24 de maio de 2013

Atenção Gestores: Começou a adesão municipal ao Programa Saúde na Escola

Gestor de saúde, começou nesta semana a adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE). As ações do PSE são realizadas ao longo de todo o ano letivo, mas para os alunos receberam os benefícios é necessário que a escola adira ao programa. Para isso, o responsável pelo município deve entrar no Portal do Gestor, onde terá acesso à listagem das escolas com informações necessárias ao planejamento da adesão. Lá ele também pode consultar o passo a passo PSE/2013 e o Manual para Planejamento da adesão do Programa em: Materiais de Apoio. O processo de adesão ocorrerá de 14 de maio à 30 de junho.
O PSE é uma iniciativa dos ministérios da Saúde e da Educação e proporciona atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino público por meio de ações que estimulam práticas de promoção de saúde, prevenindo agravos e doenças na comunidade escolar. As atividades são realizadas de forma articulada entre as equipes de saúde da Atenção Básica e os trabalhadores da educação nos estabelecimentos de ensino.
Os estudantes recebem instruções sobre como escovar os dentes de forma correta, fazem exame de acuidade visual para saber se precisam usar óculos e checam outros problemas de saúde como obesidade ou pressão alta. Evitando assim, as vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento desses estudantes.
Vale a pena ressaltar que no ano 2012, Jordão aderiu ao programa, realizou o projeto, que foi aprovado nos conselhos municipal e estadual e obteve aprovação do mesmo. No mês de janeiro de 2012 caiu o repasse correspondente ao valor de R$7035,00 para serem utilizados nas ações pactuadas no termo de adesão. Infelizmente, por falta de apoio da gestão que em nenhum momento disponibilizou os materiais solicitados pela equipe gestora do programa, o mesmo não foi concretizado, prejudicando sobremaneira a comunidade estudantil.

Nenhum comentário: