18 de agosto de 2011

Instituto Chico Mendes multa em 120 mil reais e dá prazo a famílias se retirarem das margens do rio Tarauacá no município de Jordão

Doze moradores do seringal Duas Nações a 25 quilômetros da cidade do Jordão as margens do rio Tarauacá estão sendo expulsos de suas terras pelos fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).
Antônia Regina Alves Saraiva é uma das vitimas da ação do órgão ambiental. Segundo a denunciante, o fiscal do ICMbio a multou em cento e vinte mil reais e deu a ela três meses pra retirar suas coisas da terra. “Ele veio aqui mediu a terra, me multou e disse que eu tenho três meses pra tirar tudo que tenho da minha colônia”, disse por telefone desesperada perguntado a quem recorrer. “O que fazer? a gente mora longe num local distante e dificilmente a reclamação vai chegar em quem pode nos ajudar. Não ganhei isso aqui de graça sou dona comprei essa terra ano 2000 no valor de nove mil reais ”, acrescenta.
Outro que foi multado em cento e vinte mil reais pelo órgão ambiental foi o senhor Edvan Albuquerque. Os fiscais disseram que ele tem três meses para deixar sua terra. “ Nem se eu vender as trinta cabeças de gado que tenho com minha colônia eu pago essa multa”, reclama
Ao tomar conhecimento do que está acontecendo no alto Rio Tarauacá, o senador Sérgio Petecão comunicou o assunto ao deputado federal Aldo Rebelo, PC do B de São Paulo, durante reunião sobre o Código Florestal, nesta terça-feira, no Congresso Nacional. “Estão fazendo terror com essas famílias, isso tem que mudar”, disse Petecão ao garantir que vai lutar para que as famílias não saiam prejudicadas
As multas exorbitantes aplicadas a quem mora na zona rural tem sido tema de debate na Assembleia Legislativa. O assunto será debatido durante nesta quinta-feira na Casa, durante encontro entre parlamentares, representantes de órgãos ambientais e promotores de justiça.


Fonte: ze carlos da redação

Nenhum comentário: