13 de abril de 2016

Coluna Política na Toca do Coêlho, 13-04-2016

O dia “D” da presidente Dilma Roussef- PT
O deputado Eduardo Cunha- PMDB, presidente da Câmara dos Deputados, marcou para as 14h do dia 17 de abril, próximo domingo, a votação no Plenário da Câmara Federal, do Parecer da Comissão Especial, aprovado com 38 votos a favor da admissibilidade do processo de impeachment e 27 contrários. Serão necessários 342 votos, para prosseguir para o Senado.
O placar do impeachment
Conforme levantamento do jornal O ESTADÃO, o último levantamento, entre os 513 deputados que formam a Câmara dos Deputados, apresentam os seguintes números:
308 votos a favor
126 contra
39 indecisos
40 não se manifestaram.
Pedido negado
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal- STF, negou pedido do deputado Weverton Rocha- PDT, para tentar impedir a realização da votação do impeachment, no domingo, dia 17 de abril.
Nomeação Suspensa
A fraca assessoria jurídica do Palácio do Planalto permitiu, pela segunda vez, os impedimentos com suspensão das posses dos ministros, Wellington Lima e agora, Eugênio Aragão! A Constituição Federal veta a indicação de membros do Ministério Público Federal, para cargos no Poder Executivo. Por este motivo, as nomeações foram suspensas.
PP da Câmara desembarca do governo Dilma Roussef- PT.
A cada momento a presidente Dilma- PT vem ficando cada vez mais isolada e perto do fim de seu mandato. A bancada do PP decidiu anunciar o rompimento com o governo da mesma e votar majoritariamente, a favor do impeachment.
PRB votará a favor do impeachment
Os deputados federais do PRB fecharam questão e comunicaram que votarão a favor da abertura do processo do impeachment, contra a presidente Dilma Roussef- PT.
Governo Michel Temer- PMDB
O vice-presidente da república Michel Temer- PMDB, já vislumbrando a possibilidade de assumir a presidência do Brasil, com o afastamento da presidente Dilma Roussef- PT, trabalha o seu programa de governo, inspirado no projeto político “A ponte para o futuro”. Enfatiza que o Brasil já passou por uma democracia liberal, por uma democracia social e chegou a hora da democracia da eficiência.
O Golpe
Integrantes do Partido dos Trabalhadores- PT, dizem que a possível queda da presidente Dilma- PT, é um golpe à democracia. Os ministros do STF, da mais alta corte da justiça, ressaltam que o impeachment, é uma prerrogativa democrática, estabelecida pela Constituição Cidadão de 1988.
Um governo ilegítimo
Para a oposição, a presidente Dilma, que foi legitimamente eleita, por 54 milhões de votos, traiu a nação e levou o Brasil, para um total desgoverno, com a volta da inflação, desequilíbrio fiscal, mais de 10 milhões desempregados, aumento da máquina pública e levou o Brasil, ao mais alto nível de corrupção, cometendo atos de improbidade administrativa, tornando o governo ilegítimo e insustentável.
Governador indiciado
A Polícia Federal indiciou o governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel- PT, suspeito de corrupção e mais três outros crimes.
Rede sustentabilidade
As lideranças do Partido Rede Sustentabilidade, representados pela ex-senadora e ex-ministra Marina Silva, exige que o Tribunal Superior Eleitoral- TSE, em caráter de urgência, aprecie e julgue a denúncia do uso de dinheiro da corrupção para a eleição da chapa Dilma/Temer. A queda chapa, se condenada, levaria a novas eleições presidenciais.
Cancelamento
A OAB Nacional comunicou que cancelará o registro profissional na entidade, do ex-deputado José Dirceu- PT, por ter sido condenado e preso no mensalão e investigado na operação Lava Jato.
Combate ao analfabetismo no Acre
O ministério da Educação, em parceria com o governo do Estado, liberou seis milhões, para os investimentos no Programa de erradicação do analfabetismo no Estado do Acre, que está sendo liderado pelo subsecretário de educação Moisés Diniz. No momento, o programa, já conta com 1.000 turmas, com mais de 20 mil alunos sendo alfabetizados.
Senador Gladson Cameli-PP
O senador Gladson Cameli- PP, após perceber a fragilidade de muitos prefeitos, quanto à formação e a compreensão em relação à administração pública, e da maioria de suas respectivas equipes gestoras, apresentará a proposta, para todos os candidatos que pretendem administrar suas cidades, que seja obrigatório, participar de um curso sobre as orientações básicas de administração pública.
Mobilizações políticas, eleições 2016, em Rio Branco
Passado o prazo de filiações, para quem pretende ser candidato a prefeito, vice-prefeito e vereador, nas próximas eleições, os dirigentes partidários, já começam a definir critérios, para escolher os seus melhores candidatos e as melhores coligações.
Frente Popular do Acre
Com a chapa praticamente fechada, para a reeleição do prefeito Marcus Alexandre- PT e como vice-prefeita, a tarauacaense, Socorro Neri, que se filiou ao PSB, com o apoio de 15 partidos.
Oposição
Mesmo com a fragilidade e o desgaste do grupo político da FPA, a oposição não consegue se unir, e tudo indica, que mais uma vez vai para o pleito de 2016, dividindo as suas forças políticas, com 2 candidaturas:
A) O PMDB lançará a deputada Eliane Sinhasique e ainda não definiu, quem ocupara o cargo de vice-prefeito (a);
B) O senador Sergio Petecão- PSD trabalha uma composição, entre os seguintes partidos: PSDB, DEM, PR, PMN, PSDC e PP, onde discute a possibilidade de abraçarem a candidatura de Sebastião Bocalom- DEM e Marfisa Galvão- PSD, como vice-prefeita.
Chapas para 2018
Nem aconteceram as eleições de 2016 e os mais afoitos já discutem a formação das chapas para as eleições de 2018:
Oposição: Governador- Gladson Cameli- PP; Senadores: Sérgio Petecão- PSD; Vagner Sales- PMDB; Antonia Lúcia- PR.
Frente Popular: Governador- Ney Amorim-PT; Senadores: Jorge Viana- PT; César Messias- PSB.
III Encontro dos Vereadores, em Cruzeiro do Sul
Foi um sucesso, o encontro de vereadores, realizado, nos dias 8 e 9 de abril, em Cruzeiro do Sul, promovido pela Associação das Câmaras Municipais do Estado do Acre, tendo a frente, o vereador Artêmio Costa, que também, é o presidente da Câmara Municipal de Rio Branco. O encontro, que reuniu mais de 60 vereadores no Juruá, os contemplou com as discussões sobre os efeitos da crise nacional e os efeitos nas Câmaras Municipais. Foram orientados pelo conselheiro Antonio Malheiros do TCE, quanto às medidas que deverão ser tomadas no último ano da legislatura e, pelo consultor político Carlos Coêlho e equipe, da Consultoria Política Coêlho&Farias, quanto aos aspectos organizacionais de campanhas eleitorais e as mudanças da reforma política, que nortearão as eleições de 2016.
Mobilizações políticas, em Tarauacá
Esta coluna parabeniza os gestores e equipe da escolar municipal José Augusto de Araújo, pelas comemorações de 30 anos de serviços, prestados a educação tarauacaense;
Críticas ao desrespeito, desgaste político, revoltas, prejuízos financeiros e ações judiciais, foram os saldos da realização e anulação do concurso público realizado pela Prefeitura Municipal de Tarauacá;
No primeiro momento o prefeito Rodrigo Damasceno-PT, que tinha assumido compromisso político, na campanha de 2012, em realizar concursos públicos, usou as redes sociais, para dizer que preferia que existissem os problemas do que  ter os concursos;
Um de seus assessores, revoltado com as críticas, em função das falhas técnicas apresentadas, postou que “cachorros com tuberculose” estavam criticando a organização do concurso;
Em seguida, foi provado o plágio/cópia de uma prova utilizada em um concurso público no Estado de Santa Catarina;
Os opositores de plantão, já espalharam que o prefeito só cancelou o concurso, porque fez as provas, mas não conseguiu pontos para a sua classificação;
Após o cancelamento do concurso, os prejudicados, já se organizam e buscam advogados, para requerer na justiça o ressarcimento das despesas e indenização por danos morais e constrangimentos;
Os vereadores, Mirabor Leite- PMDB, Janaína Furtado- Rede, João Moreira- PP, Valdor do Ó- PMDB e Marlindo Pinheiro- PP participaram dos dois dias do encontro de vereadores, em Cruzeiro do Sul;
Os vereadores Lulu Nery- PT, Maria José-PT, Sidenir- PC do B e Narse Silva, participaram do primeiro dia do encontro.
Mobilização política, no município do Jordão
A coluna parabeniza a população do Jordão, pelo ato de solidariedade, quanto o apoio na realização do bingo beneficente, em prol da jovem Maria Johana, para tratamento em busca de recuperar de sua visão;
Parabeniza também a coordenação do bingo, que logo após a realização do mesmo, em respeito à população, fez a prestação de contas do valor arrecadado, R$ 916,00, com as vendas das cartelas;
A coluna registra e parabeniza os idealizadores pela construção e inauguração da Igreja Adventista no Jordão;
A população plenamente satisfeita, pela instalação o sistema da Oi 3G, na cidade do Jordão;
Os dirigentes dos partidos de oposição, PSDB, PP, PR e PMDB, se reuniram em busca do consenso para o pleito de 2016;
PC do B, PT e PDT, discutem com os partidos aliados, o nome do vice-prefeito que vai compor a chapa de Elson Farias;
A população do Jordão está satisfeita com a postura e o compromisso dos deputados Jesus Sérgio- PDT e Jenilson Leite- PC do B, por terem realizado através da Assembleia Legislativa, uma Audiência Pública, para discutir os problemas de iluminação pública, telefone móvel e a rede de água potável do município.
e-mail: politicanatocadocoelho@gmail.com

Nenhum comentário: