4 de dezembro de 2012

Governo forma 50 Agentes Comunitários de Saúde em Jordão e Santa Rosa do Purus


Nos dias 29 e 30 de novembro, o Instituto Dom Moacyr (IDM) realizou a formatura de 50 Agentes Comunitários em Saúde (ACS) nos municípios de Jordão e Santa Rosa do Purus, respectivamente. O governo do Estado já proporcionou a formação de ACS a 1.020 profissionais em serviço de saúde em todos os municípios do Acre.
A execução do curso se dá por meio da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, que tem como coordenadora-geral Anna Lúcia Abreu, e coordenadora do curso de ACS a enfermeira Sabrine Benigna Strube Coelho. O curso teve bases teóricas e práticas, e o Aperfeiçoamento em Materno Infantil, como solicitação do Ministério da Saúde, para auxiliar no Programa de Redução da Mortalidade Materno-Infantil na Região Norte.
“Um dia sonhamos com essa profissão. Ouvimos, seguimos as orientações dos profissionais competentes, e com muito esforço hoje podemos colher os frutos. Ser agente de saúde é ser capaz de levar ao ser humano a promoção e a prevenção da saúde, é ir além da obrigação de ter que cumprir tarefas, é estar engajado na profissão e compartilhar com o ser humano sobre as necessidades que cada um deve ter com a sua saúde”, disse Adessandra Santos de Araújo, educanda do curso ACS em Santa Rosa do Purus.
Antonio Marlino Mendonça Matos - Educando do curso de ACS
Antônio Marlino Mendonça Matos, educando do curso de ACS em Jordão, disse estar agradecido pela oportunidade. “O curso foi muito significativo, estamos muito felizes, e aproveito para agradecer ao governador do Estado pelo empenho e compromisso com a saúde do nosso Acre. Tenho certeza de que, com essas capacitações que tivemos, vamos desempenhar um trabalho com êxito e dignidade à nossa população”, promete.
“O ACS é o mediador entre a comunidade e os serviços de saúde, no qual o agente é o ator principal, o elo entre os serviços públicos de saúde e os resultados obtidos por meio dessa interação, e o governo do Estado está se empenhado para que a promoção de saúde seja efetivada, qualificando cada vez mais os profissionais, beneficiando todas as comunidades do nosso Estado”, destaca Marco Brandão, diretor-presidente do Instituto Dom Moacyr. Clique aqui e confira as imagens da formatura dos ACS de Jordão.

Nenhum comentário: