9 de setembro de 2014

Cruzeiro do Sul, no Acre, decreta epidemia de dengue

Já são mais de 1,9 mil casos de dengue confirmados em Cruzeiro do Sul (Foto: Vanísia Nery/G1)
O município acreano de Cruzeiro do Sul, distante 648 Km da capital, decretou epidemia de dengue nesta segunda-feira (8). Desde o mês de fevereiro, quando o primeiro caso foi diagnosticado, até esta segunda-feira (8), foram registrados 4,9 mil casos suspeitos e 1.901 confirmados da doença. Segundo a Secretaria de Saúde Municipal, o órgão estava esperando um aval do Ministério da Saúde (MS) para decretar o estado de epidemia, mas, foram informados pelo MS que o próprio município poderia realizar o decreto.
"Houve um aumento de casos fora do normal. Na semana 35, vinhámos registrando de 150 a 200 casos e pulou para 400, na semana 37”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Milena Lopes.
Segundo ela, mais de 800 pessoas procuraram as unidades de saúde semanalmente com os sintomas da doença.
Há duas semanas a Secretaria de Saúde Estadual iniciou os trabalhos em conjunto com o município, realizando as borrifações, com carros que passam pelas ruas da cidade. Um centro de referência no Hospital Dermatológico para os pacientes infectados com a doença também foi providenciado. Na semana passada, o município também colocou o Posto de Saúde da 25 de Agosto como referência para realização de exames e estendeu o horário de atendimento.

Vanísia Nery, do G1 AC

Nenhum comentário: