23 de janeiro de 2012

Primeiro Encontro das Lideranças Indígenas de Jordão Acre


Foi realizado nos últimos dias 17 e 18 o primeiro encontro de lideranças indígenas de Jordão - Acre.

Em conversa com o vice-prefeito Elson Farias, ele esclarece que: A idéia partiu da prefeitura que teve como objetivo trazer o movimento indígena para debater os assuntos referentes às políticas voltadas ao povo da floresta, traçar metas para melhoria de vida e avaliar as condições e atuação nas atividades institucionais, uma vez que em nosso município temos lideranças indígenas envolvidas em diversos setores do município.

A prefeitura enfrentou um grande desafio, pois teve representatividade de lideranças de 32 aldeias do município sendo: Professor, merendeiro, fornecedor, agente de saúde e agente agro florestal, vale ressaltar que quatro dessas lideranças são do poder público municipal. Na oportunidade foram realizadas atividades esportivas, a previsão era para 360 e chegamos a 600 participantes.

O índio de Jordão é diferente dos demais, pois, todos têm respeito, direito de ir e vir e também de participar do Governo. No princípio, a população indígena era em média de 130 índios e estamos hoje com aproximadamente 3.000 índios que soma um percentual 32% da nossa população. Analisando essa porcentagem, logo percebemos que temos que tratar de políticas voltadas a realidades dos mesmos, respeitando as diferenças e dando condições para que continuem trabalhando em meio a floresta preservando e alimentando cada vez mais a sua cultura.

E para fechar o evento com chave de ouro, foi realizado um grandioso baile no Centro Municipal de Cultura Melodias juntando o forrozão tradicional, o forró atual e participação do grupo indígena.

Confira Algumas Imagens do Evento:
JOGOS










PREMIAÇÕES






PLENÁRIA







FESTA











  

Nenhum comentário: