6 de junho de 2015

Alunos que perderam a inscrição do Enem desabafam nas redes sociais

Estudante usou o Twitter para falar do medo da reação do pai quando descobrir que ela não se inscreveu pro Enem (Foto: Reprodução/Twitter)Estudante usou o Twitter para falar do medo da reação do pai quando descobrir que ela não se inscreveu pro Enem (Foto: Reprodução/Twitter)
A edição 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebeu pelo menos 7,5 milhões de inscrições para as provas dos dias 24 e 25 de outubro. O sistema fechou às 23h59 desta sexta-feira (5), como divulgado pelo Ministério da Educação. Mas houve quem acabou apagando o prazo da memória e acordou neste sábado (6) com a má notícia de que não poderá fazer o exame neste ano.
Muitos estudantes acabaram usando seus perfis no Twitter para lamentar o fato. Alguns temem a represália dos pais, mas a grande maioria reclamou da chance perdida.
SAIBA COMO PAGAR A TAXA
O prazo para as inscrições terminou nesta sexta e o pagamento da taxa pode ser feito até o dia 10 de junho.
O pagamento é essencial para quem não obteve isenção. As inscrições só são confirmadas quando a taxa de R$ 63,00 é paga.
O boleto da taxa do Enem é gerado no próprio site do Enem através de uma Guia de Recolhimento da União (GRU), uma cobrança que só pode ser paga através do Banco do Brasil.
Após o cadastro no site, o estudante já pode gerar e imprimir sua guia. Se preferir, pode acessá-la posteriormente na Página do Participante com uso do CPF e da senha. No mesmo endereço, é possível gerar uma nova GRU em caso de perda ou erro da primeira.
O boleto da taxa de inscrição precisa ser pago até às 21h59 (horário de Brasília) de 10 de junho. Segundo o edital do exame, o prazo não será prorrogado e o dinheiro da taxa não será devolvido em nenhuma circunstância, a não ser o cancelamento da prova.
Os pagamentos realizados fora do prazo ou com valor inferior à taxa serão invalidados e a inscrição do canditado cancelada.
QUEM PODE FAZER O ENEM DE GRAÇA
Alunos da rede pública que cursam o 3° ano do ensino médio estão automaticamente isentos da taxa de inscrição. Candidatos que comprovarem baixa renda também podem pedir isenção do pagamento ao final da inscrição.
A partir desta edição, os candidatos isentos que não comparecerem nos dois dias de provas perderão o benefício para a próxima edição.
G1, São Paulo

Nenhum comentário: