4 de março de 2021

Coluna Fala Jordão: Edição 6 de 2021: “Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém”

Cena do programa Café Filosófico (Foto: reprodução/ Google)

A frase acima é proferida pelo filósofo brasileiro Mário Sérgio Cortella durante uma conversa com a monja Coen no programa Café Filosófico. Cortella narra um trecho da carta ao povo da cidade de Corinto, complementando que é livre para fazer qualquer coisa, mas não deve fazer qualquer coisa.

Bola dentro: O governo municipal deslocou equipes de profissionais da saúde, educação, produção e assistência social para uma ação no alto rio Tarauacá. O cronograma da prefeitura prevê atendimentos nas comunidades: Douro, Iracema e Maria Correia.

Início dos trabalhos: Ocorreu na terça-feira, 2 de março, a primeira sessão ordinária do ano de 2021 da câmara de vereadores de Jordão. Embora, tenha adquirido emancipação política e sido elevado a categoria de um município brasileiro em 1992, algumas coisas ainda funcionam de forma diferente: enquanto as demais câmaras retornaram às atividades em fevereiro, aqui há um mês extra de recesso.

Recesso gordo: O regimento interno da casa do povo, no capítulo II, artigo 7º diz que “os períodos de 31 de dezembro a 28 de fevereiro, e de 15 de julho a 31 de julho são considerados de recesso legislativo”. São dois meses e meio, um recesso gordo que só ocasiona prejuízo aos cofres públicos.

Parece que vão alinhar: Dentre os posicionamentos dos vereadores observou-se um consenso geral no sentido de ajustar o período do recesso aos demais parlamentos do Brasil. Vamos ficar na torcida e acompanhar de perto.

Quem ganha é o povo: O recesso atual é legal porque está amparado no regimento interno, mas é imoral porque foge à realidade dos demais parlamentos brasileiros. A medida de reajustar o período deve ser uma prioridade da nova legislatura, pois, os vereadores foram eleitos para trabalhar, principalmente na elaboração de leis municipais e fiscalizar a atuação do poder executivo.

Homenagem justa: Foi aprovado com unanimidade o projeto de lei do vereador Antonio Jorge (PL) que homenageia o ex-vereador Abel Ximenes (em memória), atribuindo o seu nome ao mercado municipal. Abel também foi pastor da Assembléia de Deus – Ministério Madureira e secretário municipal de produção.

Executivo presente: O prefeito Naudo Ribeiro (PDT) participou ativamente da primeira sessão. Ele ocupou todo o período do pequeno expediente respondendo questionamentos dos vereadores a respeito das ações do governo municipal nos primeiros sessenta dias de mandato.

Desse assunto eu já sabia: O detalhe é que a maioria das perguntas já haviam sido respondidas pelo líder do poder executivo durante as entrevistas que concedeu ao programa Espaço Comunitário, na rádio Jordão FM. Naquele momento o povo esperava ouvir mais a atuação dos vereadores, após o longo período de “férias”.

Mensagem coerente: Naudo desejou um bom trabalho aos vereadores e disse que pretende trabalhar em parceria com o poder legislativo. Falou que a competência se adquire com a prática e a vontade de ver as coisas acontecendo e que está preparado para receber criticas, porque elas são fundamentais para mostrar onde o gestor precisa melhorar.

Transferindo a conta: “O povo cobra de nós e nós cobra do prefeito”, foi o que disse o vereador Rosaldo Saraiva (PT), em linguagem simples e objetiva ao pedir mais empenho do governo municipal na construção da nova “ponte do Osmar”.

Perto do Deus: O vereador Fernando Muniz (PDT), líder do governo no parlamento mirim, costuma dizer que “Deus mora bem pertinho do Jordão”. Ele voltou a proferir a frase ao lamentar o número crescente na transmissão de Covid-19 em Tarauacá, município vizinho, e pediu que a população tome mais atenção com as medidas de proteção.

Ele merece: Fernando Muniz confirmou à nossa redação que teve perda total da visão. Sabendo disso, a medida correta e recomendada é que o parlamento mirim providencie, o mais breve possível, as adaptações em suas instalações para proporcionar melhores condições de acessibilidade ao vereador.

Ele quer explicações: O vereador Nonato Alves (MDB) mostrou que tem posicionamento firme no parlamento mirim ao apresentar denúncia a respeito de uma servidora que estaria recebendo sem prestar serviços na cidade. Nonatinho quer explicações de onde a funcionária está lotada ou permutada.

Pulso firme: Nonato Alves desejou sucesso ao prefeito Naudo Ribeiro e disse que o povo vem avaliando de forma positiva esses dois primeiros meses de mandato. Disse que o prefeito pode contar com o seu apoio naquilo que for correto e de interesse da sociedade. “Dentro do que é errado eu não tenho amigos. Eu tenho amigos no que é certo”, finalizou.

Seja bem vindo, Doutor: O médico pediatra e emergencista Pablo Garcia está na cidade visitando familiares e amigos, após um longo período atuando na linha de frente de combate ao novo coronavírus (Covid-19), na Grande ABC Paulista, região metropolitana de São Paulo que compreende as cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

Tem talento: O jovem Jadeson Pinheiro vem tendo destaque com suas fotografias. A cada mês ele faz em média 10 ensaios fotográficos de gestantes, aniversários, infantis, entre outros. O trabalho de qualidade é resultado de um olhar apurado e investimentos em equipamentos e cursos. Quer sair bem na foto? Você já sabe quem procurar. Contato pelo fone: (68) 9 9211-3525.

Kezio Araújo, Fala Jordão

Nenhum comentário: