7 de outubro de 2016

“É melhor sofrer uma injustiça do que praticar uma”, diz Jorge Viana

O senador Jorge Viana (PT-AC), primeiro vice-presidente do Senado Federal, comemorou na tarde desta quinta-feira (6) a decisão referendada por 12 votos a zero do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que concluiu que seu irmão, o governador do Acre, Tião Viana, é inocente e nada deve à Justiça. O processo foi arquivado, mas uma citação dos envolvidos na Operação Lava Jato levou o governador para dentro do processo. Nesse período ele, sua família, filhos, irmãos e amigos sofreram toda sorte de críticas, ofensas, danos à imagem, porque ele estava sob suspeição. “Que esse processo do governador Tião Viana sirva de exemplo para outros, seja de que partido for. Que não haja condenação prévia, que não haja sentença prévia, que não haja prejulgamento, que se espere a decisão final da Justiça. Porque nós não vamos ter em quem mais confiar se não confiarmos nas instituições”, disse Jorge em discurso.
Para o primeiro vice-presidente do Senado, em que pese o respeito ao Ministério Público, Polícia Federal, à Justiça e a todos aqueles que, com seriedade, procuram livrar o Brasil da chaga da corrupção, infelizmente o Brasil é um país do denuncismo que está posto e as autoridades têm que apurar.
“No caso de Tião, houve uma citação, isso transformou-se em uma investigação, em uma apuração, mas nesse ínterim foi atingido na sua honra, foi colocado sob suspeição, foi condenado por pessoas da oposição, foi agredido, ele, nossa família, seus familiares mais próximos. E, agora, veio uma decisão final da justiça. Eu acho lamentável que o nosso País esteja enveredando nesse caminho. Ninguém deve ser condenado ou mesmo denunciado ou mesmo colocado sob suspeição antes que se tenha a decisão final da justiça”, salientou.
Jorge Viana espera que aqueles que o acusaram indevidamente, que o sentenciaram, façam um exame de consciência e tirem alguma lição do episódio. “Nós, na vida pública, estamos sujeitos a ser questionados sobre nossas atividades, sobre nossa vida. Disso não tenha dúvida, mas não pode isso, inclusive nas redes sociais, virar uma condenação. Eu, sinceramente, acho que nós estamos meio que seguindo um caminho, uma espécie de marcha da insensatez. Repito uma frase, é melhor sofrer uma injustiça do que praticar uma.  Eu tenho procurado praticar isto: É melhor sofrer uma injustiça do que praticar uma”, disse.
Giro
O senador Jorge Viana comunicou que vai encerrar um giro por mais de seis ministérios junto com Marcos Alexandre, reeleito no último domingo para mais um mandato à frente da prefeitura de Rio Branco. Segundo Jorge, essas audiências, logo após as eleições, mostram o compromisso em buscar soluções destinadas a melhorar a vida dos cidadãos. “Houve a crise econômica, houve a troca de governo, houve empenhos cancelados. Não vamos culpar ninguém; estamos atrás apenas de buscar a solução para o desafio que é organizar o comércio no centro de Rio Branco”, disse ele, antes de anunciar, em primeira mão, a liberação de R$ 2,3 milhões para recuperação das encostas do Rio Acre.
Jorge Viana fez questão de citar que nas reuniões com os ministérios, o senador Sérgio Petecão também esteve presente, mostrando que mesmo sendo adversários durante as eleições, estão unidos na busca de soluções para melhorar a vida das pessoas do Acre. 
(Marcello Antunes/PT no Senado)

Nenhum comentário: