4 de novembro de 2017

Saúde de Ribeirão Pires recebe oito profissionais do Mais Médicos

O médico jordanense Manoel Araújo (á direita) compõe o grupo de profissionais.
Nesta segunda-feira, dia 30, equipes da Secretaria de Saúde e Higiene da Prefeitura de Ribeirão Pires participaram de reunião que marcou a apresentação de oito novos médicos que chegam à rede municipal pelo programa federal Mais Médicos. Os profissionais, todos brasileiros, são generalistas e irão integrar equipes da Atenção Básica. Desde a última segunda-feira, dia 23, as Unidades Básicas de Saúde da Quarta Divisão, Guanabara, Ouro Fino, Jardim Caçula, Jardim Luso e Santa Luzia contam com o reforço médico.
Os profissionais substituem outros oito médicos do programa que tiveram período de contrato encerrado. No total, a rede municipal de saúde de Ribeirão Pires possui 15 profissionais do programa Mais Médicos. Oito UBSs da cidade contam com médicos do programa – apenas as UBSs do Centro e do Centro Alto não contam com esses profissionais.
 “Este é um importante reforço para o atendimento à população que contribui em nossas ações de reestruturação da Atenção Básica, na constituição de uma rede integrada de atendimento, na ampliação da cobertura do Programa de Saúde da Família, no fortalecimento de vínculos entre pacientes e Unidade Básica de Saúde, além de reforçar a estratégia de saúde preventiva que estamos desenvolvendo desde o início deste ano”, avaliou a secretária de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires, Patrícia Freitas.
O vice-prefeito da cidade, Gabriel Roncon, participou da reunião e deu as boas-vindas aos novos profissionais. “A saúde de Ribeirão Pires esteve em péssimo estado nos últimos anos. Um dos exemplos disso é que gestantes podiam ter seus bebês na maternidade municipal apenas às quartas-feiras. Nós priorizamos a saúde, que é a principal demanda da população, e acredito que cada um de vocês, junto a equipe de enfermeiros, técnicos, além do corpo administrativo, farão grande diferença para acolher os pacientes, conhecer suas necessidades e oferecer atendimento de qualidade”, declarou.
Entre os novos médicos está Istenes Silva da Fonseca, natural do Acre e formado em medicina na Bolívia. O profissional conheceu Ribeirão Pires durante cursos de medicina que fez em São Paulo e, por gostar da cidade, fez a opção para atuar na Estância. “Tenho boas expectativas em relação ao trabalho em Ribeirão Pires, de desenvolver trabalho produtivo com os pacientes. Vejo que a região em que irei atuar tem moradores em situação de vulnerabilidade social. Por essa razão, considero importante o acompanhamento próximo, em visitas domiciliares, e também o desempenho de atividades voltadas à prevenção de doenças”, explicou o médico, que irá atuar na UBS do Jardim Guanabara.
Fonte: Abcdoabc

Nenhum comentário: