auxílios a comunidade - Marcus Alexandre explicou que todos os esforços da Prefeitura, neste momento, estão direcionados para a Operação Inverno, que visa o recolhimento de entulhos para evitar a proliferação do mosquito da dengue.
O prefeito lembrou que a operação iniciou na primeira semana de janeiro com equipes da Prefeitura e do Estado na ação que combate à dengue. De acordo com ele, até a tarde de sexta-feira, 18, foi registrada a retirada de quatro toneladas de entulhos em quase 20 bairros onde as equipes estão atuando.
“O esforço tem sido muito grande e o investimento da Prefeitura e do governo do Estado também. Estamos fazendo no inverno uma operação que geralmente se faz no verão. Esse inverno tem sido bem mais rigoroso porque começou mais cedo. Nós estamos desde outubro com uma carga enorme de chuvas e que tem causado problemas com entulhos nas vias. Isso causa uma despesa extra na manutenção da cidade. A prioridade é enfrentar o inverno. Toda contingência nós estamos fazendo”, completou Marcus Alexandre.
Marcus garantiu que os blocos, grupos ou outros interessados em promover festas no Carnaval terão total apoio das instituições públicas como, por exemplo, da Superintendência Regional de Trânsito (RBTrans), Polícia Militar, entre outras.
Por Nayanne Santana http://www.agencia.ac.gov.br

Nenhum comentário: