19 de abril de 2016

Câmara aprova o processo de impeachment da presidenta Dilma

Mesmo sem comprovar crime de responsabilidade, a Câmara dos Deputados aprovou neste domingo (17) a admissibilidade do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. O placar foi de 367 votos a favor do impeachment, 137 contra, além de 7 abstenções e 2 ausentes. Para ser aprovado na Câmara, o processo dependia do voto de no mínimo 342 dos 513 deputados, ou dois terços do total. 
O julgamento vai agora para o Senado e, enquanto isso, a presidenta Dilma Rousseff segue no cargo até o fim da análise dos senadores. 
No Senado, a sessão será conduzida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), que após formar uma comissão que analisará o processo, terá um prazo de 10 dias para a emissão de um parecer a ser votado pelo plenário da Casa.
Para que a presidenta Dilma seja afastada provisoriamente do cargo, é preciso que a maioria simples dos 81 senadores, ou seja, 41 votos sejam favoráveis ao impedimento. 
Caso seja aprovado no Senado, quem assume a presidência provisoriamente é o vice-presidente, Michel Temer (PMDB). O Senado terá um prazo de até 180 dias para análise do processo. Se os dois terços favoráveis ao impedimento não forem alcançados, Dilma Rousseff é absolvida e reassume o governo imediatamente.
O placar apertado na Câmara dos Deputados reafirma a natureza do acirramento político em que se encontra o país desde a derrota da oposição nas eleições de 2014.
Do portal vermelho

Nenhum comentário: