24 de agosto de 2011

Terra também treme em Jordão


Por volta das 13:45 desta quarta-feira (24), os moradores da pequena Jordão ficaram bastante assustados por sentir um grande tremor de terra que durou pouco mais de 1 minuto.


Um sismo é um fenômeno de vibração brusca e passageira da superfície daTerra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, deatividade vulcânica, ou por deslocamentos (migração) de gases no interior da Terra, principalmente metano. O movimento é causado pela liberação rápida de grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas.
Basicamente, sismo é a ocorrência de uma fratura subterrânea. As ondas elásticas geradas propagam-se por toda a Terra[1]
Os grandes sismos são popularmente designados também pelo termoterremoto (português brasileiro) ou terramoto (português europeu) . No entanto, este último termo aplica-se apenas a esses grandes sismos, sendo que para os pequenos se costuma usar abalo sísmico ou tremor de terra[1]. Se um sismo abala zonas não habitadas não é nunca usado o termo "terremoto" ou "terramoto", mesmo que seja de grande intensidade, enquanto que se abalar zonas habitadas, for sentido e tiver efeitos catastróficos é costume usar também o outro termo, fora de contextos científicos e da área de proteção civil.

Notícia do G1

Forte terremoto atinge o Peru próximo a fronteira com o Brasil . Tremor teve magnitude 6,8, segundo o Serviço Geológico dos EUA. Prédios tremeram em Lima, mas não há relatos sobre danos ou vítimas.

Um forte terremoto de magnitude 6,8 atingiu o Peru nesta quarta-feira (24), segundo o Serviço Geológico dos EUA. O tremor ocorreu próximo à fronteira com o Brasil, no estado do Acre, segundo a agência americana que monitora tremores de terra.

O tremor ocorreu às 12h46 locais (14h46 de Brasília), a uma profundidade de 145,1 quilômetros.

O epicentro foi a 82 quilômetros da cidade peruana de Pucallpa e a 205 quilômetros da cidade brasileira de Cruzeiro do Sul, no Acre. Ambas as cidades ficam na região da floresta amazônica.

Prédios tremeram na capital, Lima, a 568 quilômetros do epicentro, segundo testemunhas.

Ainda não há informações sobre vítimas ou danos.

Nenhum comentário: